Por Paula Vielmo
Parece que foi ontem que eu estava nas reuniões do MEU na Praça Castro Alves/ Praça das Corujas articulando com pessoas que marcariam minha vida de maneira impressionante, na luta por uma legislação de meia passagem estudantil justa e contra o aumento da tarifa. No entanto, já fazem mais de três anos.
Trouxe essa memória para tratar sobre o motivo que me fez criar esse blog, de maneira despretenciosa, a exatos três anos atrás, em 8 de maio de 2008.
A primeira postagem fala sobre a luta do MEU e contra o aumento da tarifa e foi intitulada "Contra o aumento da tarifa de buzú!", por isso está intimamente ligada a nossa luta e as pessoas que a construíram.
Naquele momento, escrever textos para o Movimento ou outros agrupamentos dos quais eu fazia parte, exigiam aprovação coletiva, o que defendo totalmente. No entanto, para alguém que queria expressar-se de maneira imediata, era necessário algo mais rápido. Assim, decidi por criar um blog para mim.
O nome veio como algo marcante do filme "V de Vingança", nem tanto por parte do autor original (Alan Moore). Para mim, as idéias não morrem, mas sim as pessoas. Assim, o que eu defendo hoje já foi defendido por pessoas que me precederam e também será por pessoas que virão depois de mim. Pode-se matar pessoas, mas uma ideia é bem mais difícil.
Comecei, como disse, despretenciosamente, apenas para compartilhar algumas ideias que tinha, algumas reflexões do cotidiano, sobre temas despercebidos. Aos poucos, o blog foi ficando conhecido, acessado por muitas pessoas, comentado, referenciado inclusive.
De uma necessidade de escrever também como instrumento de luta (a teoria é tão importante quanto a prática), virei blogueira. Passei a dedicar muito tempo ao blog, que às vezes é atualizado com frequencia e as vezes fica abandonado diante das demandas do cotidiano e dos demais blogs que administro (quatro, atualmente).
Os temas giram em torno do que eu gosto: política, educação, militância. Também divulgo eventos que considero interessante e sempre que posso procuro escrever textos qualificados, com as características explicitas do que eu penso e sou, sem qualquer vontade de agradar. Tenho sempre posição clara, porque tenho um lado definido.
O blog já mudou de layout umas três ou quatro vezes, mas mantém a cor característica do início: lilás - em homenagem ao feminismo e também as Filhas de Jó, com detalhes vermelhos e amarelos, cores do socialismo/comunismo.
Atualmente recebo demandas de textos, e é comum alguém me encontrar e sugerir algum tema para o blog ou perguntar "vai colocar no blog?". Tenho muitas coisas para escrever, mas me falta um pouco de tempo para sentar e sistematizar as denúncias e reflexões que faço ao andar e sobreviver em Barreiras ou neste mundo. Apesar de ser um blog com poucos comentários, o acesso é considerável.
Hoje eu gostaria de ter feito algo especial, para comemorar a vitória de manter um blog no ar por tanto tempo. Uma criança de três anos, se desenvolvendo de maneira autônoma. Infelizmente não foi possível, mas o fato de saber que essa felicidade é compartilhada com outras pessoas me deixa satisfeita.
Para finalizar, agradeço a todas as pessoas que visitam, leem, comentam, divulgam e sugerem. Eu fico muito feliz com os três anos de vida e espero que sobreviva por mais alguns anos e quem sabe vire site!
PARABÉNS PELOS TRÊS ANOS DE EXISTÊNCIA!!!
"Idéias são à prova de bala"
***PARABÉNS!!***
ResponderExcluirObrigada, Antônio Carlos!
ResponderExcluirVc tem sido um parceiro importante nessa jornada!
Grande abraço ;)