segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Manifesto dos estudantes de Geologia da UFBA


Barreiras, 16 de setembro de 2009

Os alunos de Geologia da Universidade Federal da Bahia decidiram por unanimidade efetivar a ocupação do campus prainha com o intuito de expor os problemas que estão passando desde a implantação deste curso. O curso de geologia não mostrou, ou mostra daqui pra frente condições de oferecer Mineralogia I, Mineralogia II, Paleontologia, Sedimentologia, Geologia de Campo I, Estratigrafia, Petrologia Metamórfica, Geologia Histórica, Mapeamento Sedimentar, Geoquímica, Geoestatística, Geotectônica, Geologia do Petróleo e Mapeamento metamórfico. Além destas, cinco matérias das seis que deveriam ser oferecidas 2010.1: Geologia Econômica, Geologia doJustificar Brasil, Geologia de Campo III e duas optativas.

Após muitas reuniões com os diretores concluímos que não há a possibilidade de resolução sem que chamemos os responsáveis que, ao que foi mostrado até agora, são os integrantes da reitoria da Ufba-Salvador. A intenção deste manifesto é acelerar uma resolução antes de chegarmos ao ponto de os alunos precisarem trancar o curso pela falta de matérias disponíveis. A grande maioria (90%) destes são de fora da cidade e não terão condições de arcar com tantas despesas para cursar um semestre inteiro fazendo poucas matérias, estendendo ainda mais o período de formação. Os problemas da falta de professores são agravados pela deficiência de livros e a ausência de um laboratório de laminação, os quais precisamos imediatamente.

Em várias reuniões nos foi dito e desmentido sobre uma possibilidade de transferência para Salvador. Isto nem partiu de nós estudantes tampouco é uma reivindicação nossa, mas foi passado como se coubesse aos alunos decidirem. Entendemos que não cabe aos alunos decidirem o que será feito para solucionar este problema.

Os outros cursos do ICADS (instituto de ciências ambientais e desenvolvimento sustentável) aderiram a greve no campus Padre Vieira em solidariedade e apoio ao nosso manifesto. Sendo assim, continuaremos em paralisação geral até que Naomar compareça para nos dar uma posição sobre o destino dos alunos e do curso de Geologia de uma vez por todas nesta Universidade, pois não podemos esperar mais.

Atenciosamente:
Diretório Acadêmico de Geologia – ICADS - UFBA

Visite e acompanhe o blog da ocupação: CLIQUE AQUI

2 comentários:

  1. É muito importante os alunos se mobilizarem, pois só assim essa situação pode ser resolvida no Brasil.
    Demorou até muito tempo!!

    ResponderExcluir
  2. TRE julga procedente recurso de Prefeita Jusmari

    Informação em primeira mão

    http://politicaetcetal.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!!! Volte sempre :)