terça-feira, 7 de setembro de 2010

7 de setembro em Barreiras: "Dos filhos/as deste solo és mãe gentil"?

Por Paula Vielmo

7 de setembro de 2010, 188 anos de "independência" do Brasil. Independência? Só se for de justiça social, porque o Brasil e seu povo é um dos países mais dependentes do capital estrangeiro, dos latifundiários, da politicagem, das relações nojentas de troca...

Hoje pela manhã, inicialmente acordei cedo para participar de uma intervenção política bem diferente do desfile institucional promovido pela prefeitura, mas não deu certo. No entanto, permaneci o quanto suportei naquele espaço forjado e aos poucos fui sendo tomada pelo sentimento de indignação (que ainda vai me matar) diante da exposição de algumas cenas bizarras que descrevo abaixo:


1. Iniciou-se o desfile com a "tropa" e ambulâncias do SAMU 192 desfilando! Ambulâncias desfilando, era o que faltava. E para piorar o absurdo, palmas para elas! Só um povo ignorante para achar merecedor de palmas o que é obrigação do poder público oferecer à população, com o próprio dinheiro dessa população;

2. Em seguida, a "equipe" da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, abrindo a exposições dos "projetos" e seus números quantitativos vazios com um coração de balões, seguido de decorativos balõeszinhos rosas e azuis. Isso que é falta de criatividade e submissão;

Ainda com relação a esse ponto, como parte da educação municipal, não posso deixar de relatar a surpresa com tantas ações, pouco perceptíveis e menos ainda no sentido de modificar a triste e cruel realidade da sucateada e abandonada educação municipal. Não bastasse, deparei-me com a apropriação do Projeto Ler e Aprender, de autoria da professora Débora (UNEB), em parceria com o município. Em parceria não quer dizer de autoria, como pareceu. Outra faixa anunciava a pseudo avaliação institucional, quem não sabe como o processo aconteceu pode até achar bonito...

Outra informação romantizada e descabida foi dos benefícios do nosso governo "mãe", que valoriza os professores/as! Valoriza como? Estamos muito longe de termos valorização, pois perpassa por questões salariais e por condições de trabalho, que definitivamente, não temos! E aproveito para questionar (não estou dizendo que não existe), quais são as 21 escolas com educação integral em Barreiras?

E para finalizar, assim como "eu quero morar na propaganda do governo da Bahia", eu quero morar e trabalhar na propaganda do governo de Barreiras.

3. Por fim, a exposição e exploração das crianças e jovens atendidos/as por programas como PETI e Pró-jovem, fantasiados e manipulados a enfeitar, propagandear e cultivar uma independência que não existe, num governo despótico.

Não suportei mais e fui embora. É preciso ter muito estômago, e eu não tenho!

Bom feriado!

Um comentário:

Obrigada pelo seu comentário!!! Volte sempre :)