quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Estudantes de Pedagogia lançam carta ao governador: o descaso tem que parar!

TURMA DE PEDAGOGIA DO CAMPUS-IX-BARREIRAS SEM AULA


Os alunos da Turma de Pedagogia Docência e Gestão 2007.1 do Campus-IX – Barreiras - BA e demais alunos estão sem professores no próximo semestre que inicia dia 10/10/2011.

Gostaríamos de solicitar do Excelentíssimo Governador da Bahia Jaques Wagner e demais Representantes do Legislativo Baiano, bem como Reitor e Vice-Reitora dessa Instituição que providencie resolver nossa situação com urgência.

Não podemos admitir o contínuo desrespeito, descaso e sucateamento desse Campus que atende alunado de toda Região do Oeste da Bahia, como também, outras Regiões do Estado e até de outros Estados da Federação para concluir sua graduação.

Essa Região vem ganhando nome cada vez mais, pela grande Produção Agrícola e Exportação de seus Grãos. Com isso, também se tornou um pólo Universitário, ganhado mais destaque no Cenário da Educação Superior de nosso País e agora irá ser implantada mais um Campus: da Universidade Federal do Oeste Baiano, a ser instalado até o ano de 2012 em algumas cidades do Oeste da Bahia.

Diante disso, o Srº Governador ao invés de cuidar do Ensino Público Superior das Universidades Estaduais e em especial deste Campus – IX que está sem professores para ministrar as aulas no semestre que vem, está gastando dinheiro com propaganda das novas instalações que sabemos ser um Projeto do Governo federal. O que observamos nesse momento é oportunismo, o que não falta por parte de muitos dos nossos representantes inclusive do Srº Governador da Bahia Jaques Wagner.

Acorda para a realidade Excelentíssimo! Vamos resolver primeiro os problemas mais próximos e o que está sob sua obrigação. Acha que engana a todos os estudantes e demais cidadãos dessa Região? Estamos aguardado ansiosos sua visita e das demais pessoas que fazem parte de sua Equipe para distribuirmos os Dossiês guardados desde as primeiras reivindicações de nosso Movimento.

De quinze em quinze minutos sai uma chamada com Vossa Excelência fazendo o comercial sobre a UFOBA, que absurdo!

Não se esqueça que a Copa de 2014 está chegando e a casa tem que estar arrumada para receber as visitas. Já imaginou se os “turistas” ficam sabendo de toda a verdade a respeito de nosso Estado no qual esse Pais foi Descoberto, ou seja, Explorado pelos Portugueses, pois o mesmo continua alto seu índice de analfabetismo e a baixa qualidade da Educação no cenário brasileiro?

Portanto, essa vergonha, não é o que queremos para o nosso povo, todas essas questões são para serem resolvidas entre comunidade acadêmica do Campus IX e as pessoas responsáveis nesse processo: Direção, Reitor, Vice – Reitora, Pró-Reitor, Secretário de Educação do Estado, Governador e Deputados Estaduais.

Pedimos também, que haja concurso público para o quadro efetivo de professor e técnico administrativo ainda este ano, pois sabemos que o Campus IX da UNEB solicitou desde abril deste ano e só foi liberada vagas para outros Campi.

Diante disso, pedimos também que a realização das provas dos concursos sejam em Barreiras, dando assim oportunidades para alunos, professores e dentre outras pessoas a fazer o concurso, como sempre tem acontecido com vestibulares que ocorrem em Barreiras. Devido à distância, dificulta muitas pessoas irem fazer a prova em Salvador, sem falar dos altos custos das taxas inscrições, passagens, alimentação e hospedagem, pois muitos dos alunos são de família de Baixa Renda e não temos condições de fazer provas na capital.

O que estamos solicitando de Vossa Senhoria é um direito de todos, e isso, nem precisaríamos estar nos expondo diante desses problemas que são de suas responsabilidades.

Esperamos solução Urgente!

Atenciosamente,

Estudantes Egressos/Ingressos do Curso de Pedagogia Docência e Gestão - Campus IX-Barreiras-BA.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Documentário “Do Buriti a Pintada” será lançado em Barreiras

Na próxima quarta-feira, 28, às 20h na Praça Landulpho Alves, durante a abertura da IV Conferência Estadual de Cultura, será feito o lançamento do Filme Documentário DO BURITI A PINTADA – Lamarca e Zequinha na Bahia.


"O Filme Documentário Do Buriti a Pintada – Lamarca e Zequinha na Bahia é o registro da passagem de Carlos Lamarca e José Campos Barreto pela Bahia, desde a Chegada no Buriti Cristalino, até o assassinato de ambos no povoado de Pintada, fatos ocorridos na Chapada Diamantina e Vale do São Francisco (BA), entre o final de 1969 e meados 1971. "

Fica a dica dessa produção regional sobre dois bravos lutadores do povo!

Vou colar lá!!!

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Licitação do transporte coletivo em Barreiras: finalmente vai sair!

Eu me lembro como hoje quando nos reunimos na UNEB para discutir sobre a meia passagem em meados de 2006. Creio que, naquele momento, nenhum de nós sabia que descobriríamos tantas coisas no caminho, como as irregularidades, máfias e trambiques no mundo do transporte público coletivo de Barreiras. E nenhum de nós sabia que aqueles momentos de luta seriam um elo de ligação profundo.

Foram anos de reuniões na Praça Castro Alves e Centro Catequético, de luta e de denúncias corajosas através do MEU e nossa luta por "uma nova lei de meia passagem" via PL 001/07, até protocolarmos em 2008 a representação no Ministério Público. Era Wilson Figueiredo o promotor e ele nos deixaria em "banho Maria".

Um ano depois, em 2009, assume outro promotor: Eduardo Bittencourt, e torna nossa denúncia inquérito cívil. Um novo fôlego. Várias mobilizações para barrar aumentos de transportes e as constantes denúncias de ilegalidade diante da ausência de licitação do transporte coletivo.

No entanto, foi somento em 2011 que finalmente nossa representação, para a justiça, toma forma, através da Ação Civil Pública encaminhada pelo Promotor Eduardo Bittencourt e somente no dia 20 de setembro de 2011, através do PL 020/11 que nossa luta começa a tomar o rumo desejado: LICITAÇÃO DO TRANSPORTE!

Nós éramos jovens estudantes, secundaristas e universitários/as altamente corajosos/as, ousados/as e combativos/as. Agora, podemos ser ainda estudantes, mas somos na maioria profissionais.



No entanto, não tenham dúvida "compas": essa LICITAÇÃO tem nossa intervenção direta, prova de que a luta transforma. No entanto, é o Movimento Estudantil Unificado - MEU, com novas forças que deve, legitimamente, acompanhar o processo licitatório.




Creio que não vamos fugir da luta!

Neste sábado: Pedalando por uma Barreiras melhor!

Passeio ciclístico de 14km pelas ruas de Barreiras, BA, Brasil, alertando as pessoas sobre os problemas ambientais que assolar nossa cidade, nosso Estado, nosso país e o nosso mundo.

No dia 24 de setembro, pessoas do mundo inteiro se reunirão e ocuparão as ruas onde quer que estejam para ir além dos combustíveis fósseis e em direção a bicicletas, transporte público eficiente, energia eólica e energia solar mostrando que o direito dos seres vivos e a saúde do planeta devem ser prioridades permanentes nas agendas dos líderes mundiais.

Ultrapassamos a marca de mil ações registradas no mundo e esse número não para de crescer!

E Barreiras também estará se manifestando. Pegue sua bicicleta ou peça uma emprestada e venha, chame seus parentes e amigos e venha “Pedalar por uma Barreiras Melhor” num passeio ciclístico pelas ruas de Barreiras.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

I Encontro Estadual das Mulheres do PSOL - Bahia

Acontece sexta (16) e sábado (17) o I Encontro Estadual das Mulheres do PSOL - Bahia.

Estou indo para a atividade, na condição de militante que sou, e participarei como debatedora de uma mesa no sábado sobre Construção Partidária.


A programação completa pode ser vista em PSOL-BARREIRAS


Estou muito animada com as discussões e proposições que as mulheres em luta do PSOL farão.


"A luta socialista é uma luta feminista"


sábado, 10 de setembro de 2011

Porque eu não fui para a caminhada contra a violência

Por Paula Vielmo




Aconteceu na última quinta-feira, 08 de setembro, uma "grande" caminhada de indignação contra a violência em Barreiras. Tal evento, organizado pela "Comissão da Paz" fechou a BR 242 por cerca de duas horas e tornou o trânsito mais caótico do que já está. E para surpresa - ou não - a polícia não chegou com a truculência rotineiras frente aos movimentos sociais e foi parceira da ação.


Durante alguns dias, muitas pessoas me perguntaram se eu iria e no dia, muitas outras se eu havia ido. A minha resposta era não, seguida da justificativa que escrevo, também como socialização da minha reflexão frente a esse "movimento".


É fato incontestável que Barreiras tem tido os índices de violência em franco aumento. Os assaltos, roubos, furtos, arrombamentos e assassinatos aumentam, na medida em que o dito "desenvolvimento" também avança. As pessoas que propagam aos quatro cantos do Oeste que somos uma região "em desenvolvimento", são as mesmas que organizaram essa caminhada contra a violência. Para mim existe uma disparidade que necessita ser entendida.


Não vivemos desenvolvimento, mas crescimento, desordenado e desigual, fruto da exploração do grande agronegócio e das instalações duvidosas de muita indústrias nacionais e internacionais. Para existir desenvolvimento deveria haver melhora na qualidade de vida da população e o que está acontecendo é o inverso, vide os números altos de violência.


Outro elemento importante para análise, é que as reivindicações giram em torno de ações paliativas e que buscam tratar a violência nas suas consequências e não causas. Ao meu ver, um erro grosseiro, pois para acabar com algo devemos ir à sua raíz e não ficar na superficialidade, como aconteceu.


A raíz da violência não está em construção de presídios. Cadeia e caixão não são a solução. O que precisamos para acabar com a violência é dar condições dignas, através de efetivas Politicas Públicas, para que as pessoas não se submetam a condição desumana de atacar outro ser humano. Não acredito que existam pessoas que optem por livre e espontânea vontade em assassinar outras pessoas, a se drogas e roubar. Pode até existir, mas não acredito que seja o que motiva a realidade violenta que vivemos.


A violência que foi relatada na caminhada esquece de que o "bandido" é, na maioria das vezes, uma vítima de violência social, pois não possui acesso à educação, saúde, moradia, transporte, trabalho, emprego, cultura, lazer, direitos. Essa pessoa que violenta, é violentada desde antes do seu nascimento com a miséria que assola esse país, esse estado e esse municipio.


É interessante observar o papel da mídia burguesa nesse processo, que com sua ideologia dominante, cercou a caminhada como algo fantástico. Essa mesma mídia, é quem criminaliza e ridiculariza outros movimentos sociais que tem a mesma ação de congestionar o trânsito. No entanto, com sua capacidade de manipulação, coloca uma como positiva e outra como negativa.


A violência cresce juntamente com o crescimento desligado do desenvolvimento da população e não será o fechamento de uma BR, com apoio da imprensa, polícia e comerciantes, como ação figurativa, que trará melhorias.




Com isso, não digo que devemos esperar pela boa vontade dos governantes, sou a favor da luta e das ocupações das ruas para tal, mas defendo que devemos fazer a pressão para atingir a raíz do problema e não discutir na superficialidade apenas para "dar ibope" ou conquistar, através do sofrimento alheio, benefícios para a classe dominante.