segunda-feira, 1 de junho de 2009

Estudantes paralisam atividades em Barreiras

Desde 21 de maio que boa parte da comunidade estudantil do campus IX da UNEB em Barreiras está articulando e paralisando as atividades.

Iniciou com o curso de Ciências Biológicas, seguido por Letras, boa parte das turmas de Pedagogia (totalidade das turmas do noturno) e essa semana terá a adesão do curso de Engenharia Agronômica. Estudantes de algumas turmas de Ciêcias Contábeis, pelas informações que recebi também participaram no início, mas o curso em si decidiu não aderir.

A principal pauta de reivindicação é algo essencial à educação: professores e professoras.

Sabemos e vivenciamos o sucateamento das instituições públicas e a falta de políticas para o setor educacional. Dentro dessa conjuntura, o governo da Bahia que passou anos e anos tratando a educação superior como moeda de troca em relação aos interesses de candidatos e representações políticas, parecia ter fim com a eleição de Wagner. No entanto, Wagner em contrapartida não correspondeu as expectativas e ainda piorou a situação da educação e das UEBA´s - Universidades Estaduais Baianas.

Infelizmente a grandiosidade da UNEB no que trata da localização geográfica é imensa, pois está em 24 municípios, por todo o estado da Bahia. Essa multicampia dificulta as articulações estudantis, já ramificadas nos campi, como demonstra ser em Barreiras.

Pelas informações que ouvi, o movimento no campus está grande, com grande participação estudantil nos espaços e mobilizações propostas. Algo pouco visto nos últimos anos.

O problema é a condução do movimento, já que surgiu de um processo de esgotamento de passividade e não de reflexões. O caos tomou conta e de certa maneira não é negativo, como também não é positivo.

Espero que haja perseverança nas mobilizações e que sejam atendidos/as na pauta principal: professores e professoras EFETIVOS, não REDA!


Força na luta, camaradas!!!
_________________________________________________
Abaixo, calendário de mobilização de 01 a 05 de junho retirado do blog http://rockprincessart.blogspot.com/


Segunda-feira: assembléia geral às 14;30
Terça-feira: dia do acampamento/evento em LEM
Quarta-feira: tribuna popular na Câmara dos Vereadores às 16:00/assembléia geral às 18:30/viagem para Salvador (confirmar presença com Claudio)
Quinta-feira: confecção de painel para levar o João Sem Professor na praça das Corujas
Sexta-feira: Praça das Corujas às 08:00 - João sem Professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!!! Volte sempre :)