sábado, 14 de junho de 2008

Movimento CETA


A expectativa de conviver com pessoas de um outro movimento social além do movimento estudantil me empolgava. Trabalhar com pessoas que fazem parte e são parte da luta pela terra no estado da Bahia então, mais ainda.

Foi nesse clima de expectativas que cheguei até os/as estudantes do curso técnico em agropecuária sustentável, do PRONERA - Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária, militantes do Movimento CETA - Movimento de Trabalhadores/as assentados/as, acampados/as e quilombolas, do estado da Bahia.

Apesar de ser uma pessoa com facilidade de comunicação, estava tímida quando cheguei ao CTI para conhecer os/as estudantes. Porém, a receptividade foi tão calorosa, que facilmente a tímidez me deixou.

Certamente as pessoas do campo são bem mais calorosas que as da cidades, do ambiente urbano. A frieza e o individualismo de quem vive a rápida vida urbana, contrasta com o calor humano emanado daqueles/as estudantes, daqueles/as seres humanos.


Estou atuando como monitora/coordenadora de turma, numa experiência ímpar e empolgante. Há muito o que aprender sobre a luta pela terra, a reforma agrária, a organização dos/as trabalhadores/as do campo. E existe uma curiosidade incrível sobre estes temas, e como nos diz o grande educador Paulo Freire, a curiosidade é o começo para o conhecimento e para a criticidade.


5 comentários:

  1. que ótimo que vc gosta da convivência com os estudades e com o povo do movimento. aproveite o máximo que vc puder, absorva tudo.

    não seria a curiosidade é o começo para o conecimento e para a criticidade?

    por favor me esclareça essa dúvida.

    parabéns pelo texto

    ResponderExcluir
  2. Aproveitarei, Rose! Obrigada!!!
    Ah, realmente me equivoquei: o correto é curiosidade. Já corrigi. Obrigada pela leitura atenta.
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Não podia imaginar nada diferente.
    Logo quando foi aprovado o curso ai,já perguntava aos companheiros do CETA se te conheciam.
    Agora eu tenho certeza.

    Tudo de bom nessa nova etapa.

    ResponderExcluir
  4. Olá amiga,não te conheço´´ainda`` mais só o fato de ser simpatizante do CETA, mim sinto avontade para assim chama-la.Notei que teve uma esperiência incrivel como monitora de turma do PRONERA,já é uma chave que te dará acesso a entender a essência da luta por Reforma Agrária,que além da luta por terra é também uma luta por dignidade.

    ResponderExcluir
  5. olá companheira sinto-me feliz em saber que existe gente fora do movimento que admira a luta de um povo sofrido e guerreiro nos causa alegria saber que temos simpatizantes desta natureza sendo assim só posso agradecer o apoio obrigado de coração desde de já esta convidada a fazer parte do grupo e seja bem vinda abraços falcon

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!!! Volte sempre :)