Brilha mais que no primeiro
É sinal que neste dia
Até o sol é brasileiro"
2 de julho, feriado. Feriado muito importante, para a Bahia - e para o Brasil segundo a história - mas que não tem a atenção merecida.
Pesquisando sobre a história desta data e lembrando da entrevista que ouvi hoje pela manhã na rádio, com esclarecimentos feitos pelo companheiro Luciano, professor de história, não soube como escrever ou transcrever em poucas palavras e linhas o siginificado e um pouco do resumo histórico. Talvez seja o horário, ou certa incapacidade momentanea.
Pois bem, é 2 de julho, mas incrivelmente, nada de mais acontece em Barreiras. É como se fossemos realmente outro estado, antes mesmo de sermos emancipados/as. Já em Salvador, capital baiana, preparativos para as comemorações da data que é digna do melhor, sobretudo de povo nas ruas, resistindo, assim como no passado, está a todo vapor.
É preciso frisar que durante as batalhas que resultaram na independência da Bahia, temos a primeira figura feminina a ir para às batalhas: Maria Quitéria. Também temos a presença das massas populares, em tempos que não estavam adormecidas, como hoje.
Deixo para os/as queridos/as leitores/as, um vídeo do lindo Hino da Bahia e um pequeno resumo dos/as principais personagens da independência baiana.
"Nunca mais o despotismo
Regerá nossas ações
Com tiranos não combinam
Brasileiros corações"
Regerá nossas ações
Com tiranos não combinam
Brasileiros corações"
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!!! Volte sempre :)