quarta-feira, 24 de junho de 2009

Quadrilhas juninas e desrespeito com o povo


De sábado a terça-feira aconteceram apresentações de quadrilhas no concurso intitulado "Arraiá da cidade mãe", na Praça Landulfo Alves e foi propagandeada acontecer sob uma grande infraestrutura a partir das 20h.

Como grande fã de quadrilhas juninas, fui assisitir, amas apenas no sábado e ontem, ambos dias favoráveis para ficar até mais tarde na rua, sem precisar acordar cedo no dia seguinte.

Pois bem, no sábado (20/06), abertura do evento, as horas foram passando, o frio da noite aumentando e nada de iniciar as apresentações. Naquela noite, o público compareceu em grande número e as arquibancadas foram insuficientes para suprir tanta gente com sede de cultura. Diante de um locutor do show extremamente ruim e desanimado, a espera pelo início, ocorrida após às 22h, foi uma tortura auditiva, além de mais uma demonstração da falta de respeito com o povo presente, especialmente com as crianças pequenas, animadas para ver a apresentação, que dormiam nos colos de suas mães e pais.

Publicado no site da prefeitura em 19/06/2009 às 10:15, lemos que: "A prefeitura este ano oferecerá aos participantes da festa uma estrutura capaz de abrigar 15 mil pessoas. [...]" e na fala do coordenador de cultura "as pessoas que forem ao arraiá poderão curtir a festa com a máxima tranquilidade, a segurança será reforçada e a estrtuura foi montada para oferecer conforto a todos".

Essa estrutura divulgada, um dia antes como podemos observar pela data, não chegou até o espaço da festa e o conforto propalado deve ser para os (as) jurados (as), pois nem as quadrilhas de outros município foram recebidas com rspeito e conforto, conforme alegaram membros da quadrilha Os Exagerados, de Burtitima, em denúncia publicada em www.buritirama.noticias.zip.net sob o título Barreiras humilha Buritirama.

Ontem (23/06), última noite do evento, novamente o atraso, dessa vez de quase duas horas. Novamente muita gente e pouco lugar para sentar ou visualizar as apresentações. E na abertura, da noite uma surpresa: quadrilha junina de igreja evangélica de Luis Eduardo Magalhães.

Quadrilha junina evangélica? E isso existe? Perguntei-me sem saber de tal novidade. Realmente era algo inusitado que acontecia aos nossos olhos. No entanto, não foi uma apresentação de quadrilha, mas uma pregação em pleno momento de festejos juninos, uma tentativa de divulgar uma suposta salvação e de dançar para Jesus. E como dançavam mal! Parecia que não haviam ensaiado, além de falta de harmonia, animação e uma boa marcação.

E o público aplaudiu, achando lindo...não sei o quê, mas suponho que seja a coragem de ridicularizar-se para o povo em nome de uma fé que não respeita os espaços de diversão.

5 comentários:

  1. quadrilha evangélica? ahsuahsua acredita q eu já esperava uma dessas? vindo daquela fanática em trazer fiéis, como muitos evangélicos... mais dinheiro pra eles...

    ResponderExcluir
  2. É lamentável ver o descaso das autoridades políticas com o povo, até mesmo com uma simples apresentação de quadrilha junina. Os brasileiros devem cair na real, e cobrar mais dos politicos em que votou, afinal, o nosso voto é nossa demonstração de confiança, e esperança também. Não podemos apenas "deixar como está", ou senão, forma a corja no poder. Quanto a quadrilha, acho estranho essa atitude. Tanto de quem organizou, como de quem participou. Será que ali no meio deles não há ninguém hostil, ou com o mínimo de bom senso que possa repreender essas atitudes?? Valeu! Bom post Paula.

    ResponderExcluir
  3. Porque não uma quadrilha evangélica? Arte é para ser demonstrada independente de religião, não sei se conhecem mas em Brasília existe uma quadrilha chamada Busca Fé, eles estão revolucionando aquela região, tem alguns vídeos no youtube e o site deles é www.buscafe.org vale a pena conferir e vê que é possível sim!

    ResponderExcluir
  4. Quadrilha busca fe do distrito federal muito boa

    ResponderExcluir
  5. Sou grande admiradora das quadrilhas de Brasília. E minha opinião é de que a Quadrilha Busca-Fé deixa muitas outras quadrilhas de Brasília, no chulé. A Busca-Fé é uma das melhores de Brasília e quem assistiu a apresentação deles no Sesi Taguatinga, pôde constatar com os próprios olhos, o bom gosto, a criatividade e qualidade da quadrilha.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!!! Volte sempre :)