terça-feira, 2 de março de 2010

Educação Municipal: é tempo de aprender...a planejar! (parte 2)

SELEÇÃO PARA A EDUCAÇÃO MUNICIPAL

Rapidamente lançaram um "edital simplificado" para "suprir as necessidades do quadro de Pessoal da Secretaria Municipal de Educação, bem como, para compor o quadro de reserva, em conformidade com o Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta, Nº 64/2009, assinado em 29 de Abril de 2009", termo que, ao que indica, foi exigência do Ministério Público.

Notem a data: 29 de abril de 2009, porém, mais uma vez a desorganização tomou conta e apenas no dia 25 de janeiro de 2010 saiu o edital que garantia quatro dias de inscrição e no mesmo dia saiu a Portaria Gab Nº 019/2010 que nomeou "os membros da Comissão de Organização do Processo Seletivo da Secretaria Municipal de Educação 001/2010", não sob coordenação da Secretária de Educação, o que consideraria mais legítimo, mas de Izôlda (não sei qual cargo ocupa no governo "Cidade Mãe").

Essa seleção contou com "análise curricular, entrevista do candidato e checagem de documentação". A banca que examinou os currículos não sei informar se foi a comissão organizadora, porém as entrevistas, pelos inúmeros relatos que recebi, foi um fiasco. As perguntas eram complexas, envolviam análise conjuntural da educação e proposição de soluções. Não tinha critérios para avaliação e passava apenas pelo crivo de quem estava entrevistando, que segundo me disseram, anotava algumas "palavras-chaves" dos discursos. Obviamente identificando quem poderia ser, ali, um elemento subversivo.
Para terminar, o resultado que deveria ter saído no dia 10 de fevereiro saiu no final de semana antes do início das aulas, na maior correria.

Resumidamente, para mim essa seleção foi uma maquiagem para disfarçar as imperfeições de tudo que já estava definido. A maioria das pessoas selecionadas foram as que estavam trabalhando ano passado (2009) por indicação de vereadores/as; soube que pessoas aprovadas sequer foram fazer as entrevistas e conheço gente aprovada que não tem formação/qualificação para atuar.

E vamos rumo a uma educação pública e de qualidade...!

Paula Vielmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!!! Volte sempre :)