segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Ano novo, velho problemas...

Rua em frente ao Vieirinha interditada com faixa


Por Paula Vielmo (fotos e texto)


Acontece há 14 anos, a "Lavagem", promovida por um bloco de carnaval local. Tal evento, ocorre nas imediações do cais de Barreiras e atrai muita gente.

Considero o evento uma perda de tempo, de dinheiro e incentivo à música massificadora, no entanto não me deterei a analisar o evento, pois cada um decide se vai ou não, mas tenho como objetivo denunciar e refletir sobre a apropriação de espaços públicos para realização de eventos privados, algo relativamente comum nesse "reino da impunidade" chamado Barreiras.

Pois bem, no dia 01 fui com uma amiga "dar uma voltinha na rua", por volta das 17h00 da tarde. Havia um grande movimento de pessoas pelas imediações do cais e várias ruas interditadas com barracas, carros estacionados e o mais grave ao meu olhar: ocupação de boa parte da Praça Landulpho Alves, em frente ao estimado Bar do Vieirinha, que estava fechado (provavelmente devido ao evento). Não havia circulação de qualquer veículo ou pessoa naquele espaço.

Proximidades da Pça Landulpho Alves fechada para a "festa"

Afinal de contas:

- O que leva milhares de pessoas a vestirem uma camiseta igual, pagarem mais de R$40,00 por um divertimento industrializado e se sentirem poderosas no meio da rua?

- Por que um evento tão tradicional e com tantas pessoas precisa impedir o direito constitucional de ir e vir?

- Por que não realizar a "Lavagem" no parque de exposição, local fechado e que não atrapalharia a mobilidade urbana?

É tão comum eventos, bares, festas nas ruas, que as pessoas não percebem que estão PRIVATIZANDO um bem público, coletivo, ou nem darem atenção a isso como se fosse a coisa mais natural do mundo. No entanto, eu sempre percebo e continuarei, repetidamente, falando do quão isso é abusivo, para desnaturalizar essa questão do imaginário local. Um dia isso muda.

3 comentários:

  1. Nunca parei para refletir sobre o assunto. Fazendo isso agora, vi que você tem toda a razão.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Poxa, que bom saber que minhas ideias conseguem fazer refletir. Não sei se isso rola pq pouca gente comenta...rsrs (mas eu continuo escrevendo)

    Fiquei feliz pra caramba com seu comentário, Elvis!
    Abraço ;)

    ResponderExcluir
  3. Li algumas matérias do seu blog e gostei de algumas. É válido todo tipo de manifestação. Apesar de não concordar com algumas.

    Acho essa questão que você expôs sobre a lavagem do caís, um pouco forçada.
    Pode parecer que estou aqui 'defendendo' por ser uma festa e talz, festa essa que eu gosto muito, mas não é devido somente a isso. Creio que o fato de fechar um local público não trás tanto estrago quanto você expressou.

    Primeiro que é feriado, um dia depois da virada do ano, pessoas estão viajando e quando não estão, ou estão na festa, ou estão em casa, ou em outros casos, procurando alguma "confusão" (Seu caso, rs). É válido dizer também que sempre chove neste dia, diminuindo ainda mais a chance de alguém querer trafegar por aquelas bandas.

    Creio que seu questionamento, tanto quanto ao fato das pessoas gastarem seus 40 reais para se divertirem ao som de música ruim e água suja do rio, quanto ao fato de 'impedir o direito constitucional de ir e vir??', um tanto quanto 'excessivo'.

    Em nenhum momento foi ferido o direito constitucional de ir e vir, você levantar essa questão é meio radical, até porque nesse mesmo pensamento tem os outros de se divertir. Fora que, querendo ou não gera algum lucro para a cidade.

    Outra questão, salvo me engano, o bar do vieirinha estava aberto sim, não sei se mais tarde ou mais cedo, mas que ele estava aberto, estava.

    Enfim, entendo sua posição, apesar de discordar dela.

    Até e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!!! Volte sempre :)