segunda-feira, 24 de maio de 2010

Contas públicas: vamos fiscalizar!


As contas da prefeitura e da Câmara referente ao exercício de 2009 estão disponíveis, para verificação e fiscalização da população de Barreiras, numa salinha minúscula na Câmara Municipal, das 8h às 16h até 15 de junho.

Coisa interessante é ir "ver" as contas, algo que queria fazer a alguns anos, ainda enquanto estudante, mas nunca dava certo. Esse ano deu!

Semana passada fui até a Câmara, mas do alto da minha ignorância, tudo pareceu complicado: a organização das pastas, a nomenclatura, a desorganização do material, as atendentes irritadas, os fiscalizadores conversadores...e de repente as coisas se desmancharam e aquele sonho de verificar as contas tornou-se um pesadelo maior do que eu imaginara. Sim, já havia imaginado que seria complicado compreender as finanças naquela linguagem que mais parece uma incógnita, mas foi pior!

Lá, com as ideias embaralhadas, lembrei-me de uma palestra sobre a "Lei de Responsabilidade Fiscal" que assisti a poucas semana, durante um evento de estudantes de Ciências Contábeis da UNEB, onde o Professor Esquivel, na condição de Inspetor Regional do Tribunal de Contas dos Municipios, questionava para quem as contas eram transparentes, em referência ao que é disponibilizado, mas apenas quem é da área contábil - e olhe lá - entende. De fato, uma pessoa do povo não entende, e de fato, fiscalizar sem saber o que se procura ou como procurar de nada serve. No entanto, passado o primeiro impacto negativo, algumas pesquisas, leituras e um novo retorno, rendeu ótimas verificações.

No mais, o horário diponibilizado só não é pior porque abrange o horário do almoço, onde pessoas que trabalham no conhecido "horário comercial" podem sacrificar o tempo de almoço para, pelo menos, dar uma passadinha pela Câmara, mas em nada facilitam o conhecimento, fiscalização e transparência das contas públicas. Mas não adianta dificultar, porque como diz o ditado "quem procura, acha". E nós achamos!

Por Paula Vielmo

Um comentário:

  1. paula se vc verificar as contas,estão no site da cãmara.o orcamento de 2009 aprovado pela casa,neste orçamento consta obras para serem feitas em 2009 ,de grande importãncia,a´te agora nao vi nenhuma a ser inaugurada pala prefeita (como a macro drenagem da morada da lua e sao paulo asfalto de ruas etc...infelizmente

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!!! Volte sempre :)