quinta-feira, 30 de julho de 2009

Hoje quase fui atropelada, por um policial


Hoje pela manhã, em direção à almoçar, atravessei a faixa de pedestre em frente a Prefeitura Municipal e quase fui atropelada por um motorista que freiou alguns centímetros de mim, quando estava exatamente na metade da faixa.

Nem percebi, apenas levei um enorme susto e uma grande revolta tomou conta de mim no momento, onde tomada pela adrenalina, apenas olhei fulminantemente para o homem que dirigia o veículo e apenas identifiquei, por trás do vidro fumê, uma farda da polícia.

Parada na faixa, olhei para aquele homem que cometeu um dos maiores absurdos, que é ultrapassar por cima - literalmente - de um direito conquistado. Continuei lá parada, indignada pelo fato de tratar-se de um policial, que deveria ser exemplo de respeito as nossas leis, mas infelizmente muitos dos que compõem esse Aparelho do Estado chamado POLÍCIA não está preparado para atuar e muitas vezes acha-se impune e não segue as leis e garantie direitos legitimamente conquistados, certamente com a vida sacrificada de muitos pedestres e vítimas de trânsito.

As vítimas de trânsito é um problema que torna-se cada vez mais comum em nosso meio, diante de um trânsito cada vez mais caótico e de uma segurança cada vez menor. Ele, ciente de que cometera quase um crime de trânsito (atropelar pedestre em cima de faixa), apenas sinalizava desculpas. Todas as pessoas que circulavam próximo comentaram o fato de ser um policial a cometer tal gravidade, sempre com a expectativa da impunidade que nos ronda.

Fica o meu total repúdio àquele indivíduo!


domingo, 26 de julho de 2009

Os covardes também mandam flores!


Recebi por e-mail esta mensagem em formato de slide, mas pelo conteúdo interessante e de fácil assimilação pelas imagens e textos, dei-me o trabalho de copiar para compartilhar com vocês que leem este blog, por vezes abandonado.


A violência contra as mulheres é algo extremamente grave em nossa sociedade, e não pode, de maneira alguma ser vista como algo esporádico, pois é bem mais comum do que supomos ou imaginamos e muito menos tratada sem as devidas POLÍTICAS PÚBLICAS necessárias e ainda pouco existentes.


segunda-feira, 13 de julho de 2009

Boas notícias para quem viaja de ônibus


Acabo de ler no Boletim da Agência Câmara que foi aprovada a Lei 11.975/09 que garante aos passageiros/as de ônibus direitos e benefícios semelhantes aos de quem viaja de avião. Vale a pena ler e informar-se.


O deputado Jovair Arantes (PTB-GO) acredita que "deve repercutir muito bem para a economia popular" a lei (Lei 11.975/09) que garante aos passageiros de ônibus direitos e benefícios semelhantes aos de quem viaja de avião. Arantes é o autor do projeto que deu origem à lei sancionada na terça-feira (7). A proposta tramitou durante 14 anos no Congresso Nacional.

Os benefícios podem se estender aos mais de 140 milhões de passageiros que anualmente circulam pelas rodovias brasileiras como usuários de linhas de ônibus intermunicipais, interestaduais e até mesmo internacionais. São direitos e benefícios já previstos há muitos anos para os usuários de transportes aéreos.

Os números relativos aos passageiros, divulgados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), demonstram que ainda é muito pequena a quantidade de pessoas que viaja de avião. Os ônibus continuam responsáveis por 95% do total de deslocamentos entre um estado e outro.

Em entrevista à Agência Câmara, Jovair Arantes explica como a nova lei vai beneficiar a população:

Agência Câmara - O que motivou a apresentação do projeto? Que deficiências ele deve corrigir?

Jovair Arantes - Depois de todos esses anos, essa nova lei devolve ao passageiro de ônibus a cidadania que ele hoje tem negada. O Brasil sempre teve dois tipos de passageiros. Os passageiros de primeira classe, são os que viajavam de avião e os de segunda classe que precisam viajar de ônibus.
Quem pode viajar de avião conta com a proteção do governo e das leis, podem remarcar o dia da passagem e se acontece algum atraso grande a empresa ainda é obrigada a pagar uma hotel para essa pessoa.
Já o passageiro de uma outra concessão pública que é o serviço de transporte por ônibus fica jogado a sua própria sorte e sequer consegue chegar ao seu destino final quando o ônibus dele quebra no caminho. Não ganha nem alimentação da empresa.

Agência Câmara - Na prática quais os benefícios para o bolso dos passageiros?

Jovair Arantes - Se ele perder o ônibus agora ele não perde mais o dinheiro. Ele ganha agora o direito de remarcar a passagem para outro dia que lhe seja mais conveniente e, se desistir de viajar, pode até ter seu dinheiro de volta. É uma lei que deve repercutir muito bem para a economia popular.

Agência Câmara - Existe até a possibilidade de se comprar o bilhete e deixar para marcar a data da viagem depois. Com isso vai funcionar?

Jovair Arantes - O consumidor pode comprar a passagem e deixar para marcar depois o dia e o horário de sua preferência. Se nesse dia ele não chegar a tempo e perder o ônibus, ele pode remarcar para outro, desde que haja disponibilidade de vaga naquele ônibus. A maneira com que essas marcações se darão será determinada pela ANTT, que está presente em todas as rodoviárias do País.

Agência Câmara - A lei trata ainda de atrasos. O que estabelece para quando eles ocorrerem?

Jovair Arantes - Essa é outra mudança importante. Por exemplo, se você vai viajar de Brasília para Goiânia e a saída do ônibus atrasa mais de uma hora, o cidadão ganha o direito de ir até o guichê e pedir seu dinheiro de volta. Outro ponto: se em uma viagem o ônibus quebrar e o conserto demorar mais de três horas, a empresa passa a ter a obrigação de resolver o problema, com um outro ônibus ou embarcando os passageiros em um ônibus de outra empresa etc.

Agência Câmara - A lei prevê penalidades para garantir que esses benefícios sejam cumpridos?

Jovair Arantes - As penalidades ficam a cargo da ANTT e serão aplicadas por elas. Mas tenho certeza que isso sairá muito em breve. O mais difícil, que é a lei, já está garantido. É preciso reforçar que a partir de agora o usuário de ônibus ganha cidadania. Ele também passa a ser respeitado.

Reportagem - Juliano Pires
Edição - Newton Araújo

Fim de exposição, fim de recesso e volta ao trabalho

Depois de duas semanas de descanço, reiniciam na segunda (13) as aulas do município.

Terminou a exposição 2009, e sinceramente não consigo opinar sobre porque passei rapidamente no sábado e estava entediante para mim. No domingo, fui ver alguns estandes e valeu muito a pena saber sobre o Mestre Guarany, mestre de carrancas super expressivo, reconhecido mundialmente e desconhecido localmente (coisas da louca globalização), que viveu em Santa Maria da Vitória até os 103 anos de idade.

Assim que tiver uma pesquisa concreta publico, ou com mais tempo escrevo algumas linhas.

Boa semana para todas/os!!!

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Agende aí, pessoal!

No dia 30 de julho de 2009, quinta-feira, vai ao ar o programa 2009 do PSOL, na rádio e TV. Das 20h às 20h10 no rádio e das 20h30 às 20h40 na televisão.

Depois a gente comenta como foi.


Abraço!

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Teremos Rock and Roll neste sábado!!!


Para comemorar o dia internacional do rock, 13 de julho, acontecerá no próximo sábado (11) um evento chamado de resistência do rock, pois ocorre pelo terceiro ano consecutivo em Barreiras, o Lethere Beer Rock!

A organização é do NEXA (Núcleo Contemporâneo Experimental de Artes), que resurge após um tempo adormecido, cujo principal mentor no movimento rock é Alex Rojas.

Sabemos que de atrativos culturais não temos muita coisa e quando se fala de música, a diversidade é ainda menor e quase nada para o rock.

Então, quem gosta do estilo, convido a prestigiar o evento, realizado num espaço não muito adequado, mas que espero tenha som de qualidade.

Como atração, teremos:

* Ramonster, de Barreiras - muito boa, mesmo que eu não goste muito de punk;

* Vomitos, de Barreiras - os meninos tem potencial musical;


* BAR 77, de Barreiras - um lixo musical. Ainda não entendi porque estão no evento;


* Dark Torment, de Santa Maria da Vitória - muito boa e com um som pesado;


* Zhadok, de Luis Eduardo Magalhães - não conheço o som, mas alegam tocar rock progressivo.


terça-feira, 7 de julho de 2009

Cadê o Diário Oficial de Barreiras? Sumiu!


Clique na imagem para aumentá-la

Exatamente 1h10 da manhã, entro no site da Prefeitura Municipal para ver o "Diário" Oficial, que agora só encontramos virtualmente, e me choco com o fato da última edição (937) datar de 29/06 e 01/07, ou seja, da última quarta-feira.

Creio que teremos que mudar de nome, pois Diário não é mais, nem impresso e nem virtual!

Será que a (pre) ocupação em cobrir a 27ª ExpoBarreiras tirou o foco da ASCOM (Assessoria de Comunicação)? E será que as pessoas estão tão distraídas com o pão e circo que não repararam nos pequenos detalhes que nos cercam?

Coisas da nossa Barreiras ou do nosso povo passivo, não sei.

Boa noite, depois dessa vou dormir!

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Se os tubarões fossem homens [e mulheres]


Essa postagem é um resgate de um e-mail que a querida amiga Cida me enviou dia desses.

Mais uma vez venho publicar os escritos de Brecht, que quem frequenta meu blog e/ou me conhece sabe que sou fã. Ele é um dos meus preferidos e sua poesia é tão viva, atual e revolucionária quanto quando foi escrita, há anos atrás.


Devido à época, Brecht escrevia como a sociedade machista de sua época - bem maior que a nossa - no que trata de achar que nós, mulheres, nos incluímos no termo "homem". Dessa maneira, peço às/aos queridas/os leitoras/es que onde tiver apenas "homem" leiam "mulher e homem".



Se os tubarões fossem homens
Beltord Brecht

Se os tubarões fossem homens, perguntou a filha de sua senhoria ao senhor K., seriam eles mais amáveis para com os peixinhos?


Certamente, respondeu o Sr. K. Se os tubarões fossem homens, construiriam no mar grandes gaiolas para os peixes pequenos, com todo tipo de alimento, tanto animal quanto vegetal. Cuidariam para que as gaiolas tivessem sempre água fresca e adotariam todas as medidas sanitárias adequadas. Se, por exemplo, um peixinho ferisse a barbatana, ser-lhe-ia imediatamente aplicado um curativo para que não morresse antes do tempo.


Para que os peixinhos não ficassem melancólicos haveria grandes festas aquáticas de vez em quando, pois os peixinhos alegres têm melhor sabor do que os tristes. Naturalmente haveria também escolas nas gaiolas. Nessas escolas os peixinhos aprenderiam como nadar alegremente em direção à goela dos tubarões. Precisariam saber geografia, por exemplo, para localizar os grandes tubarões que vagueiam descansadamente pelo mar.


O mais importante seria, naturalmente, a formação moral dos peixinhos. Eles seriam informados de que nada existe de mais belo e mais sublime do que um peixinho que se sacrifica contente, e que todos deveriam crer nos tubarões, sobretudo quando dissessem que cuidam de sua felicidade futura. Os peixinhos saberiam que este futuro só estaria assegurado se estudassem docilmente. Acima de tudo, os peixinhos deveriam rejeitar toda tendência baixa, materialista, egoísta e marxista, e denunciar imediatamente aos tubarões aqueles que apresentassem tais tendências.


Se os tubarões fossem homens, naturalmente fariam guerras entre si, para conquistar gaiolas e peixinhos estrangeiros. Nessas guerras eles fariam lutar os seus peixinhos, e lhes ensinariam que há uma enorme diferença entre eles e os peixinhos dos outros tubarões. Os peixinhos, proclamariam, são notoriamente mudos, mas silenciam em línguas diferentes, e por isso não se podem entender entre si. Cada peixinho que matasse alguns outros na guerra, os inimigos que silenciam em outra língua, seria condecorado com uma pequena medalha de sargaço e receberia uma comenda de herói.


Se os tubarões fossem homens também haveria arte entre eles, naturalmente. Haveria belos quadros, representando os dentes dos tubarões em cores magníficas, e as suas goelas como jardins onde se brinca deliciosamente. Os teatros do fundo do mar mostrariam valorosos peixinhos a nadarem com entusiasmo rumo às gargantas dos tubarões. E a música seria tão bela que, sob os seus acordes, todos os peixinhos, como orquestra afinada, a sonhar, embalados nos pensamentos mais sublimes, precipitar-se-iam nas goelas dos tubarões.


Também não faltaria uma religião, se os tubarões fossem homens. Ela ensinaria que a verdadeira vida dos peixinhos começa no paraíso, ou seja, na barriga dos tubarões.


Se os tubarões fossem homens também acabaria a idéia de que todos os peixinhos são iguais entre si. Alguns deles se tornariam funcionários e seriam colocados acima dos outros. Aqueles ligeiramente maiores até poderiam comer os menores. Isso seria agradável para os tubarões, pois eles, mais frequentemente, teriam bocados maiores para comer. E os peixinhos maiores detentores de cargos, cuidariam da ordem interna entre os peixinhos, tornando-se professores, oficiais, polícias, construtores de gaiolas, etc.


Em suma, se os tubarões fossem homens haveria uma civilização no mar.


sábado, 4 de julho de 2009

Como endireitar um esquerdista


Ótimo texto de Frei Betto!


Realmente existem muitas pessoas assim, elas são aquelas que muita gente diz que se corrompeu, que era de esquerda e agora é de direita. Tais pessoas jamais foram de esquerda, e as que se corrompem, não são de esquerda. Estas são esquerdistas e estão aptas a se endireitarem.


Deliciem-se com a leitura e comentem!!!



Ser de esquerda é, desde que essa classificação surgiu na Revolução Francesa, optar pelos pobres, indignar-se frente à exclusão social, inconformar- se com toda forma de injustiça ou, como dizia Bobbio, considerar aberração a desigualdade social.

Ser de direita é tolerar injustiças, considerar os imperativos do mercado acima dos direitos humanos, encarar a pobreza como nódoa incurável, julgar que existem pessoas e povos ntrinsecamente superiores a outros.



Ser esquerdista - patologia diagnosticada por Lênin como "doença infantil do comunismo" - é ficar contra o poder burguês até fazer parte dele. O esquerdista é um fundamentalista em causa própria.



Encarna todos os esquemas religiosos próprios dos fundamentalistas da fé. Enche a boca de dogmas e venera um líder. Se o líder espirra, ele aplaude; se chora, ele entristece; se muda de opinião, ele rapidinho analisa a conjuntura para tentar demonstrar que na atual correlação de forças...

O esquerdista adora as categorias acadêmicas da esquerda, mas iguala-se ao general Figueiredo num ponto: não suporta cheiro de povo.

Para ele, povo é aquele substantivo abstrato que só lhe parece concreto na hora de cabalar votos. Então o esquerdista se acerca dos pobres, não preocupado com a situação deles, e sim com um único intuito: angariar votos para si e/ou sua corriola. Passadas as eleições, adeus trouxas, e até o próximo pleito!

Como o esquerdista não tem princípios, apenas interesses, nada mais fácil do que endireitá-lo. Dê-lhe um bom emprego. Não pode ser trabalho, isso que obriga o comum dos mortais a ganhar o pão com sangue, suor e lágrimas. Tem que ser um desses empregos que pagam bom salário e concedem mais direitos que exige deveres. Sobretudo se for no poder público. Pode ser também na iniciativa privada. O importante é que o esquerdista se sinta aquinhoado com um significativo aumento de sua renda pessoal.

Isso acontece quando ele é eleito ou nomeado para uma função pública ou assume cargo de chefia numa empresa particular. Imediatamente abaixa a guarda. Nem faz autocrítica. Simplesmente o cheiro do dinheiro, combinado com a função de poder, produz a imbatível alquimia capaz de virar a cabeça do mais retórico dos revolucionários.

Bom salário, função de chefia, mordomias, eis os ingredientes para inebriar o esquerdista em seu itinerário rumo à direita envergonhada - a que age como tal mas não se assume. Logo, o esquerdista muda de amizades e caprichos. Troca a cachaça pelo vinho importado, a cerveja pelo uísque escocês, o apartamento pelo condomínio fechado, as rodas de bar pelas recepções e festas suntuosas.



Se um companheiro dos velhos tempos o procura, ele despista, desconversa, delega o caso à secretária, e à boca pequena se queixa do "chato". Agora todos os seus passos são movidos, com precisão cirúrgica, rumo à escalada do poder. Adora conviver com gente importante, empresários, ricaços, latifundiários. Delicia-se com seus agrados e presentes. Sua maior desgraça seria voltar ao que era, desprovido de afagos e salamaleques, cidadão comum em luta pela sobrevivência.

Adeus ideais, utopias, sonhos! Viva o pragmatismo, a política de resultados,a cooptação, as maracutaias operadas com esperteza (embora ocorram acidentes de percurso. Neste caso, o esquerdista conta com o pronto socorro de seus pares: o silêncio obsequioso, o faz de conta de que nada houve, hoje foi você, amanhã pode ser eu...).

Lembrei-me dessa caracterização porque, dias atrás, encontrei num evento um antigo companheiro de movimentos populares, cúmplice na luta contra a ditadura. Perguntou se eu ainda mexia com essa "gente da periferia". E pontificou: "Que burrice a sua largar o governo. Lá você poderia fazer muito mais por esse povo."

Tive vontade de rir diante daquele companheiro que, outrora, faria um Che Guevara sentir-se um pequeno-burguê s, tamanho o seu aguerrido fervor revolucionário. Contive-me, para não ser indelicado com aquela figura ridícula, cabelos engomados, trajes finos, sapatos de calçar anjos. Apenas respondi: "Tornei-me reacionário, fiel aos meus antigos princípios. E prefiro correr o risco de errar com os pobres do que ter a pretensão de acertar sem eles".

Frei Betto



quinta-feira, 2 de julho de 2009

Independência da Bahia: nasce o sol a 2 de julho...


"Nasce o sol a 2 de julho
Brilha mais que no primeiro
É sinal que neste dia
Até o sol é brasileiro"



2 de julho, feriado. Feriado muito importante, para a Bahia - e para o Brasil segundo a história - mas que não tem a atenção merecida.

Pesquisando sobre a história desta data e lembrando da entrevista que ouvi hoje pela manhã na rádio, com esclarecimentos feitos pelo companheiro Luciano, professor de história, não soube como escrever ou transcrever em poucas palavras e linhas o siginificado e um pouco do resumo histórico. Talvez seja o horário, ou certa incapacidade momentanea.

Pois bem, é 2 de julho, mas incrivelmente, nada de mais acontece em Barreiras. É como se fossemos realmente outro estado, antes mesmo de sermos emancipados/as. Já em Salvador, capital baiana, preparativos para as comemorações da data que é digna do melhor, sobretudo de povo nas ruas, resistindo, assim como no passado, está a todo vapor.

É preciso frisar que durante as batalhas que resultaram na independência da Bahia, temos a primeira figura feminina a ir para às batalhas: Maria Quitéria. Também temos a presença das massas populares, em tempos que não estavam adormecidas, como hoje.

Deixo para os/as queridos/as leitores/as, um vídeo do lindo Hino da Bahia e um pequeno resumo dos/as principais personagens da independência baiana.

E pra finalizar, a dica de um blog com um texto fabuloso sobre o 2 de julho: Focas do Meu Brasil

"Nunca mais o despotismo
Regerá nossas ações

Com tiranos não combinam

Brasileiros corações"


quarta-feira, 1 de julho de 2009

Golpe de Estado em Honduras


Desde o último domingo (28), Honduras vive sob um golpe de estado, que depôs o presidente Manuel Zelaya. Tal golpe foi "levado adiante pelas Forças Armadas e que contou com o apoio da Corte Suprema de Justiça e o aval das forças de oposição representadas no Congresso", segundo Rafael Alegría, dirigente camponês hondurenho e membro da Via Campesina em entrevista ao Brasil de Fato.

É completamente inaceitável, após anos de avanços democráticos por todo o mundo, apesar de diversos casos de liberadade cerceada, vivenciarmos um golpe de estado e um presidente legitimamente eleito sendo deposto por déspotas, como podemos acompanhar.

A mídia burguesa, sempre mais preocupada com assuntos periféricos, não noticiou da maneira devida o golpe e somente na imprensa de esquerda podemos encontrar informações atualizadas dos acontecimentos.

Ainda, segundo a entrevista de Rafael Alegría, o povo tem reagido ao golpe: "o povo hondurenho está saindo massivamente às ruas contra o golpe de Estado, o rechaço é generalizado".

Internacionalmente, o golpe sofre repúdio também de modo generalizado. Os golpistas instalados no governo de Honduras receberam na terça-feira (30) o repúdio unânime da comunidade internacional, que exige a restituição incondicional do presidente dessa nação, Manuel Zelaya.

Veja algumas atitudes tomadas contra o golpe e em apoio ao presidente Zelaya:

- Nenhum país e instituição, reconhece o atual presidente Roberto Micheletti;

- Todos os países da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (ALBA) decidiram retirar aos embaixadores em Tegucigalpa enquanto continuar o governo de fato.

-Também não reconhecerão os diplomatas que forem nomeados pelos golpistas, só os designados pelo presidente constitucional Manuel Zelaya.

- O Grupo de Rio - composto por 23 países latinoamericanos - considerou que a restituição do dignatário hondurenho em suas legítimas funções deverá ocorrer sem condicionamento algum e chamaram os militares a subordinar-se a Zelaya, que é o comandante Chefe das Forças Armadas.

- Nicarágua, Salvador e Guatemala, limítrofes com Honduras, decidiram fechar suas fronteiras por 48 horas para todas as mercadorias que entram e saem do território hondurenh

- A União de Nações Sulamericanas e a União Européia (UE) emitiram sua rejeição oficial ao golpe perpetrado pelos militares em aliança com setores oligárquicos.

- Os Estados Unidos, através do seu embaixador em Honduras, Hugo Llorens, disse que seu país não reconhecerá outro governo que não seja o de Zelaya e apoiará os esforços para restabelecer a ordem constitucional.

Informações retiradas de: Brasil de Fato