segunda-feira, 28 de março de 2011

Secretaria de Educação incentiva a criação dos Grêmios Estudantis???


Por Paula Vielmo



O título desta postagem em formato de pergunta, está no site da Prefeitura Municipal de Barreiras como uma afirmação. No entanto, enquanto ex-militante estudantil, inclusive de Grêmio Estudantil (fui presidente do Grêmio do então CEFET) e enquanto educadora militante, não posso aceitar essa afirmativa, vez que ela fere de maneira grosseira e certeira a AUTONOMIA da organição estudantil.


Essa afirmativa não é tão prejudicial quanto o conteúdo da matéria assinada mais uma vez pela ASCOM, onde informa como se fosse a coisa mais linda do mundo, que:


A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Subcoordenadoria de Ensino e do Setor de Ações Socioeducativas, desenvolveu o Projeto Grêmio Estudantil: uma Gestão Participativa. O objetivo é promover a participação dos alunos no Grêmio Estudantil e no processo decisório, motivando-os a assumir o papel de agentes transformadores da história social, política, cultural e educacional da sociedade.


Os Grêmios Estudantis serão reativados, a Secretária de Educação mobilizará alunos e comunidade escolar para participarem desse processo. Os discentes serão incentivados a desenvolverem posturas críticas e participativas a partir dos subsídios teóricos fornecidos sobre a importância da participação dos jovens na construção de uma sociedade democrática, plural e multicultural.


O projeto é desenvolvido pelas técnicas responsáveis pelo Setor de Ações Socioeducativas, Dulcemir Viana e Lilian Lima, sob a coordenação de Josefa Janaína, Coordenadora de Ensino e Ação Pedagógica. Os grêmios serão implantados em todas as unidades escolares da zona urbana e nas escolas do campo. [grifos meus]

Esses grifos em negrito são as partes mais aterrorizantes e quem é ou foi militante sabe tanto quanto eu o que significa: ingerência na organização estudantil e tentativa de dar direção a uma ENTIDADE TOTALMENTE ESTUDANTIL!


As afirmativas de que os Grêmios serão "reativados" e "implantados" em todas as escolas desconsidera que podem haver escolas aonde os estudantes decidam por não se organizarem, e tal como foi feito em 2008 (leia meu texto da época), novamente a Secretaria Municipal de Educação tenta interferir na organização estudantil.


Não bastasse isso, a matéria ainda divulga o seguinte "cronograma com as datas para a implantação do projeto":


1ª Etapa: 07/02/11 -Ações: Mapeamento da situação atual do Grêmio Estudantil nas Unidades Escolares.


2ª Etapa: 16 A 21/03 - Reunião com os gestores e/ou coordenadores para apresentação do Projeto Grêmio Estudantil: Uma Gestão Participativa.


3ª Etapa: 13/04/11 - Seminário de Mobilização para os Gestores, representante de professor e representantes de classes das Unidades Escolares.


4ª Etapa: 18 A 29 /04/11 - Formação das Chapas e Campanha.


5ª Etapa: 20/05/11 - Eleição, nomeação e posse do Grêmio Estudantil nas Unidades Escolares.


6ª Etapa: 31/05/11 - Reunião com os Grêmios Estudantis eleitos para construção do cronograma de acompanhamentos de projetos.


7ª Etapa: - 01/06/11 até 12/11 - Acompanhamento das ações dos Grêmios Estudantis nas Unidades Escolares através de cronogramas pré-estabelecidos.


Esse calendário reforça tudo que eu disse acima, e piora, pois HOMOGENIZA a organização e desconsidera as realidades de cada escola, bem como que cada estatuto pode estabelecer prazos distintos. Ou será que os estatutos serão UNIFICADOS? Eu arrisco a afirmar que as escolas receberão "modelos" de estatutos que serão aprovados na íntegra.

Sugiro que a secretaria desenvolva o Projeto Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer: uma Gestão Participativa, para "promover a participação dos professores/as na Secretaria e no processo decisório, motivando-os a assumir o papel de agentes transformadores da história social, política, cultural e educacional da sociedade".


Será que isso é muito difícil, ainda mais quando a categoria em questão decide tomar as rédeas de suas ações e a própria secretária vai a público contra esse papel de "agentes transformadores"?


É mais fácil cooptar crianças em formação do que adultos formadores?


Tal quanto em 2008, mas agora bem mais veementemente, trago meu total REPÚDIO a essa ação deseducativa, despolitizada, anti-pedagógica e tirana.

Um comentário:

  1. E pasmem senhores e senhoras: No municipio de Barreiras tem alunos sem o seu direito de intervalo para o lanche(EF II) respeitado. Uma das escolas fez uma reunião patética com os pais (que infelizmente em sua maioria na periferia não tem formação) e amedrontando-os(é horrendo!!!) com O PERIGO DA CONVIVENCIA dos estudantes durante os 15 minutos de recreio,e assim os fizeram assinar um documento pedindo a suspensão do intervalo. Os estudantes ficam acuados na sala onde fazem seu lanche reclamando, coagidos e inconformados. A escola contraria desta forma todos os pricipios da educação e da de sua fuNÇÃO SOCIAL.A criação do gremio realmente estudantil seria interessante nestes casos de ingerencia das instituições "educativas", junto claro com o conselho de educação.

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