domingo, 28 de fevereiro de 2010

Xadrez nas escolas, cadê?


A Lei Nº. 846/009 aprovada em 03 de junho de 2009 pela Câmara Municipal de Barreiras instituiu nas Escolas Públicas Municipais o Programa Escolar de Xadrez Pedagógico - "Pró-Xadrez", a ser realizado com estudantes de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental.

Na lei, criou-se a Coordenadoria do Projeto Xadrez Escolar, vinculada a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e a Sala Municipal de Xadrez, sob responsabilidade da mesma secretaria.

Em todos os eventos públicos que participei após a aprovação dessa lei, inclusive o Encontro Pedagógico deste ano (2010), a Secretária Municipal de Educação orgulhosamente citava como ganho qualitativo a aprovação deste projeto. Ainda no ano passado, houve formação para professores/as trabalharem com o Pró-Xadrez que segundo a Lei aprovada, deveria ser "implantado nas escolas públicas municipais, num prazo máximo de 8 (oito) meses" (Art. 8°.)

O prazo já expirou em 03 de fevereiro e na próxima quarta-feira (03/03) faz um mês que deveria estar funcionando e ainda não está. As aulas no município já começaram, sob uma grande desorganização, pedagógica e administrativa que reina no governo "Cidade Mãe" e nada se fala sobre o programa de xadrez nas escolas, nem sobre a coordenadoria e a sala que deveriam ser criadas também.

Quando o programa será posto em prática para a comunidade estudantil das séries finais do ensino fundamental? Será mais uma ação fictícia?


3 comentários:

  1. Bom texto, bem escrito!!!

    Ora minha cara Paula, como vc mesma citou o ano letivo se iniciou sob uma grande desordem. Ainda tem professores sendo contratado, era de se esperar que isso vinhesse a acontecer. Portanto, querer que já tivesse funcionando o xadrez na escola com menos de um mês de funcionamente é exigir demais, vc não acha?

    Saudações revolucionnárias

    PS: Faça um texto denunciando a desorganização no início do ano ano letivo e outro opinando sobre essa seleção simplificada para professor municipal.

    ResponderExcluir
  2. Discordo de que seria exigir demais que o xadrez estivesse funcionando com menos de um mês de aula, haja vista que o projeto foi aprovado a mais de oito meses. As aulas começaram a menos de um mês, porém o término ou início do ano letivo não foi critério para a implementação do programa, e sim o prazo de oito meses, suficiente, ainda mais porque foi iniciado em 2009 através de algumas tímidas iniciativas, como a formação de alguns/algumas professores/as.

    Obrigada pelo comentário e as sugestões de temas, já estou escrevendo, empolgadissima...hehe

    Saudações em luta!

    ResponderExcluir
  3. Oi.. No meu municipio temos o PROCHESS e açoes já implementadas... Se por houver interesse em conhecer o programa. Estamos a disposição. Santa Maria de Jetibá - ES
    Nubia Velten - Coordenadora pedagogica - xadrez

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!!! Volte sempre :)