quinta-feira, 3 de março de 2011

Greve, rifas e descaso: caos na educação municipal


Por Paula Vielmo


No final da tarde da quarta-feira (02), aconteceu no Espaço Javan a Assembléia de Professores/as que deliberou finalmente e acertadamente por GREVE! Foram inúmeras as tentativas de diálogo com a prefeita, mas ela simplesmente ignorou.

O espaço já indicava o clima: banners antes inexistentes coloriam e davam vida ao local e àquele espaço de luta organizada da categoria. Estava completamente lotado! Faltava muita gente, mas estava lotado e havia ali, legitimidade para dar um basta ao desrespeito da prefeita Jusmari e sua equipe com quem faz a educação desse município.

Paralelo a esse momento histórico, não encontrei em um site "bem visitado" de Barreiras comentários sobre esse fato de grande importância social, exceto pelo hoje inaugurado Caminho do Oeste que já começou bem, divulgando com exclusividade a nossa assembléia.

Enquanto os/as professores/as de Barreiras afirmavam que não aceitariam que a prefeita se omitisse, demonstrando uma frase do grande educador Paulo Freire que tenho usado inúmeras vezes no blog e em outros espaços de luta "A minha resposta à ofensa à educação é a luta política consciente, crítica e organizada contra os ofensores", a imprensa de faz-de-conta noticiava ridicularmente uma nota de esclarecimento da prefeita em relação as "rifas" promovidas por inúmeras escolas no município e que viraram notícia. Essa prática pré-histórica e lamentável de fazer rifas, a partir do momento que veio à tona, virou proibição. Mas quem se lembra da posse das direções das escolas e do discurso da secretária de educação? Eu me lembro bem, até escrevi sobre isso (leia aqui), e ela instigou as novas direções a serem "criativas" para resolver os problemas das escolas. Um simples repasse de responsabilidades, claro.

Não bastasse essa opção pelos "opressores" por parte dessa imprensa, alguém ignorante que não conhece sobre educação (e ignorantes adoram dar "pitaco" na educação) afirmou feliz da vida que o marido-deputado da prefeito MANDOU suspender as rifas das escolas. Mandou??? E Oziel manda em quê e em quem mesmo?

Altamente indignada com isso, me deparei logo em seguida com outra notícia: a prefeita iria DEMITIR as diretoras que fizeram as rifas. Demitir diretoras eleitas? É o cúmulo da ignorância! Eu não suportei e tive que comentar:

Demitir as diretoras ELEITAS???
Informo com satisfação que a época das indicações e do cabresto passou!

As direções das escolas foram legitimamente eleitas pelas respectivas comunidades escolares, e se não tem a autonomia desejada, tem plenas condições de denúncia, como as que aconteceram e ainda acontecerão. A sujeira debaixo do tapete está sendo desvelada.


No entanto, vou invocar o grande poeta revolucionário Bertold Brech para motivar as companheiras e companheiros de luta nessa importante caminhada e difícil decisão, haja vista que o desgaste de uma greve é muito grande, mas muito maior é permitir e dar o exemplo de passividade diante dos desmandos do (des)governo "Cidade Mãe":

Nossos inimigos dizem (Bertold Brecht)

Nossos inimigos dizem: A luta terminou.
Mas nós dizemos: Ela começou.

Nossos inimigos dizem: A verdade está liquidada.
Mas nós dizemos: Nós a sabemos ainda.

Nossos inimigos dizem: Mesmo que se conheça ainda a verdade
Ela não pode mais ser divulgada.
Mas nós a divulgamos.

É a véspera da batalha.
É a preparação de nossos quadros.
É o estudo do plano de luta.
É o dia antes da queda
De nossos inimigos.

Acontece nova assembléia na quinta-feira, 10 e a partir de segunda, 14, o enfrentamento será mais direto.

Força na luta!

2 comentários:

  1. Caramba, isso mostra que o descaso deve estar sendo enorme mesmo... finalmente todos se uniram pra agir! Sem querer ser pessimista, mas acho que tia Ju não vai fazer nada e vai ser até melhor, pra ver se o povo percebe e não faz algo maior!

    ResponderExcluir
  2. Gostei do texto companheira, agradeço a citação do meu site, fico a disposição para divulgar qualquer texto te tenha relevancia para sociedade.
    Luis Carlos site www.caminhodooeste.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!!! Volte sempre :)