domingo, 11 de janeiro de 2009

Guerra Israel x Palestina‏: até quando?



Estimados/as leitores/as,


Recebi este e-mail e me senti contemplada em suas linhas. Não conheço a autora, pois o "posicionamento" foi-me encaminhado por um amigo. Vale a pena conferir:



Queridos amigos assistindo ao genocídio que ocorre na faixa de gaza não posso me dar o direito de permanecer em silêncio sem expressar meu profundo pesar por um mundo cada vez mais distante, alheio aos fatos, como se fosse apenas mais um filme de guerra qualquer.


Que os conflitos entre palestinos e judeus tem raízes longínquas é sabido por todos nós, mas o fato é que não podemos permanecer mudos diante desses horrores.


O poder beligerante de Israel com ajuda dos EUA é infinitamente superior ao da Palestina, Israel fala em guerra contra os palestinos que lançam foguetes contra seu estado, foguetes que desde 2001 mataram 28 israelenses enquanto que desde o dia 27/12/2008 em apenas 12 dias mais de 750 palestinos foram mortos aproximadamente metade desse número são de civis. A “guerra” que Israel trava é contra quem? Contra escolas da ONU na faixa de Gaza que se empenham a dar ajuda humanitária?

Infelizmente parece que a humanidade não esta preparada para amadurecer com alguns atos desumanos que ocorreram durante nossa história. Os atos bárbaros que os judeus passaram durante a segunda guerra mundial na mão de um louco que julgava ser sua “raça” superior, não serviram para que alguns judeus desenvolvessem empatia pelo próximo ao contrario serviram para criar um ódio canalizado em mortandade contra os árabes da Palestina sem ser importar se são homens de paz, mulheres mãe de família, ou simplesmente crianças que desde a mais tenra idade tem de conviver com os horrores da guerra.


Os EUA como sempre não compreendem que fazem parte de um todo global e sim acreditam que são o próprio mundo. A ONU entidade responsável para preservar a paz mundial criada após a segunda guerra mundial, simplesmente foi reduzida a pó quando o EUA negou-se a aceitar a resolução da ONU de não invasão ao Iraque, estimulando a bancarrota de uma organização que foi criada após uma guerra que deixou um saldo de 50 milhões de mortos que mostrou todo nosso potencial para o mal com as bombas que arruinaram Hiroxima e Nagasaki. Todo o nosso empenho para que coisas como estas não se repitam estão sendo incineradas com atitudes como esta dos EUA, e ainda respaldando para que Israel faça o mesmo e continue o seu genocídio.


Simplesmente acharmos que não temos nada com esta guerra é fechar os olhos para a nossa condição humana é achar que enquanto a guerra estiver no quintal do vizinho não preciso me preocupar, será que se a guerra ocorresse em nossa casa pensaríamos assim? Temos sim que fazer toda a pressão internacional possível para que haja um cessar fogo, que possa entrar ajuda humanitária na faixa de Gaza e que os governantes tanto de Israel como da Palestina sentem como pessoas civilizadas e tentem sinceramente encontrar um meio de convívio sem que a população civil inocente pague pelos caprichos de alguns.


Viviane Oliveira de Souza


Charges de Carlos Latuff


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!!! Volte sempre :)