terça-feira, 29 de julho de 2008

Mais um ano de eleições...

Estimadas (os) leitoras (es),

Recebi este texto de um grande amigo e companheiro e publico para que todas e todos tenham acesso a essa importante reflexão. É pequenino mas denso de conteúdo reflexivo. Boa leitura e comentem!!!


Mais uma vez o Brasil esta diante de eleições municipais para escolha dos seus vereadores e prefeitos. Discursos ridículos, retóricas ultrapassadas, promessas e mais promessas apimentam o pleito. No entanto o cômico e trágico se misturou tanto em algumas candidaturas a prefeito como principalmente para vereadores. Indivíduos de todos os matizes se aglomeram nesse grande palco que se transformou as eleições. Alguns candidatos chegam ao patético ponto de nem saber o que representa o cargo que postulam.

E no microcosmo de Barreiras não é diferente do macrocosmo das capitais. Candidaturas e candidatos que mais se parecem com uma piada estão em nossas ruas a pedir o nosso, agora valorizado, voto.

É o momento da glamurização dos apedeutas e do desgosto dos mais esclarecidos. É o frenesi em meio ao caos.

Como diria Rui Barbosa:

“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto”.

Os homens de bem e do bem distanciaram-se da política, abrindo campo para toda sorte de oportunistas e capadocios. É o triste e injustificável “Silêncio dos Bons”.

Diante desse quadro dantesco que se encontra nossa sociedade, nos deparamos com os chamados donos dos “votos de protesto”, que se esquecem, ou viram as costas para a responsabilidade de votar, preferindo a comodidade de posteriormente chamar todos os políticos de ladrões.

Aos candidatos é preciso credibilidade, competência, discernimento.

Aos eleitores é preciso saber separar o joio do trigo.


Delbo Augusto

*

Um comentário:

  1. Oi Paula, tudo bem? Passei pra dar um oi e ler esses textos ótimos, se não escritos por você, muito bem selecionados... Beijos e continue na luta, inclusive a virtual, restituindo a esperança e energia que precisamos...

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!!! Volte sempre :)