quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Conferência de Juventude: a juventude mostrou seu potencial


Por Paula Vielmo

A 2ª Conferência Municipal de Juventude, etapa municipal da 2ª Conferência Nacional de Juventude que aconteceu dias 30 e 31 de julho no IFBA e Colégio Marcos Freire foi uma demonstração clara de que a juventude barreirense tem muito o que contribuir para o processo de avaliação e proposição de políticas para seu próprio segmento, desmistificando a imagem dos/as jovens como problemáticas e sem interesse.

Na manhã de sábado, o grande número de pessoas que chegou para se inscrever foi bem acima do esperado pela comissão organizadora (500) e o material acabou, bem como o espaço no auditório. Estava absurdamente LOTADO e ficou mais cheio quando o DJ Drumm começou a tocar.

Dentre os presentes, havia um número elevado de crianças que foram levadas até a Conferência de Juventude. Eram tantas crianças que ocuparam metade do espaço do auditório, o que criou um desconforto a diversos jovens, uma vez que "as crianças" (levadas até lá por um adulto e em ônibus da prefeitura) estavam ocupando os lugares que deveriam ser "dos jovens".

Com um atraso de mais de uma hora, deu-se a abertura, sem as "presenças garantidas" da prefeita e seu marido, agora Deputado Federal. Compuseram a mesa o presidente do Conselho Estadual de Juventude (Juremar Oliveira), o presidente da Comissão Organizadora (João Felipe), o Secretário do Trabalho e Ação Social (Otoniel Teixeira), a Deputada Estadual Kelly Magalhães e o NOSSO REPRESENTANTE, representante da Juventude Organizada de Barreiras, Heber Cirino, estudante de Geografia da UFBA/ICADS.

Havia um acordo sobre a ordem das falas, que foi trocado pela prefeitura sem qualquer comunicado. Assim, após a fala de Juremar, o mestre de cerimônias da Diretoria de Comunicação da Prefeitura chamou o jovem Heber para proferir seu discurso. Nesse momento, ele leu a CARTA ABERTA elaborada por membros da sociedade civil que expunham diversas situações de arbitrariedade realizada por representantes do Poder Público durante o processo de organização da Conferência.

E de repente, eis que a "galera da prefeitura" fica auriçada e tenta tumultuar, ameaçando e fazendo gestos (alguns dirigidos a mim) tentando intimidar sem conseguir (são incompetentes até pra isso). Em seguida realizamos a distribuição dos panfletos entre os presentes.

Durante a mesa de abertura e discurso populista à lá Vargas de um jovem governista de plantão, observei atenciosamente o plenário, que se manifestava da seguinte forma: apenas as crianças e quem tem emprego no governo aplaudia. Dado importante para "medir" a temperatura do ambiente e uma clara demonstração de que a juventude não é massa de manobra!

O atraso inicial jogou o início da primeira mesa para o final da manhã e início da tarde. A primeira mesa da qual fui debatedora sobre o tema "Juventude: Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional" foi ótima, com muitas intervenções do plenário através de considerações e questionamentos (minoria). Os poucos questionamentos demonstram que a juventude tem posições sobre os temas, apenas não é ouvida. Nessa mesma mesa, acompanhei as vaias gigantescas que o "colega" debatedor teve a infelicidade de sentir ao tentar defender o Governo Municipal, alegando que Jusmari tem trabalhado. A juventude deu a resposta de uma forma bem democrática: uuuuuuuuuuuu!!!

A segunda mesa foi mais longa em termos de exposição e também de debate, mas aos poucos foi ficando esvaziada devido ao horário e a fome que batia na galera. Fomos almoçar quase 16h! Isso significa que ter duas mesas pela manhã não foi um acerto, do qual reconheço minha parcela de contribuição para esse erro, na condição de Comissão Organizadora.

O atraso jogou as Rodas de Diálogos temáticas para o final da tarde (por volta de 16h30), resultando em espaços esvaziados com 1/3 do público esperado (50 por Roda).

No entanto, domingo pela manhã, quem esperava um auditório vazio foi surpreendido/a, pois o mesmo estava com as cadeiras LOTADAS! A discussão foi muito produtiva e as propostas retiradas nas Rodas de Diálogos foram complementadas pela plenária em praticamente todos os pontos. Penso que apenas em Juventude, Saúde e Drogas ficamos com algumas lacunas, haja vista que a discussão pendeu muito para o lado das drogas e esqueceu de propostas voltadas para a saúde da juventude.

Ao final, no processo de eleição de delegados/as, a união da sociedade civil elegeu UMA JOVEM como delegada.

Não posso deixar de citar as diversas MOÇÕES aprovadas pela plenária final, altamente maduras e bem pontuadas. Foi um ótimo espaço, que não deve esperar mais três anos para se repetir.

Um comentário:

  1. e as bandas que "tocaram"? foram simplesmente jogadas para uma parte do pátio em frente a lanchonete. Fora o boicote sofrido por todos. E ao final ainda foram acusadas de quebrar os aparelhos!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!!! Volte sempre :)