terça-feira, 3 de abril de 2012

NOTA DA CIA. TEATRANDO

"Há um mínimo de dignidade que o homem não pode negociar, nem mesmo em troca da liberdade, nem mesmo em troca do sol" (Dias Gomes)



A Cia. Teatrando (Barreiras/BA) vem a público agradecer a população em geral e aos seus apoiadores, em especial, ao Senhor Osmar Bezerra, presidente da ABCD, que tornaram possível a I MOSTRA do grupo ,em comemoração aos 5 anos de caminhada artística/cultural. Na oportunidade, homenageou-se Djalma Araújo, Djalminha, diretor, ator e arte educador, que tanto brilhou nos palcos de nossa cidade e que plantou a semente, cultivou os sonhos e que, agora, frondosa à arvore dá frutos em forma de alimento para nossas almas de artistas.

Mesmo com uma temporada vitoriosa, de 27 de março (Dia Mundial do Teatro), a 1º de abril de 2012, a Cia. Teatrando continua repudiando as atitudes reacionárias, totalitárias e descabidas que a Prefeitura, nas figuras do Secretário de Cultura, senhor Bosco Fernandes e do Coordenador do Centro Cultural, senhor Martiniano Carvalho, quando teimaram em inviabilizar a pauta para realização desta Mostra, uma vez que, a referida Cia. solicitou esta pauta oficialmente em 02 de janeiro de 2012. Segundo o Coordenador do Centro Cultural, a pauta solicitada de 06 dias para a realização da Mostra, não seria possível, pois havia uma regra interna de que os grupos da cidade só teriam direito a no máximo, 02 dias.Constatamos que essas regras, arbitrariamente criadas, sem nenhuma participação da comunidade artística de Barreiras, contrariava os princípios democráticos de nosso país.

Pesarosos, informamos que o Centro Cultural não foi ocupado por nenhum grupo, tendo permanecido fechado durante todos os dias da Mostra, evidenciando assim, a perseguição cruel daqueles que se arvoram em apropriar-se da função pública em benefício próprio, ignorando toda e qualquer legislação e os princípios de dignidade, bom senso e justiça que permeiam a nobre função do servidor público.

Entendemos que a Secretaria de Cultura do nosso Município, precisa ampliar a discussão sobre os rumos culturais de nossa cidade, para que possamos permitir a todos os barreirenses ,o efetivo acesso aos bens culturais, contribuindo assim, para o pleno exercício de suas cidadanias.
Apesar de tudo, mesmo não tendo sido possível cobrir os custos de produção, da nossa I Mostra, o aprendizado artístico/cultural da Cia Teatrando, foi positivo.

Convocamos a todos, não só os artistas, como também ,a população em geral,para que não se deixem enganar por falsas promessas, tão comuns em tempo de campanha eleitoral.

VIVA A DEMOCRACIA!.. VIVA A LIBERDADE DE EXPRESSÂO!..


VIVA O TEATRO!..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!!! Volte sempre :)