segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Um pouco sobre a eleição pra direção na escola...

Por Paula Vielmo



Neste últimos dias, estou quase que totalmente focada na luta para que a passagem não aumente, mas queria muito dividir algumas opiniões e olhares sobre as eleições para direção das escolas municipais em Barreiras e como está sendo o processo na escola em que trabalho.

Só pra não variar, as eleições estão novamente ocorrendo no final do ano letivo, naquela corria bem típica da secretaria municipal de educação, tratorando tudo.

Não bastasse isso, desde o ínicio do ano, temos uma "colega" que é candidata, mas cujo perfil de autocandidatura e de histórico não muito, digamos empolgante, estávamos a procura de convencer alguma outra colega para essa dificil tarefa de ser diretora da nossa querida Escola Municipal Alcyvando Liguori da Luz I. Após muitos diálogos, convencemos Dora e logo em seguida partimos para a escolha da vice, pois haviam muitas colegas interessadas em disputar a eleição ao lado da Profª Dora - responsável e competente.

Feito isso e as inscrições das chapas, me engajei na campanha como era de se esperar e comecei a orientar e articular algumas frentes de atuação, de propostas e de discurso. Tudo harmonioso com o nosso grupo.

Porém, a outra candidata deve ter ficado preocupada e além de "prometer" para as crianças coisas que nem a prefeita que tem poder esta fazendo, veio tentar me intimidar no meu trabalho, o que obviamente não prestou, porque eu fiquei profundamente irritada e me senti tão, mas tão constrangida, que lancei um MANIFESTO na escola.
Esse maniesto, seguido de um documento que protocolei junto à Comissão Seletiva Central, causou um pequeno e maravilhoso rebuliço. E pasmem, a candidata que não estou apoiando afirmou, sem a mínima noção, que meu manifesto havia sido incentivo das demais colegas. Gente, quem me conhece, eu preciso de incentivo pra fazer alguma coisa, ainda mais manifesto? Não mesmo!

As eleições são semana que vem, mais precisamente no dia 10 de novembro, e eu tenho vivenciado coisas tão, mas tão absurdas e condenáveis num ambiente educacional, que afirmo sem medo de errar: essa é a primeira eleição tão baixo nível que participo em mais de dez anos de militância. E não quero viver outra dessas.
Voto CHAPA 2 - ParticipAÇÃO
Profª Dora diretora
Profª Raimunda e Profª Edissonia vices

3 comentários:

  1. A sua afirmação de que "essa é a primeira eleição tão baixo nível que participo em mais de dez anos de militância" é na sua escola né? Pq não se pode generalizar, há experiências positivas em Barreiras e no Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Sim, é na escola em que trabalho, e deixo bem claro no paragrafo inicial: "[...]como está sendo o processo na escola em que trabalho"

    Sem dúvidas nem tudo e todos/as são iguais. Ainda bem!

    Obrigada pelo comentário ;)

    ResponderExcluir
  3. Tentativas de intimidação, desqualificação pessoal e outras do gênero, infelizmente, não são exclusividade de campanhas a cargos diretivos em escolas municipais e se repetem a exaustão também no movimento estudantil.
    André

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!!! Volte sempre :)