Em janeiro de 1984, após várias movimentações de luta pela terra no Brasil, os/as lutadores/as chegaram à conclusão que era necessário criar um movimento unitário para fortalecer a luta pela reforma agrária e por uma sociedade justa. Assim, houve o congresso de fundação de um dos movimentos sociais que mais crescem e conseguem se organizar no mundo, o MST - Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, que agora, em janeiro de 2009, completa 25 anos de luta!
Coincidentemente, estou lendo um livro (quase conluindo) sobre o MST e a luta pela terra no nosso país. O livro chama-se "Brava Gente - A tragetória do MST e a luta pela terra no Brasil", uma entrevista feita por Bernardo Fernandes ao Pedro Stedile, este último um dos fundadores do MST e membro da coordenação nacional do Movimento.
A maneira de organizar-se é um exemplo a ser seguido, bem como os princípios organizativos deste movimento altamente democrático em suas instâncias e contato com a base de acampados/as e assentados/as.
Essa luta não é fácil, aliás, nenhuma é! E 25 anos devem ser comemorados como uma renovação das esperanças e das forças para continuar, firme e forte, enfrentando as adversidades e lutando, diariamente, por algo melhor e justo!
Vida longa ao MST!!!
"A nossa luta é para derrubar três cercas: a do latifúndio, a da ignorância e a do capital" João Pedro Stedile
Saibam mais sobre o MST em: www.mst.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!!! Volte sempre :)