segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Audiência nesta terça: todas/os lá!!!


Após mais de dois anos da luta por uma nova lei de meia passagem, os processos abertos contra estudantes continuam tramitando. Dos cinco militantes pegos como "bodes espiatórios", apenas um dos processos foi extinto devido a pressão realizada no período eleitoral. Dos quatro restantes, duas nem sequer são mais estudantes.

A perseguição implacável continua e nesta terça-feira, 01 de setembro teremos a audiência contra CLAUDIO ROBERTO DE JESUS, DIOLIRIO ARAUJO MEDEIROS FILHO, GEISA SABINE ARAUJO DA SILVA e PAULA VIELMO às 14h30 no juizado de pequenas causas (ao lado da Pça. Castro Alves - Pça das Corujas).

Compareça e fortaleça a luta contra a criminalização das lutas!


quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Boatos que correm com o vento...


Nos últimos dois dias, alguns boatos se espalharam por Barreiras. Claro que não é nada muito interessante, se fosse não seria espalhado. Trata-se de mera fofoca e diz respeito à cassação da prefeita Jusmari Oliveira (PR) e da vice Regina Figueiredo (PSB) e de que estariam prontas a renunciar aos cargos.

Vamos por uma questão lógica: o processo da cassação ainda está tramitando e existem algumas instâncias e resursos antes da possível cassação. Isso, infelizmente, não será tão rápido. Logo, a prefeita e vice provavelmente devem estar providenciando argumentos de defesa e não renúncia.

No entanto, nisso tudo, dos boatos, da necessidade e curiosidade das pessoas, o que refleti foi sobre a rapidez com que a notícia se espalhou. A notícia dos processos contra militantes estudantis que lutaram por uma lei de meia passagem justa não parece nada interessante e não corre na boca da população! Já a cassação da prefeita...

domingo, 16 de agosto de 2009

Privatizando dia-a-dia o que é público

As idéias são à prova de bala e também acontecem por batimento cardíaco, o que impede que sejam socializadas e escritas com a mesma rapidez que ocorrem.

Quem coloca mesas e cadeiras nas calçadas é esperto? Quem expõe seu produto nas calaçadas e ruas e olha com cara feia quando passa entre eles está certo? As pessoas, que se dizem cidadãs e frequentam esses lugares são cúmplices?

Há dias, talvez meses, quero escrever sobre um assunto que muito me revolta, cotidianamente, mais fortemente ainda quando passo por determinados lugares. Esse assunto que quero abordar com vocês e fazer uma reflexão é a privatização dos espaços públicos por empresas ou pessoas, a utilização dos espaços das calçadas e ruas para exposição de produtos ou para aumento dos bares, restaurantes e similares, ou ainda do bloqueio da passagem com entulhos e materiais de contrução.

É cultural, me parece, a passividade com que as pessoas aceitam os desrespeitos com direitos elementares como o de ir e vir; a capacidade de desrespeitar sem qualquer pudor os direitos coletivos e das demais pessoas em prol de benefícios particulares ou próprios. É proposital, me parece, a lerdeza e ineficiência com que os poderes públicos tratam estas questões, simplesmente se omitindo e não agindo, para evitar romper esse ciclo vicioso passado de geração a geração.

Todos os dias, indo almoçar me deparo com uma lanchonete que coloca mesas na estreita calçada e com uma loja de colchão que expõem seu produto num espaço inadequado e impede ou atrapalha o trânsito de pedestres. Tudo parece natural, a naturalidade preocupante que Brecht anunciou há muito tempo: "não aceiteis o que é hábito como coisa natural", e de fato, eu não aceito!

Não aceito ter que disputar espaço com os carros, motos, bicicletas e caminhões porque as calçadas estão ocupadas, como acontece com o Gostão, onde temos que ir para a rua e ter muito cuidado para não ser atropelada, porque a lanchonete utiliza toda a calçada a sua frente como se fosse sua. Assim também acontece no Galego Lanches, espaços que crescem ao custo do espaço público, pois não tem espaço interno e utilizam as calçadas. A calçada é pública!

Também não aceito como natural os carros estacionarem nas faixas de pedestre, nas calçadas para uso de pedestres. Aliás, ultimamente, nada disso passa despercebido por minhas lentes, tudo está sendo registrado. E não aceito o poder público, com estrutura para coagir esses desmandos e abusos com o que público, simplesmente fechar os olhos e fingir que não acontece.

No entanto, o que cada um pode fazer? Uma alternativa é não consumir nesses lugares, negar-se a compactuar com locais que desrespeitam o bem público; outra alternativa é denunciar, e nessa convoca todos/as moradores/as de Barreiras a denunciamos à denunciarmos para a secretaria de infraestrutura de Barreiras, através do telefone (77) 3613-9728 todos locais onde existir qualquer utilização do espaço público, de nossas ruas e calçadas.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Residência vira galeria de arte ao ar livre

Olhando os jornais locais para encontrar informações relevantes, achei no site do Jornal Nova Fronteira essa matéria sobre o artista local Ataliba, cuja arte e criatividade merecem ser divulgadas. Abaixo, link para ver mais imagens.
----------
Publicada em 11-08-09
Texto e fotos Eduardo Lena

Não tem como passar pela rua Nova, 194, fundos do Colégio Estadual de Barreirinhas, no bairro Barreirinhas, sem parar e ficar contemplando as obras retratadas nas paredes e muros da residência do artista plástico Ataliba Campos Lima. Lá, a arte não está aprisionada em molduras de madeiras, mas se estende por toda a dimensão da construção. A proposta abre um campo pictórico horizontal que obriga o observador, durante seu deslocamento lateral, a desvendar as nuances do artista. É como se as paredes falassem.

A idéia de utilizar as paredes de sua residência como local de exposição e divulgação das obras de arte surgiu por causa da falta de apoio do poder público, seja através de doação de material bem como de um local específico para a exposição dos seus trabalhos e dos artistas plásticos de Barreiras.

Os primeiros traços começaram a ser dados no mês de janeiro deste ano e embora a maior parte tenha findado em junho, ainda restam pequenos espaços que o artista pretende completar.

“Como havia paredes e muros disponíveis, aproveitei para expor um pouco do meu trabalho e transformei minha casa numa grande galeria ao ar livre. Espero que o local, batizado de calçada da arte, sirva de ponto de encontro cultural da cidade e se transforme, no futuro, na casa do artista, um ateliê onde estudantes possam interagir in loco com o artista, através de aulas de artes e pinturas. Vale ressaltar que alguns colégios do bairro, mesmo não fazendo parte da grade curricular, levam seus alunos para conhecerem a ‘Calçada da Arte’.

Quando questionado sobre o estilo de sua técnica, o artista diz não se preocupar a denominação. “Meu estilo é próprio, minha técnica é única. Um marchand de Salvador disse que nunca viu nada parecido e que minha arte se aproxima do Expressionismo. Mas Márcia Saievicz, coordenadora do Projeto ‘Diálogos Práticos de Arte-Educação’ comentou que minha arte é estilo Ataliba”, brinca o artista.

No início de seus trabalhos Ataliba usava frenquentemente a monocromia, através da utilização da tinta nanquim. Hoje, numa variante de técnicas, fruto de uma abstração mental, o preto se mistura com cores que afloram quase que acidentalmente, trazendo um colorido inconfundível em suas telas.

A utilização do nanquim e as figuras geométricas retratadas nas telas remontam ao passado, onde as primeiras tintas provavelmente foram inventadas pelos antigos egípcios e chineses. As datas exatas dessa invenção são desconhecidas. Manuscritos de cerca de 2.000 a. C. comprovam que os chineses já conheciam e utilizavam nanquim.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

SEMANA “FORA SARNEY” - BRASILIA

Pena que não poderei participar!
Adorei a programação, super criativa. Vamos à luta, pois apenas reclamar não modifica a nossa realidade.


Contra a corrupção


Dia 11/08 (terça-feira) - Pizza para a comissão de ética
Concentração: Palácio da Justiça
Horário: 12h00

Dia 11/08 (terça-feira) - Luau Fora Sarney
Local: em frente o congresso nacional
Horário: a partir das 21h30

Dia 12/08 (quarta-feira) - Enterro da ética
Local: em frente o congresso nacional
Horário: 8h00

Dia 13/08 (quinta-feira) - Grito por justiça
Concentrção: Palácio da Justiça
Horário: 14h00

Dia 15/08 (sábado) - Basquete contra a corrupção
Local: Mansão José Sarney; QL 12, 1º cj (única casa)
Concentração: Catedral (Esplanada dos Ministérios)
Horário: 14h00


Mais informações:
CIMA - Coletivo Independente de Manifestação e Ativismo

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Juiz libera circulação de guia que chama mulheres brasileiras de “máquinas do sexo”

Abaixo, informações sobre um dos absurdos que a nossa sociedade e justiça machista geram. É completamente revoltante ler ações como essa, desse juiz que não viu problema algum em uma mulher ser chamada num guia turistico de "máquina de sexo"! Essa justiça me envergonha!
Mais abaixo, a nota de repúdio que diversas mulheres militantes, representantes de movimentos sociais emitiram referente a essa polêmica que deve ganhar dimensão e gerar indignação social.
"Suplicamos expressamente, não aceiteis o que é habito como coisa natural" (Brecht)



O juiz José Luis Castro Rodriguez, da 21ª Vara Federal do Rio de Janeiro, negou ontem (21) o pedido de antecipação da tutela, formulado pela Embratur, para que fosse retirado de circulação o guia “Rio for Partiers” (´Rio para Festeiros’), que divide as mulheres cariocas em quatro tipos - dentre eles, estão as “popuzudas”. O mérito da ação ainda não foi julgado. A publicação é de responsabilidade da Editora Solcat Ltda.

A Advocacia-Geral da União encaminhou à Justiça Federal, a pedido da Embratur, ação para retirar de circulação o guia “Rio for Partiers”, sob o argumento de que ele estimula o turismo sexual, “viola a dignidade humana e expõe o povo brasileiro a situação vexatória".

O guia divide o estilo das cariocas em quatro tipos. Segundo o texto, “as popozudas são máquinas de sexo com grande bunda”. O livro sugere que, com elas, “bom investimento é o motel... se você também é sarado”. Prossegue: “elas malham, vestem calças apertadas que entram no bumbum, pintam o cabelo de louro e fazem de tudo para ficarem lindas”.

“Rio for Partiers” descreve os outros três tipos de cariocas: a “Britney Spears é linda e filhinha de papai, mas esqueça delas”.

Para a publicação, “as hippie/raver são mais divertidas, fáceis de se chegar, boas de papo, difícil de beijar, fácil de beber e se divertir com elas”. De acordo com o texto, “as com mais de 30 anos gostam de se divertir, dançar, beber e beijar”. O leitor é aconselhado a “tratar elas como damas e elas o tratarão como um rei, talvez não esta noite, mas amanhã com certeza”.

O guia recomenda que o turista “não tente pegar sua brasileira na praia”, principalmente no fim de semana, bem como ele não deve tentar a abordagem na rua. Recomenda: “tente derretê-la com uma aproximação suave”. E ainda: “tente começar a beijar o mais rápido possível”. Outra recomendação: o turista não deve insistir para ir à casa dela, e sim sugerir um passeio por onde estão os melhores motéis.

A decisão judicial que negou a antecipação de tutela refere que “a simples classificação da mulher – ou do homem – brasileiro em tipos, segundo critérios ligados, em tese, ao seu comportamento sexual, não implica, por si só, afronta aos princípios norteadores da Política Nacional de Turismo ou violação à dignidade da pessoa humana”.

O juiz fundamentou ainda que o pedido da Embratur poderia ser classificado como uma pretensão de censura, o que contraria a Constituição do país.

Com base no artigo 12 da Lei da Imprensa, o procurador federal Marco Di Lulio - que pretende interpor um agravo de instrumento ao TRF da 2ª Região - sustentou que “o guia, além de estimular a prática de exploração sexual, usa na capa, sem autorização, o selo Brasil Sensational, do Ministério do Turismo, criado para divulgar a imagem do turismo no país”.

A assessoria da Embratur afirmou, em nota, que “em nenhum momento houve qualquer pedido de utilização da marca Brasil”. A nota dizia ainda que "o Ministério do Turismo, por meio da Embratur, condena qualquer utilização de imagens, expressões ou apelos que remetam à exploração do turismo com conotação sexual e, por este motivo, não faz cessão de uso da marca Brasil para publicações que vão de encontro a este conceito”.


Nota de Repúdio

Nós, mulheres representantes de diversos movimentos sociais, repudiamos a Editora Solcat Ltda pela publicação do guia “Rio for Partiers” e a decisão do Juiz José Luis Castro Rodriguez, da 21ª Vara Federal, que negou o pedido da Embratur encaminhado pela Advocacia Geral da União para que esse guia fosse retirado de circulação. O guia estimula a prostituição classificando as mulheres cariocas em diferentes tipos e instruindo o leitor sobre como garantir relações sexuais com elas. Dentre os tipos classificados encontram-se mulheres que são consideradas “máquinas de sexo” e o guia explica como identifica-las.

O referido guia reduz as mulheres à mercadoria, um produto a ser comprado e usado por turistas em sua visita ao Rio de Janeiro. Na venda de sexo, o comprador, homem, se encontra numa posição de poder, na medida em que a mulher é considerada apenas um objeto, para a satisfação exclusiva do seu comprador. Nesta posição de submissão, essas mulheres são expostas a diversos atos de violência.

Sabemos que muitos países têm a prostituição como estratégia de desenvolvimento pelo alto lucro gerado. Repudiamos a existência do turismo sexual e consideramos vergonhosos paises que estimulam este “turismo” onde se naturaliza a compra e venda de mulheres em prol do lucro de multinacionais, companhias aéreas, de turismo e até mesmo os governos.

Reconhecemos a postura da Embratur como correta e repudiamos a atitude machista do Juiz José Luis Castro Rodriguez em negar a retirada de circulação do guia sexual que representa a mercantilizaçã o, exploração das mulheres e incentivo à submissão das relações humanas ao dinheiro. Nós mulheres organizadas lutamos diariamente contra a mercantilizaçã o de nossos corpos e nossas vidas. Reafirmamos: somos mulheres e não mercadoria!


Sindicato dos Servidores das Justiças Federais - Sisejufe RJ
Marcha Mundial das Mulheres
Juventude do PT-RJ
Comissão Defesa Direitos da Mulher da ALERJ
Articulação de Mulheres Brasileiras
Movimento de Mulheres de Cabo Frio
CEDIM
Secretaria de Mulheres do PT-RJ
Secretaria de Mulheres do PCdoB União Brasileira de Mulheres
União Estadual dos Estudantes -RJ
DCE PUC-Rio
SASERJ
Rede Nacional Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos
Casa da Mulher Trabalhadora - CAMTRA
União Nacional dos Estudantes
Secretaria da Mulher Trabalhadora CUT-RJ