De acordo com o documento, o ato popular, realizado no Eixo Monumental, em Brasília, foi reprimido de forma violenta, com imagens que evocaram “os piores momentos da ditadura militar, em que a resistência democrática era combatida com a força bruta.” A representação critica duramente a ação policial no episódio, e questiona a conduta e cobra a responsabilização da Secretaria de Segurança Pública e do comando da Polícia Militar do DF.
Na avaliação do presidente da comissão, deputado Luiz Couto (PT-PB), a Polícia Militar mostrou despreparo para lidar com a situação. “Um dos graves problemas que prejudicam o trabalho das polícias em nosso País é o processo de formação e capacitação dos agentes. Em episódios de truculência gratuita como este podemos constatar o quão equivocado é o viés que orienta a formação dos policiais. A mentalidade de que a repressão é sempre a melhor tática prevalece e o resultado são as imagens a que assistimos pela televisão e internet”, lamenta o parlamentar.
O vice-presidente da comissão, deputado Pedro Wilson (PT-GO), considerou a situação “preocupante”, porque os protestos contra o governador devem prosseguir. “Os estudantes e militantes de movimentos sociais estão mobilizados e as manifestações vão continuar e até aumentar. O comportamento da Polícia Militar, tendo em vista essa primeira ação de repressão desmedida, é algo que preocupa a todos nós que defendemos os direitos da população de manifestar a sua indignação e cobrar a resolução dos problemas”, disse.
FONTE: Agência Câmara de Notícias
----------
Foram terríveis as imagens da repressão assistida semana passada na capital do nosso injusto Brasil, e tão terrível quanto, é a passividade da maioria da população diante da situação. Meros expectadores...
Que a mobilização em Brasília cresça e se fortaleça!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!!! Volte sempre :)