terça-feira, 8 de novembro de 2011

Sessão da Câmara: entre dramas, tragédias e comédias


Por Paula Vielmo/ Foto: Marciel Viana

Depois de algum tempo sem poder acompanhar as sessões da Câmara Municipal de Barreiras, cujas sessões ocorrem em horário de difícil participação para a enorme maioria de trabalhadoras e trabalhadores (16h), voltei a fazer, com gosto, o acompanhamento de fiscalização.

Não gosto nem um pouco do ambiente e me entedia completamente as conversas despolitizadas e na base da superficialidade, mas não posso deixar de estar presente - sempre que posso-, olhando para ELES e dizendo que lá estou, como cidadã consciente, observando atenciosamente TUDO o que dizem, propõem e votam.

Desde que reiniciei essa jornada, me deparo com os atrasos contínuos e sistemáticos:

Art.91 A Câmara, para o exercício de suas funções, reunir-se-á, ordinariamente, em dias úteis, excetuando o período de recesso, às terças e quartas-feiras, a partir das 16h, com tolerância de 15 (quinze) minutos para espera de quorum. (Res. 18/05 - Regimento Interno da Câmara Municipal de Barreiras)

O horário regimental de 16 horas é desrespeitado sem o menor pudor diante das cadeiras vazias e de um público que se conta nos dedos (e sobram dedos). Os vereadores, visivelmente se sentem na "casa deles" e não na "casa do povo".

Dialogando com o título deste artigo, é aburdamente cômico e desesperador saber que o Primeiro Secretário não consegue, sequer, fazer as leituras corretamente e claramente, de modo que se possa compreender. Essa sensação se estende para as falas vazias, desconexas. E existem aqueles como os vereadores Tito e Daniel que iniciam com um "serei breve" e se alongam acima do tempo delimitado pelo Regimento Interno da Câmara, durante o Expediente (10 ou 20 minutos).

Além de tudo isso, é tragicômico os perfis dos Projetos de Leis, na maioria irrelevantes e quase sempre para nominar postos de saúde e ruas (quando existentes, altamente precários). E não podemos esquecer a rotina de "moções" e "Títulos de Cidadão Barreirense". Ações, sem dúvidas, de grande relevância não sabemos para quem.

No entanto, dentro de toda essa situação, total reflexo do abandono de Barreiras, nada superou a "gafe" do Vice-Presidente, Vereador Sobrinho na tarde chuvosa de hoje (08/11), ao questionar desatentamente a necessidade de fazer uma lei sobre matéria que já foi votada e sancionada. E que ele, possivelmente, votou a favor, já que tudo é APROVADO POR UNANIMIDADE.

Os representantes do povo agem sob a desatenção do povo, numa relação perigosa, onde cada vez aprovam Leis que não beneficiam a população, mas somente quem verdadeiramente representam - e estes não são membros do povo!

3 comentários:

  1. Na tarde de 08/11, na companhia de Jessika e Marciel, observei o início da sessão às 16h27.
    Os horários de chegada:

    16h - Sobrinho
    16h15 - Pastor Souza (Presidente)
    16h18 - Tito, Leidiomar, B.I. e Giovani Mani
    16H23 - Bispo Daniel
    16H24 - Iremar
    16h28 - Hipólito (chegou após a chamada e a abertura)

    Ausência Justificada: Carlão (atestado médico)
    Ausência: Beza

    ResponderExcluir
  2. Muuuita tragédia!!!
    Esses excelentíssimos ( U_U ) ABUSAM demais! Brincam muito com a inteligência da sociedade! Deveria ter mais fiscalização, para esses absurdos acabarem!
    ACORDA Barreiras!!!
    Poderia haver mais Paulas, que SEMPRE fica observando! \o/

    PS: Beza SÓ foi na Câmara para uma reunião que aconteceu na sala do Bispo Daniel, APÓS a sessão.

    ResponderExcluir
  3. Maravilha isto...
    Deviamos ter um relato destes diário...
    Só assim para perceber quem trabalha e quem não trabalha. O negócio é mega rápido, e o pessoal ainda se atrasa.
    E a ausencia não justificada, foi de fato não justificada, ou tem alguma desculpa?

    abs,

    Sávio

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!!! Volte sempre :)