quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Semana pedagógica 2009

Entre os dias 16 e 20 de fevereiro, aconteceu a Semana Pedagógica 2009 do município de Barreiras, com o tema/lema “É tempo de aprender”.


Os dois primeiros dias aconteceram na casa de espetáculos “Magnum”. Na abertura, com um atraso de absurdas 2 horas por causa da prefeita, discursos de “representantes” locais para um público específico, a categoria docente. Discursos que, para mim, não conseguiram transmitir verdade.


Chamou atenção na fala de abertura, a comoção que a prefeita municipal ainda consegue imprimir a um publico que deveria ter um senso critico mais elevado, já que educam, ensinam e cuidam de pessoas.


Para mim, novata nesse processo - pois comecei a trabalhar como concursada este ano -, participei atentamente e algumas palestras foram bastante proveitosas. Ainda, revi amigos/as e analisei cuidadosamente a conjuntura daquele espaço de “formação”.


Após uma palestra de abertura extremamente vazia e superficial, não participei da atividade vespertina do primeiro dia, pois coincidiu com outra demanda. Já no dia seguinte, foi bem produtivo o espaço, tanto com a palestra minuciosamente detalhada em relação a conceitos relacionados à transtornos globais do desenvolvimento (TGD), ministrada pela Profª. Alessandra Teixeira, como do renomado Profº Celso Vasconcelos, que trouxe conteúdo político claro, simples e reflexivo para nós que estávamos na Magnum. Lamentavelmente, não estavam preenchidas nem metade das cadeiras ocupadas na abertura do evento, e as palmas não foram tão entusiasmadas como para a prefeita municipal. Estranho, não é? No mínimo, preocupante.


Nos três dias seguintes, planejamento nas escolas, e eu estava lá, firme e forte com o grupo de professoras da Escola Municipal Alcyvando Liguori da Luz I. Foram dias para conhecer a estrutura pedagógica e administrativa da escola e iniciar o planejamento para cada turma/disciplina deste ano de 2009.


Gostei muito do grupo de professoras da escola e do corpo técnico. É para a minha vivência, uma escola grande, com quase 500 crianças e uma grande quantidade de turmas para trabalhar com recreação. Mas empolgação, ânimo e responsabilidade não faltam. Que venha o trabalho e a luta!

Um comentário:

  1. Olá companheira,
    Te desejo sorte nessa nova etapa de vida, e que vc não se estafe da educação por tão cedo.

    Mas o que me chamou a atenção foi a fala da Sec. de Educação, Maria do Carmo, qd defendeu as turmas muiti-seriadas na zona rural.

    "Os alunos da zona rural obtiveram um melhor desempenho na provinha Brasil em relação aos alunos da rede urbana, quebrando um paradigma de que as salas multi-seriadas dificultariam a qualidade do ensino".

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!!! Volte sempre :)