A Bolívia é mais um país na América Latina que conseguiu acabar a com o analfabetismo. O objetivo foi alcançado com a implementação do método de alfabetização cubano “Sim, eu posso”. Em 33 meses foram alfabetizadas 820 mil pessoas, cerca de 10% da população do país.Cerca de 70% dos alfabetizados foram mulheres, a maioria indígena e residente na área rural do país.
O “Sim, eu posso” é um método audiovisual de alfabetização. A sua implantação foi possível graças à doação feita por Cuba de três mil televisores e reprodutores de vídeo.
A Bolívia é o terceiro país, depois de Cuba e Venezuela, a alcançar tal meta. Estes mesmos países agora pretendem unir forças para que Paraguai e Nicarágua possam alcançar o objetivo. A Bolívia, além da utilização do método “Sim, eu posso”, contou com o apoio financeiro do governo venezuelano.
No Brasil, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) utiliza o “Sim, eu posso” para zerar o analfabetismo em seus assentamentos. Em todo o país, aproximadamente cinco mil sem-terra estão sendo alfabetizados.
As informações pertencem à Agência de Notícias Latinoamericana Meio a Meio.
De São Paulo, da Radioagencia NP, Juliano Domingues.
O investimento não precisa ser financeiro. Uma idéia simples e um pouco de humanização podem ser a solução pra muitas coisas.
ResponderExcluirBeijo
Ronaldo Trindade
Com esse título, pareceu-me utopia. Mas não dá pra dizer que foi, exatamente, 100% de sucesso...
ResponderExcluirPerceberam que os 3 países cuja praga do analfabetismo foi erradicada e os dois países que pretendem erradicar são norteados pelo sistema político socialistas?
ResponderExcluirMétodo que deveria ser implantado em todo o Brasil,aliás, em todos os Países Latino Americanos, ótima iniciativa de Cuba, Venezuela e Bolívia, diga-se de passagem, ótima iniciativa do MST, já é uma grande conquista dele. =) Não custa nada tentar, é uma ótima iniciativa.
ResponderExcluir