segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

CARTA ABERTA DOS PROFESSORES E PROFESSORAS DEMITIDOS DA FTC-EAD Á SOCIEDADE


Nós professores e professoras demitidos sem justa causa da Faculdade de Tecnologia e Ciência – Ensino a Distância, doravante FTC-EAD, vimos por meio desta denunciar a situação humilhante e indigna a que estamos sendo submetidos desde dezembro de 2010 quando da nossa demissão.

A referida instituição de ensino superior procedeu a demissão de aproximadamente 60 professores sem efetuar o pagamento dos meses de outubro e novembro, bem como ignora os trâmites legais referentes as nossas rescisões contratuais que envolvem o pagamento do aviso prévio, pagamento do 13º salário, pagamentos das férias devidas e proporcionais, bem como 1/3, liberação do FGTS e pagamento da multa de 40%, pagamento do INSS, pois o mesmo sempre foi descontado em nossos contracheques e nunca recolhido, lesando assim tanto os trabalhadores e trabalhadoras em educação quanto o Estado.

Infelizmente este tipo de procedimento por parte da FTC é recorrente e conhecido das instituições que lidam com a Justiça do Trabalho bem como os que representam a classe, pois outros professores demitidos anteriormente não receberam seus direitos, apesar de ter ganho de causa na Justiça do Trabalho, o que comprova o descaso e o escárnio desta instituição para com seus docentes, discentes, leis trabalhistas e com a educação.

Na qualidade de educadores que vêm contribuindo no processo de construção de uma Educação de qualidade resolvemos expor nossa indignação com este tratamento vergonhoso engendrado na contramão dos direitos trabalhistas e convidar aqueles que concordam com a nossa interpretação, a se posicionarem publicamente sobre este assunto, uma vez que a FTC mantém-se no mercado propagandeando-se como faculdade de referência sempre conservando a qualidade, aspectos que não condizem com a falta de ética de sua prática.

Nós, professores e professoras, demitidos sem justa causa da FTC-EAD, assinamos está carta de protesto e indignação com o desrespeito aos nossos direitos trabalhistas.

Comissão dos Demitidos

_____________________________

Não consigo perceber qualquer ética no fato de considerar e transformar a educação - e também seus sujeitos envolvidos - em mercadoria.

Todo meu repúdio à esse desrespeito e força para esses/as verdadeiros/as professores/as, que dão exemplo de luta.

2 comentários:

  1. Prezados, estou sendo solidário a esses professores, pq sei o que estão passando. Também estou vivenciando esses momentos de horror. Fui demitido e até o momento a única coisa que tenho são promessas de que tudo será resolvido, mas nenhum prazo é dado. Eu sempre fui celetista e não pude dar entrada no seguro desemprego, nem sacar o FGTS, pq a FTC nunca repassou o dinheiro ao governo, além dos salários atrasados que ainda não foram pagos. Vcs sabem porque os salários foram bloqueados? Pq o curso de medicina estava irregular e a FTC precisou correr p regularizar antes que os ricos alunos descobrissem. Trabalhei muitos anos e vi de tudo! Não estou surpreso, pois um dos donos dessa empresa sempre está envolvido em diversas falcatruas, dentre elas, G8, lembram?

    ResponderExcluir
  2. É necessário salientar que, embora tenha ocorrido uma concentração de demissões em dezembro/2010, o desrespeito da FTC com os direitos dos trabalhadores vem de longa data. Não recolhem INSS de todos os funcionários, as contas de FGTS estão zeradas e, corriqueiramente, os salários eram pagos com atraso. Fui demitida em março/2010 e nada de FGTS, multa rescisória, seguro desemprego. Acrescente-se a isso o fato de passarmos por constrangimentos morais e danos psicológicos, recebendo telefonemas e cartas de cobrança das administradoras de cartões, plano de saúde, etc. É frustrante saber que montamos o acervo audiovisual da empresa, investimos nossos próprios recursos em vestimentas e maquiagem para entrarmos em estúdio, preparamos material didático e tudo termina assim: uma certeza de impunidade faz esta empresa agir como representantes do que há de pior na classe empresarial. Que os órgãos da Justiça acionados se manifestem, pois não nos calaremos diante da falta de ações concretas (e corretas) da FTC.
    Profª Adriana G.Dumas

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!!! Volte sempre :)