quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Uma nova / velha história de burocracia pública



Por Paula Vielmo

Na quarta-feira, 03, fui até o Recursos Humanos da Prefeitura para verificar minha pasta de servidora, haja vista que o prazo para ser atendida em uma solicitação havia passado e não recebi o protocolo do requerimento.

Cheguei lá às 11h45 e após esperar a secretária atender uma amiga ao telefone celular, fui atendida, mas quando informei o objetivo de minha presença lá, veio prontamente a resposta de que era preciso autorização do responsável pelo setor. Indiganda, retruquei sobre o direito de ter acesso a MINHA PASTA de servidora, mas ela deu uma resposta automática: "fiz o que estava ao meu alcance!"

Fiquei esperando alguns minutos, retruquei mais uma vez, argumentado agora sobre a necessidade de desburocratizar o serviço público, haja vista que o senhor que deveria "autorizar" não poderia dizer "não", mas apenas "sim" à minha solicitação, não havendo necessidade de tal demora para algo simples. Nada adiantou.

Depois de 15 minutos, fui atendida, fiz a "solicitação" e logo a ordem positiva (óbvio!) veio para outra funcionária. Aproveitei o ensejo e sugeri o processo de desburocratização, mas o tal senhor, não foi atento à minha sugestão.

Esperar tanto tempo para algo simples só demonstra como a cultura da burocratização está impregnada, principalmente no serviço público, e neste caso relatado por pura falta de autonomia do setor e da velha hierarquia.

Será que chegaremos um dia em que isso será inexistente? Será que vai demorar muito para que cheguemos a um setor público e sejamos atendidos tão rápido, que a eficiência nos deixará feliz?
Sinceramente espero que não, mas creio que, pelos indícios, sim...


Um comentário:

  1. Tenho observado as tolices que viciamos. Por exemplo:
    1-Continuar chamando os nativos brasileiros de “Índios” (descobrimos que não estamos na Índia)
    2-Pronunciamos “S” com som de “Z”
    3-Mesmo com o modelo atômico de Rutherford, o átomo (indivisível) continua sendo dividido
    4-Burocracia deveria ser sinônimo de organização hierárquica, mas virou sinônimo de “demora”
    ****Antônio Carlos*** atcarlosc@hotmail.com

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!!! Volte sempre :)