quarta-feira, 28 de outubro de 2015

O tema da redação do ENEM 2015 e as polêmicas patriarcais

Por Paula Vielmo
Pedagoga e militante feminista/psolista



No sábado, 24/10 quando soube que uma das questões do ENEM abordou sobre feminismo, através de uma citação da clássica filosofa e referência feminista, Simone de Beauvoir, sim, fiquei animada. No domingo, 25/10 quando soube o tema da redação do ENEM, sim, meus olhos lacrimejaram. Sem qualquer ilusão sobre o que representa o ENEM, é inegável a relevância do debate levantado e preocupante o emaranhado de pronunciamentos descriminatórios.

Minha avaliação sobre o ENEM é que trata-se de uma prova em que o conteúdo não foi trabalhado em sala. Parte de uma perspectiva de visão de mundo, conhecimentos gerais, raciocínio lógico, quando a nossa Educação Brasileira ainda é estritamente conteudista. A proposta é interessante, mas avançada para a nossa realidade, sem sombras de dúvidas, o que acaba por poder ser um problema.

O lado positivo: quase oito milhões de pessoas, a maioria jovens, pensando sobre temas da atualidade ou se enraivecendo porque não têm a menor ideia do que as questões abordam e pode servir como uma referência de reformulações curriculares menos conteudistas. O lado negativo: por não representar o nosso modelo educacional, acaba sendo excludente, haja vista que o "capital cultural" exigido pelo ENEM não é oferecido na maioria das escolas públicas do país.

Sobre o tema da redação "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira", inegavelmente para mim, mulher militante, feminista e usuária de "lentes de gênero", assim como para dezenas e centenas de pessoas que se manifestaram publicamente, nas rodas de conversas, pelas redes sociais, foi um avanço. Trazer o debate sobre a violência contra a mulher para a pauta central da principal porta de acesso à Universidade Pública no Brasil é dar visibilidade a um tema caro para nós mulheres, mas de profundo pesar pela persistente gravidade que se mantém.

Diante de diversas declarações que consideraram o tema sem importância, "mimimi", coisa de esquerda, de feminista, minha preocupação veio como educadora militante quando li e vi declarações vindo de nossa juventude, alguns desses jovens conhecidos. Preocupação porque o sistema patriarcal, de dominação masculina e opressão feminina não é visto, e é considerado, obviamente dentro desse contexto, uma bobagem! Ora, o Brasil estar no ranking mundial como o 7º país que mais violenta e mata mulheres, é algo banal? Desconsiderar os dados de órgãos internacionais é ignorância assumida, mas pensar que estes dados devem realmente ser bem piores do que se registra, requer o uso das "lentes de gênero".

GÊNERO! Ah, essa palavrinha de seis letras que foi VETADA do Plano Nacional de Educação - PNE (Lei Nº 13.005/2014) por ser considerada uma ameaça à família tradicional, caiu na prova seletiva mais importante do país! No entanto, mais do que isso, tais declarações nos mostram que a retirada da explicitação do debate sobre as questões de gênero do PNE representam uma problemática educacional a ser encarada, mediante as justificadas que foram contrárias ao tema da redação, ou seja, a escola não consegue combater efetivamente as discriminações, e negar este debate em seu seio significa produzir e reproduzir desigualdades.

Creio ser de conhecimento geral que houveram, também, dezenas e centenas de manifestações de ódio contra o tema da redação. Mais do que isso, a tentativa de desqualificação através de adjetivações de que o exame seria marxista e de esquerda. Lamentável que discutir e garantir dignidade à vida humana, seja uma pauta vista exclusivamente como de esquerda e marxista. Apesar de eu me incluir nestes dois campos, lamento realmente que não seja encarada e pautada como um problema coletivo, que precisa ser superado para muito além dos 9 anos da "Lei Maria da Penha" (Lei Nº 11.340/2006).

Negar a violência contra as mulheres, não pensar sobre as raízes profundas de sua persistência, é somar-se ao coro dos opressores e opressoras e mais do que isso, naturalizar os milhares de cadáveres de mulheres, fruto dessas violência, mas bem antes disso, as violências cotidianas que passam despercebidas e que precisam ser desveladas e combatidas. Sem dúvidas, o ENEM contribuir para reflexão em alguma medida.


2 comentários:

  1. Eu Sinceramente não me espanto com as várias manifestações distorcidas sobre a temática da redação e sobre a questão que envolvia Simone Beauvoir. Estamos em um momento em que a "ignorância" é planeja e executada com sucesso, seja por meio da educação ou por outros meios "religiosos".

    Sobre o nível do ENEM, é notório que o problema não é o nivel da prova, e sim o fracasso da educação em formar pessoas com conhecimento, informação e senso crítico. As aberrações que eu tenho visto sobre a citação da Filosofa são pavorosas, as pessoas não conseguem interpretar uma frase.

    ResponderExcluir
  2. O interessante é como as pessoas deturpam aquilo que lêem e ouvem e mais adiante como nossa sociedade e profissionais da educação vivem à margem do assuntos que fazem parte do dia a dia da Escola, como lidam com as questões de gênero na educação. Como psicóloga tenho me deparado com o despreparo e com situações que têm levado adolescentes a tendências de automotilacao porque não conseguem ser aceitas/os em sua realidade escolar. É isso que queremos para nossas/os filhas/os e alunas/os? Eu particularmente não! Quero uma educação e uma sociedade mais justa e igualitária, quero um mundo em que todas/os sejam aceitas/os e respeitadas/os em suas diferenças, inclusive independente de suas orientações sexuais. "Somos todos iguais, braços dados ou não" ... Sempre na resistência. Um viva ao tema da redação do ENEM. Fantástico!!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!!! Volte sempre :)