quinta-feira, 3 de junho de 2010

Ocupação na UNEB de Santo Antônio de Jesus


* Texto recebido por e-mail

A partir de ontem, dia 02 de junho de 2010, os/as estudantes do Campus V da UNEB em Santo Antonio de Jesus iniciaram uma ocupação nas instalações físicas da Universidade. A iniciativa de tal ocupação deve-se ao clima de deflagração de GREVE criado dentro da instituição nas últimas semanas em virtude do processo de sucateamento vivenciado pelas Universidades Estaduais Baianas e o descompromisso do Governo do Estado em negociar com o movimento organizado.

Após a paralisação iniciada no dia 01 de junho com fechamento dos portões e impedimento de acesso dos funcionários às dependências da Universidade, os/as estudantes resolveram manter a paralisação por tempo indeterminado com a perspectiva de intensificar a mobilização e despertar as autoridades competentes para um diálogo.

Após a deliberação do Sindicato dos/as professores/as em aprovar o ESTADO DE GREVE, que significa uma “preparação para a greve”, os/as estudantes avaliam que o ritmo da mobilização que deve ser tomada é através da construção de um calendário de lutas aliado à intensa paralisação de todas e quaisquer atividades no campus universitário.

Através de assembléia estudantil realizada dia 02 de junho foi deliberada a construção de um ato público dia 08 de junho durante a inauguração do CETEP do recôncavo que contará com a presença do Governador Jaques Wagner na cidade, bem como a ida para Salvador no dia seguinte para o ato público em frente ao Shopping Iguatemi na perspectiva de fortalecer o movimento. A pauta reivindicatória exige imediatamente a atenção à demanda de professores/as para a Universidade que supra a necessidade existente e garanta a execução das atividades acadêmicas, contudo a pauta se estende ao imediato CONCURSO PÚBLICO, ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EFETIVA, INSTALAÇÕES FISICAS DA UNIVERSIDADE E AUTONOMIA UNIVERSITARIA.

Desta forma, o campus da Universidade do Estado da Bahia alocado em Santo Antonio de Jesus encontra-se paralisado mediante ocupação feita pelos/as estudantes.

SAJ, 02/06/2010

4 comentários:

  1. Esse é o legado que o governo Wagner vai deixar para a Bahia e para todos que estudaram na rede estadual de educação (universidades e escolas)! A educação na bahia está em estado de abandono! Nossas universidades, orgulho do nosso estado, estão sucateadas! Cadê os investimentos em educação prometidos em 2006?? Esse governo só vive de promessa! Fala sério! Em outubro vamos tirar esse povo do poder!

    ResponderExcluir
  2. O QUE JAQUES WAGNER ESTÁ FAZENDO COM OS ESTUDANTES DA UNEB TERÁ UMA RESPOSTA NAS URNAS, EM OUTUBRO! AGUARDEM! NEM SANTO LULA DÁ AO PT-BA A REELEIÇÃO DE WAGNER!

    ResponderExcluir
  3. o governo é o reflexo da falta de capacidade do povo pensar, nada mais justo

    ResponderExcluir
  4. Moção de Apoio

    O Coletivo Revolução Permanente (CoRePe), da Universidade do Estado da Bahia – UNEB/campus XII – Guanambi/Ba, entende a legitimidade do enfrentamento por melhores condições do ensino na Universidade Pública frente às políticas neoliberais adotas pelo Governo que sucateiam a educação impedindo o acesso da classe trabalhadora aos conhecimentos produzidos historicamente pela humanidade. Diante disso, o CoRePe declara seu total apoio à mobilização estudantil da UNEB/campus V em Santo Antônio de Jesus, que luta por Concurso Público, Assistência Estudantil Efetiva, Instalações Físicas e Autonomia Universitária (Revogação da Lei 7176/96).
    Colocamo-nos a disposição, dentro de nossas possibilidades, do Movimento Estudantil da UNEB/campus V de Santo Antônio de Jesus que resiste em Ocupação há 14 dias.


    Coletivo Revolução Permanente(CoRePe)
    Força na luta!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!!! Volte sempre :)