domingo, 31 de agosto de 2008

Greve - Unifesp

Desde segunda-feira, 25/08, os estudantes da Universidade Federal de São Paulo estão acampados em frente a reitoria. O acampamento se deu após a renuncia do reitor Ulysses Fagundes Neto, mais um envolvido com corrupção nos cartões corporativos. Junto do reitor, o vice-reitor também se exonerou do cargo e todos os pró-reitores estão afastados.

Devido a todos esses fatos os estudantes da Unifesp acampam em frente a reitoria para exigir não só um novo nome para reitor, mas sim um novo modelo de universidade, democrática de fato. A principal reivindicação é um novo processo de eleição para reitor, um novo modelo de CONSU (Conselho Universitário) diferente do atual onde os votos estão divididos com 70% para professores e 15% para estudantes e os outros 15% para funcionários, e a destituição imediata da comissão de reforma do estatuto que hoje é formada apenas por professores e indicados pelo CONSU.

O movimento não é homogêneo, e discuti-se paridade, maioria estudantil, sufrágio universal ... Para que os novos rumos da universidade aconteçam, a proposta de construção de um congresso universitário com participação dos estudantes (graduandos e pós-graduandos) , professores (titulares, adjuntos e jovens pesquisadores) e funcionários (públicos e CLT) se torna a mais viável no momento.

Em assembléia dos estudantes realizada ontem, 28/08, deliberou-se que permaneceremos em greve e com o acampamento pelo menos até a próxima assembléia marcada para quarta-feira 03/09.

Carlinhos
carlinhosk3@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!!! Volte sempre :)