domingo, 13 de junho de 2010

26 anos...

Completei na ultima sexta-feira, 11 de junho, 26 anos. Com o passar dos anos, o dia do aniversario parece que vai perdendo a graça e até a emoção. É só mais uma data, antes enfeitada com balões, com amigos, familiares, bolo, velinhas, mas que parece não fazer mais sentido ou significado. É só mais um dia, mais um ano que passa. E de fato seria, se não fosse dois acontecimentos, no mínimo, interessantes.

Primeiro, não tem como ser uma data comum com tantas pessoas queridas lhe desejando coisas boas e palavras sinceras; com sua família te paparicando bem além do comum.

No entanto o segundo motivo foi inegavelmente mais especial esse ano. Não foi uma data comum, pela receptividade e emoção que seres únicos, chamados crianças, promoveram.

Tive uma festa na escola, organizada por duas turmas da terceira série. Festa de criança: singela e emocionante como só as crianças sabem ser e fazer, especial como é a data de aniversario para elas. Fiquei emocionada e não tem como negar. Meu coração se encheu de emoção por conta dos mínimos detalhes: os balões colados no teto, um pano servindo de toalha, jujubas enfeitando o bolo, velinha de 26 anos, presentes, cartinhas, uma caricatura e até lembrancinhas para entregar aos convidados. Uma euforia e um cuidado exagerados, mas bonito.

E de repente, algo ficou muito lúcido: apesar do objetivo que vou perseguir em ser professora do Campus IX da UNEB, inegavelmente os/as pequenos/as conquistaram um espaço cativo no meu coração, bem antes desse gesto carinhoso da festa, mas que representou o fortalecimento de uma relação que estamos construindo pautada num processo pedagógico horizontal, dialógico, respeitoso e afetivo. E criança é um ser maravilhoso, as respeito por isso.

Esse gesto espontâneo das crianças não tem preço, não tem salário que pague, não tem adulto que alcance.

Obrigada por me fazerem feliz, amigos/as e crianças queridas!

4 comentários:

  1. Feliz aniversário, Paula!!

    Seguimos juntos na luta, tenha certeza!

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi Paula...Companheira...rrs
    Parabéns um pouco atrasado..rsrs
    Eu não estava em Barreiras...Tava viajando...
    Mas Quero ainda lhe desejar Toda Felicidade Pra vc. Q Vc posssa conseguir tudo q vc deseja...Muito sucesso Companheira...Saúde e Paz.
    Q vc possa ainda ter muita força para continuar a...Força na Luta!!!!!!
    Vc merece o carinho ñ só das crianças, mas todos que acreditam em vc....
    Um forte abraço do Seu amigo Enoc

    ResponderExcluir
  3. OI paulinha Muita paz força e saudeeeeee
    bjão viuuuuu

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!!! Volte sempre :)