domingo, 26 de outubro de 2008

Vereadores aumentaram tarifa de ônibus

Era esperado, mas talvez ingenuamente, não era esperado que fosse de maneira tão sorrateira e rápida a aprovação de um aumento ABUSIVO nas tarifas de transporte público coletivo em Barreiras.

Após eleições, àqueles que se candidatam e sustentam suas candidaturas à base dos grandes empresários que exploram e assaltam o povo, precisam, submissivamente, repor aos cofres de seus patocinadores de campanha os gastos, sejam os reeleitos ou não.

Assim, o presidente da Câmara Municipal de Barreiras, Luiz Holanda - vereador por 6 mandatos e desta vez não reeleito -, mesmo tendo dito, públicamente inúmeras vezes, que o Projeto de Lei de iniciativa do poder Executivo que solicitava aumento da tarifa de ônibus não seria votado este ano, não cumpriu o dito, confirmando não ser representante confiável.

Na sessão, não estavam 2 dos 11 vereadores, e dos presentes foram favoráveis ao aumento:
- Luzia Cavalvante;
- Núbia;
- Silma;
- Beza; e
- Sobrinho

Os dois últimos foram, inacreditavelmente, reeleitos e já demonstram à quem seus mandatos representam.

O único voto contra foi da vereadora Kelly Magalhães, também reeleita e uma abstenção da vereadora Regina Figueiredo, eleita vice-prefeita.

Quanto aos dois votos distintos da maioria (contra e abstenção), a interpretação que faço é que Kelly, quase sempre esperta, sabia muito bem que seu voto não faria diferença e quis sair "bem na foto". Se ela fosse realmente contra o aumento, teria comunicado amplamente à população e aos movimentos sociais, principalmente o Movimento Estudantil Unificado, que estava, há muito tempo, lutando contra o aumento da tarifa e demais questões que envolvem o transporte público coletivo, pois outras tentativas de aumento já haviam sido barrdas.

Já Regina, não espantou: continuou sem optar por um lado, preferindo ficar "em cima do muro", na errônea visão de que assim, não estaria se expondo com nenhuma das duas partes. Ela, provavelmente, deve procurar garantir no governo de vice-prefeita, as mesmas práticas como vereadora: passiva, covarde, acanhada. E contra o povo, ou melhor, olhando-nos do alto do muro.

Nessa história toda, a população de Barreiras (também passiva), é quem sofrerá com o aumento absurdo de R$1,40 para R$1,60! Aumento abusivo, imoral, uma afronta à população.

Agora, não é possivel reclamar! Quer dizer, reclamismos pelos cantos, provavelmente é o que haverá, mas não muitas ações no sentido de mudar isso.

É possível - e necesário - pressionar para retroagir ou pelo menos, buscar legalmente fazer o máximo que pudermos para que os poderes constituídos tomem providências sobre a imoralidade do serviço público de transporte coletivo, que funciona sem concessão, não tendo, jamais, passado por uma licitação, mas mesmo assim aumentando de valor. Optar pelas brechas da legislação burguesa é um caminho, pelo que parece, o mais viável a ser percorrido, pois a população de Barreiras não reaje para as ações de pressão popular, não se movimenta para tomar as ruas.

É muito horrível a sensação de gritar no deserto...Mas, arregacemos as mangas e vamos à luta, pois ela continua!


7 comentários:

  1. Adorei o novo formato do blog, ficou legal, a foto tb está muito sujestiva. Mas, a mudança mais interessante foi REAÇÂO, brilante! nem sempre as pessoas estão dispostas a postar comentários.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Rose!

    Procuro sempre fazer o melhor possivel!

    Mudar é bom, mas quando se mantém a base...hehe
    O blog está de visual novo, mas mantenho o conteúdo e a linha de escrita.

    Abraço e obrigada por comentar! ;D

    ResponderExcluir
  3. Ei gente, tô lendo viu...
    Faz uma semana que sempre estou por aqui para ver as novidades da "Terra do ENEESPe", acho os textos otimos!!!

    Parabéns Pedagoga

    Ró Pitanga
    UNEB-JUAZEIRO

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada, Rosane!!! ;D
    Até novembro.
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. A sua luta é justa, mas não é uma luta só sua? será que o povo quer de fato que esse aumento não se concretize?

    acredito que ser vice é o melhor cargo para Regina, já que o povo quer mantê-la na vida publica, pelo menos alí ela não interfere tanto nas nossas vidas!

    ResponderExcluir
  6. Ana, muito me honra sua visita e seu comntário. É uma excelente reflexão!

    A luta é realmente justa, mas não é só minha, disto sei. Pode ser de meia dúzia, mas só minha não é.
    Creio que o povo não quer o aumento, não tem vontade suficiente para se levantar contra isso, o que é terrivel! Sem força popular não há avanço significativo!

    Sobre Regina, tens razão: ela não serve para nada e será uma pra nada tb como vice-prefeita. Só lamento o fato dela continuar recebendo saláio pago pos nós para não fazer absolutamente nada de proveitoso para o povo.

    Apareça mais vezes!!!

    Bjão

    ResponderExcluir
  7. Ontem a tarde a vereadora Regina Figueiredo estava na reunião dos Conselheiros do CONDEMA, e na ocasião se discutia a questão da instalação das PCHs no Rio de Ondas...
    A Vereadora ficou nadando na maionese, porque nem sabia do que se tratava... é uma vergonha esses nossos vereadores, não sabem de nada e nem fazem nada...Nada fazem pelos problemas q realementem ferem Barreiras...Apenas se fazem corpo presente, para mostrar q estão preocupados com os problemas de Barreiras, mas na verdade eles querem é popularismo e mais nada....E as vezes nem isso...

    Essa questão do aumento da passagem é um absurdo...
    è um roubo ao bolso do barreirense...Deixo aqui a minha indignação...

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!!! Volte sempre :)