terça-feira, 28 de janeiro de 2014

"Entre nós": sobre a violência doméstica contra a mulher.

"Começou quando eu engravidei do meu primeiro filho".

"Entre Nós" é um projeto fotográfico independente, feito por alguém que não aguenta mais ouvir sobre mulheres que sofrem violência dentro das próprias casas - histórias, muitas vezes, sobre pessoas muito próximas e queridas.

Depois de pesquisar, ouvir e conversar com muitas mulheres - sobre sofrer violência e não contar para ninguém, sobre sofrer e contar, sobre o efeito devastador que isso causa na vida da pessoa, sobre procurar ajuda, sobre medo, sobre culpa, sobre impotência, sobre silêncio, sobre todas as milhões de complexidades que este tema envolve - este projeto foi a forma que eu encontrei de me posicionar, de dizer "não concordo". Não pretendo, com isso, trazer as respostas, mas sim incomodar e gerar uma discussão sobre o assunto. Não se trata, portanto, de uma campanha, mas de uma proposta de reflexão sobre um tema que não é suficientemente falado no Brasil.

"Eu esperei ele mudar. Faz 11 anos  que eu estou esperando".
Sim, existem crianças que apanham em casa, idosos que apanham em casa, homens que apanham em casa. Mas, neste projeto, estamos falando exclusivamente sobre a violência doméstica contra a mulher: ela acontece em todas as classes sociais e em todas as idades, e está muito mais próxima do que às vezes podemos imaginar. Os números são assustadores (veja alguns dados e exemplos em Links Úteis).

Todas as mulheres retratadas aqui são atrizes, mas encenando situações de histórias reais: não se trata, portanto, da Maria ou da Joana, pessoas específicas, com casos específicos. Estas personagens são a representação de um contexto enorme, realmente complexo, e de um situação que afeta muita, muita gente - e que, principalmente, não pode deixar de ser discutida.

Estas fotos são uma forma de protesto.


Texto retirado integralmente do site do projeto "Entre nós". Confira todas as fotos CLICANDO AQUI!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!!! Volte sempre :)