segunda-feira, 9 de julho de 2012

NOTA DE ESCLARECIMENTO: NÃO SOU CANDIDATA EM 2012

Por Paula Vielmo

Em resposta ao grande número de pessoas que têm me abordado perguntando em relação a minha candidatura em 2012, e que se surpreendem ao saber que não sou candidata, segue o meu respeitoso esclarecimento:

Sou militante política acima de qualquer coisa. O sou desde meus 15 anos. Tenho 28.

Como militante estudantil durante muitos anos - e que considero a base da minha formação política -, tomei consciência e me engajei na luta ao tempo em que também aprendi a apoiar os movimentos sociais. Em seguida, por maturidade política e necessidade de abrigo ideológico, me filiei a um partido politico. Não qualquer partido, mas um partido que é opção e que eu considero como tal.

Em 2008, como desafio partidário de disputa para a construção local do PSOL que fora fundado em pouco mais de três meses, fui candidata a vereadora. A votação expressiva foi uma surpresa geral, inclusive para mim. Até hoje não sei onde exatamente estiveram localizados os 500 votos conscientes que tive. Agradeço e sinto-me honrada pela confiança de tantas pessoas sem qualquer troca de favores, como é tão costumeiro – infelizmente – nos processos eleitorais.

Depois da eleição, a luta continuou, e os ataques começaram. De alguma maneira, muita gente sacana tentou vestir em mim uma carapuça de oportunista que não me cabe e jamais me caberá. O tempo e, sobretudo, a minha prática militante demonstraram e demonstram isso.

Em 2012, eu seria candidata novamente ao legislativo municipal, mas não o sou. A pergunta que não quer calar é: POR QUÊ?

A resposta é simples: tenho motivos políticos suficientemente relevantes para isso. Não foi uma decisão prematura, precipitada, imatura e inconsequente. Foi uma decisão coerente, pois para mim, princípios são inegociáveis.

Tenho encontrado muitas pessoas que se surpreendem com a informação de que não sou candidata, e eu fico muito alegre com a confiança e com a expressão dessa confiança através de palavras e gestos espontâneos e sinceros. Infelizmente em 2012 não foi possível.

Todavia, temos eleições municipais a cada quatro anos e pode ser que em 2016 a conjuntura mude. Caso não mude, a minha opção pela luta política não se abaterá por um processo eleitoral, como não se limita a isso, pois essa não é a razão da luta que escolhi e que construo cotidianamente.

A todas e todos, uma única certeza: A LUTA CONTINUA!

5 comentários:

  1. Aguardamos em 2016! e a luta não pode parar!

    ResponderExcluir
  2. Paulinha, embora todos os seus eleitores estejam ávidos para assistir a um debate com a sua presença na Câmara dos Vereadores, creio que o fato de você não ser candidata neste ano não tem muita importância, pois seu trabalho como crítica política é muito maior do que o trabalho de muitos vereadores que estão lá e muito importante para Barreiras. Às vezes, as burocracias e protocolos dos cargos nos tiram essa liberdade.

    Nelma A. Santos

    ResponderExcluir
  3. Fiquei e não fiquei surpreso ao mesmo tempo. Inicialmente, quando fui procurar seu nome nas lista dos candidatos, fiquei surpreso em não vê seu nome. já que era dado certo pelos sites sensacionalistas da região. Mas considerando verdadeiro os acontecimentos noticiados, reavaliei e vi coerência na não candidatura! Agora lendo seu blog, reconheci a companheira de anos de militância. Fico feliz em saber que não perdeu o rumo dos princípios ideológicos e concordando com Professora Nelma, o que mais importa, não é sua candidatura e sim sua militância na política dessa região.

    Reconhece quem lhe escreve? Força na luta!

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente à população barreirense vai perder com sua "recuamento", todavia entendo a situação, e mais do que qualquer outra pessoa você sabe como anda a conjuntura política de Barreiras. E como disse o grande Lênin, às vezes é preciso dá dois passos para tras, para poder dá um passo para frente.

    Diante disso, espero que para 2016 Barreiras esteja vivendo outro cenário político, e você possa sair candidado para felicidade do povo.

    Abraços vermelho (ou não tão vermelho assim...)


    Justino Cosme, Santa Maria

    ResponderExcluir
  5. Ainda não entendi muito bem a sua descisão. Aliaz faz algum tempo que não tenho a oportunidade de conversar com você. Mas acredito que foram motivos coerentes. Conhecendo a sua ideologia e motivação para a Luta da verdadeira democrácia você é diferente de qualquer candidato politico que possa existir em Barreiras. É uma pena não der meu voto consciente este ano a uma pessoa que realmente poderia fazer a diferença dentro do cenário politico da cidade de Barreiras. Claro que confio em outros companheiros. Mas eu sou seu fã. E como fã te seguirei sempre....

    Abraços companheira de luta.

    Enoc Lima

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!!! Volte sempre :)