Ao assistir a novela das 6, "Paraíso", o pai da "santinha" Maria Rita (Nathalia Dill), Sr. Antero, (Mauro Mendonça) no capítulo exibido em 26/06, ficou - segundo palavras de um dos personagens da fazenda vizinha - "louco". O motivo: ele, infeliz sem a filha e a esposa, sem herdeiros/as ou esperança de tal, resolveu, loucamente, dividir suas terras entre todos trabalhadores que ao longo dos anos, o ajudaram a produzir e fazer sua fazenda crescer.
Ao ouvir a fala do personagem (Sr. Antero) e as cenas que seguiram depois, refleti que foi, certamente, mais um desserviço que a manipuladora Rede Globo presta a luta pela terra em nosso país e mais um ataque vil e torpe a reforma agrária e luta dos movimentos sem terra de todo Brasil. As falas colocam como loucura, no pior sentido, a divisão de um latifundio.
Visualizamos além do discurso conservador e capitalista, os trabalhadores que receberão a terra não se animarem com a novidade e as únicas expressões eram de "pena" do patrão, por causa de sua tristeza. Obviamente essa decisão generosa de dividir a terra não é algo para se comemorar, vindo juntamente com uma tentativa de deslegitimar a luta pela terra no país, disfarçada em ato generoso do personagem da novela, que certamente não se concretizará.
A rede globo continua perigosa, buscando internalizar de maneira muito sútil a sua ideologia de manutenção do sistema injusto que vivemos.
eU NÃO ASSISTO TELEVISÃO MESMO!
ResponderExcluirPREFIRO NÃO SER MANIPULADO PELAS IDEIAS CONTRADITORIAS E DISTORCIDAS Q A TV TE PASSA!!