quinta-feira, 24 de junho de 2010

“BRASILEIRO É PATRIOTA UM MÊS A CADA QUATRO ANOS”

Por Paula Vielmo


Em tempos de copa do mundo é inevitável constatar as mudanças que ela causa em nosso país, principalmente no funcionamento dos estabelecimentos comerciais, bancos, serviços públicos e no sentimento dos brasileiros, bem como a relação estreita que mantém com o comércio de itens verde-amarelo.

Desde o momento em que as aulas foram suspensas devido ao jogo, comecei a ficar inquieta com a situação de mudança brusca, de adaptação imediata e refletir sobre isso. Observando as bandeirinhas nos carros e a infinidade de roupas, artigos, acessórios, esmaltes verde e amarelo, não me contive a relacionar, mais uma vez, a capacidade do capital em absorver os sentimentos e transformar em produto. Sim, de agora em diante, ser patriota, ser brasileiro/a, significa usar algo verde-amarelo e torcer para que o Brasil seja Hexa.

Como diz Edgar Galluzzo, em frase disponível no msn do querido amigo Max Vinicius, “brasileiro é patriota um mês a cada quatro anos” e isso precisa mudar! O sentimento de patriotismo deve ser cotidiano, para que não sejamos consumidos por tudo que, propositalmente, nos cerca e seduz para a manutenção da ordem.

Assim como a copa na África do Sul esconde e romantiza a pobreza, no Brasil ela é, parafraseando Marx, o ópio do povo. O futebol o é. Na verdade, qualquer coisa que a mídia quiser tornar importante o será. No entanto, diante da comoção e articulação nacional para torcer pelo Hexa, eu afirmo: mais do que ser campeão no futebol, eu quero que o meu amado país e sobretudo o povo que nele vive e o mantém, seja campeão de justiça social, campeão de educação de qualidade, campeão de saúde garantida, campeão no incentivo ao esporte, a cultura, ao lazer e as artes, que seja campeão no combate ao analfabetismo, campeão em fazer reformas urgentes: urbana, agrária, previdenciária, tributária...

Quero que o Brasil seja campeão em participação popular para pressionar o congresso, o senado, as assembléias legislativas e Câmaras Municipais a não aprovar leis que maltratem o povo; campeão na mobilização pelo combate a corrupção e contra a conciliação de classes; que Barreiras pare e ao invés de seu povo ir aos bares, ocupe as ruas cobrando dos poderes constituídos que faça o que deve ser feito: escolas, postos de saúdes, quadras poliesportivas, ruas, saneamento básico, casas populares...

E se depois disso tudo o Brasil for campeão no futebol, ficarei satisfeita, mas se ele for campeão no futebol e tudo continuar na mesma, de que serve a taça?



5 comentários:

  1. Muito bom o texto, muito bem escrito, porém devo fazer uma retificação: Essa frase usada como título do texto, é de minha autoria, da qual o Vinicius me pediu permissão para usar no msn!
    Fico feliz q ela tenha dado este efeito e criado esse ótimo texto!

    ResponderExcluir
  2. Ah, só fiquei triste por ele não ter te falado nada qto a autoria da frase! Mas de boa, é outra coisa q o brasileiro precisa aprender. A não usurpar de idéias alheias e admitir qdo o fizer! =D

    ResponderExcluir
  3. Nossa, até onde eu saiba é de autoria de Max...
    Como vc se chama? Chegou até o meu blog como?
    Me diga seu nome que irei corrigir...

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Meu nome é Edgar Galluzzo! kk Mas não precisa corrigir não! Deixa assim, pois seu texto está perfeito! Sou amigo do Vinicius mas só de msn mesmo! Mas de boa, o q me deixou chateado é ele não assumir isso...

    ResponderExcluir
  5. Logo depois da Copa, os patriotas não tem sequer interesse em votar com conciência. Acho que devemos candidatar algum jogador de Futebol.. (ironia mode ON).

    - Kadson

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!!! Volte sempre :)