sábado, 10 de setembro de 2011

Porque eu não fui para a caminhada contra a violência

Por Paula Vielmo




Aconteceu na última quinta-feira, 08 de setembro, uma "grande" caminhada de indignação contra a violência em Barreiras. Tal evento, organizado pela "Comissão da Paz" fechou a BR 242 por cerca de duas horas e tornou o trânsito mais caótico do que já está. E para surpresa - ou não - a polícia não chegou com a truculência rotineiras frente aos movimentos sociais e foi parceira da ação.


Durante alguns dias, muitas pessoas me perguntaram se eu iria e no dia, muitas outras se eu havia ido. A minha resposta era não, seguida da justificativa que escrevo, também como socialização da minha reflexão frente a esse "movimento".


É fato incontestável que Barreiras tem tido os índices de violência em franco aumento. Os assaltos, roubos, furtos, arrombamentos e assassinatos aumentam, na medida em que o dito "desenvolvimento" também avança. As pessoas que propagam aos quatro cantos do Oeste que somos uma região "em desenvolvimento", são as mesmas que organizaram essa caminhada contra a violência. Para mim existe uma disparidade que necessita ser entendida.


Não vivemos desenvolvimento, mas crescimento, desordenado e desigual, fruto da exploração do grande agronegócio e das instalações duvidosas de muita indústrias nacionais e internacionais. Para existir desenvolvimento deveria haver melhora na qualidade de vida da população e o que está acontecendo é o inverso, vide os números altos de violência.


Outro elemento importante para análise, é que as reivindicações giram em torno de ações paliativas e que buscam tratar a violência nas suas consequências e não causas. Ao meu ver, um erro grosseiro, pois para acabar com algo devemos ir à sua raíz e não ficar na superficialidade, como aconteceu.


A raíz da violência não está em construção de presídios. Cadeia e caixão não são a solução. O que precisamos para acabar com a violência é dar condições dignas, através de efetivas Politicas Públicas, para que as pessoas não se submetam a condição desumana de atacar outro ser humano. Não acredito que existam pessoas que optem por livre e espontânea vontade em assassinar outras pessoas, a se drogas e roubar. Pode até existir, mas não acredito que seja o que motiva a realidade violenta que vivemos.


A violência que foi relatada na caminhada esquece de que o "bandido" é, na maioria das vezes, uma vítima de violência social, pois não possui acesso à educação, saúde, moradia, transporte, trabalho, emprego, cultura, lazer, direitos. Essa pessoa que violenta, é violentada desde antes do seu nascimento com a miséria que assola esse país, esse estado e esse municipio.


É interessante observar o papel da mídia burguesa nesse processo, que com sua ideologia dominante, cercou a caminhada como algo fantástico. Essa mesma mídia, é quem criminaliza e ridiculariza outros movimentos sociais que tem a mesma ação de congestionar o trânsito. No entanto, com sua capacidade de manipulação, coloca uma como positiva e outra como negativa.


A violência cresce juntamente com o crescimento desligado do desenvolvimento da população e não será o fechamento de uma BR, com apoio da imprensa, polícia e comerciantes, como ação figurativa, que trará melhorias.




Com isso, não digo que devemos esperar pela boa vontade dos governantes, sou a favor da luta e das ocupações das ruas para tal, mas defendo que devemos fazer a pressão para atingir a raíz do problema e não discutir na superficialidade apenas para "dar ibope" ou conquistar, através do sofrimento alheio, benefícios para a classe dominante.

2 comentários:

  1. Muuito bOm Paula!
    A mídia burguesa da ênfase naquilo que a beneficie.
    Faz aquela comoção nas pessoas, mostrando uma boa intenção quando, na verdade, estão querendo outra coisa.
    Realmente deria ir na raiz do problema.E eles (poder público, mídia) sabem o que de fato a sociedade precisa. Só que, acontece que
    muita coisa mudaria indo na raiz desses problemas sociais, mudanças
    essas que acabaria com boa parte da mordomia deles.

    ResponderExcluir
  2. Parei porque vi violência
    Parei porque vi confusão
    Se a GENTE tomar providência
    Desarma a polícia e o ladrão
    ---
    A velha estória que “A Burguesia fede”
    Vamos ser atuais!
    A burguesia hoje é “COMÉRCIO”
    Então fica assim: “O comerciante fede”.
    Na real, o mundo tem VALOR!
    Vamos nos unir a um bem comum

    acarlos1santos@hotmail.com

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!!! Volte sempre :)