segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Conferência da Educação


Na foto: plenária cheia e esvaziada

Na sexta (11) e sábado (12) aconteceu a II Conferência Intermunicipal de Educação. Não pude ir na sexta, mas estive durante todo o sábado, até o final. Foram mais de 12 horas na FASB.

O atraso, já esperado, para o inicio foi de quase 1 hora. Estava como sistematizadora das discussões e propostas do grupo sobre "Formação e valorização dos profissionais da educação", coordenado pelo Professor Itarajú Queiroz (UNEB). Por sinal, ao que parece foi o último grupo a concluir os debates e a sala que teve mais participantes.

Após o almoço, a plenária começou. Pela quantidade de propostas e de grupos de trabalho (média de 5 propostas para cada um dos 15 GT´s), já se imaginaria que o tratoramento estava a caminho, e assim aconteceu. Pareceu uma aula sem planejamento.

Inicialmente a condução foi correta e democrática, no entanto o horário foi estrangulando-se e assim também fez a mesa condutora com relação ao debate. O esvaziamento foi muito grande e no final, para a eleição de delegadas/os havia menos de 1/3 da plenária inicial. Como de praxe, a conferência estava repleta de petistas (são os que mais frequentam as conferências, provavelmente por ser invenção do seu governo das conferências).

O momento de maior indignação aconteceu durante o lanche da tarde, quando a mesa deu um intervalo, formou-se uma fila imensa e estava faltando suco! Desorganização explicita. No entanto, viria mais e muito pior. A mesa retomou os trabalhos com o plenário esvaziadíssimo e aprovou todas as propostas do grupo 6. É assim, dessa maneira tosca, que nossa educação está sendo construída.

No final, eleição de delegadas/os e poucas pessoas de Barreiras. No meu segmento (trabalhadores da educação básica pública), não elegemos ninguém de Barreiras e por causa da bagunça não sei quais municípios saíram com representação.

Durante a conferência eu parei, inúmeras vezes, anestesiada diante daquele contexto e um pouco desorientada. Seria desejo de não acreditar que são aquelas pessoas, na sua maioria alienadamente conduzidas, que educam? A educação não está no rumo certo, está totalmente sem rumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!!! Volte sempre :)