segunda-feira, 18 de julho de 2011

RELATO DE UMA EX-SERVIDORA MUNICIPAL ALFORRIADA

As péssimas condições da educação municipal continuam mesmo após as denúncias durante a greve dos/as professores/as em março de 2011. As condições nada animadoras para as crianças, jovens, adultos e pais que utilizam tal serviço público é muito mais desanimadora para quem constrói a educação cotidiana do município como trabalhador/a.

As condições de abandono da educação e seus profissionais não é novidade do (des)governo municipal, sob comando da prefeita Jusmari Oliveira, mas sem a menor dúvida, são aprofundadas por ela.

Temos escolas que: funcionam em prédios adaptados (casas e galpões); não tem biblioteca e querem formar leitores; faltam livros didáticos no meio do ano letivo; os/as estudantes deixam de frequentar porque não há ônibus escolar por falta de pagamento; o único local para as crianças brincarem é um corredor estreito.

Qualquer pessoa sabe da situação de desvalorização de um/a trabalhador/a da educação no Brasil, na Bahia e mais ainda em Barreiras, mas ninguém sabe que é tão intensa até vivenciá-la! Essa situação acaba por estimular a saída do munícipio ou da área da educação buscando outros concursos fora da área da educação ou até mesmo na área da educação, mas não na esfera municipal.

A realidade das “faltas” marcou os 2 anos e meio que trabalhei como recreador apara o município de Barreiras: falta materiais pedagógicos; falta apoio administrativo; falta pagamento em dia (junho recebemos dia 13/07); falta entrega dos vales-transportes no início do mês, falta respeito aos servidores; falta organização e planejamento; falta comunicação; falta compromisso com as condições reais para efetivar a educação de qualidade.

Cada vez mais a desvalorização afasta bons profissionais da educação municipal e os "jovens talentos" desejados pelo Ministro da Educação, reforçando a educação que os coronéis gostam: tratando as pessoas como seu gado e na base do chicote. Até quando?


Paula Vielmo - Pedagoga, ex-servidora municipal/ recreadora alforriada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!!! Volte sempre :)