quarta-feira, 18 de março de 2015

Político Out Dó

Por Paula Vielmo


Faltando 20 meses para as eleições municipais de 2016, já começou a aparecer pré-candidato como poeira em Barreiras, juntamente com textos e análises das mais bizarras possíveis, sobretudo de quem se diz “imprensa”. Imprensa em tempos de necessária democratização da comunicação, sem qualquer dúvida.

Nesse rebuliço, causa-nos não mais espanto, mas indignação, os critérios para que essa dita imprensa corrupta apresenta uma série de nomes, com o intuito de dar visibilidade e testagem eleitoral, mas sem compromisso com a veracidade da informação.

Dentre os inúmeros casos, irei destacar um, que intitulei criativamente de “Político Out Dó”. Trata-se de um senhor desconhecido enquanto trajetória política, empresários local, que com seu viés neoliberal acha que poder público é como a sua empresa.

Esse caso, não é o primeiro em Barreiras, nem na região ou pelo país afora. É uma “tendência”  trazida para a política representativa, que diante da falência política com esses péssimos representantes, trazem para o centro do Estado o debate sobre a semelhança com uma empresa privada.

A chegada de empresários na política me parece tão prejudicial quanto a de religiosos fundamentalistas: ambos não conhecem tolerância, não conhecem o que significa coletividade ou bem público. São duas ameaças reais e crescentes na política, sobretudo em tempos de eleição.
Pois bem, esse senhor que peguei como exemplo, sem trajetória política, mas muito dinheiro, resolveu sair candidato a prefeito. E dentre todos os casos eu o escolhi pela bizarrice com que tem procedido.

Faltando mais de 20 meses ele começou a fazer propaganda antecipada, contrariando a legislação eleitoral (você votaria em alguém que, antes de ser eleito, já fere a lei?), utilizando de poder financeiro para espalhar pela cidade adesivos e o mais chocante/ridículo: outdoors com seu rosto e mensagens em datas comemorativas, além de velhos releases sobre seu empreendedorismo fascinante.

A primeira vez que vi um desses outdoors, perguntei: quem é esse? E minha irmã me disse quem era. Eu, militante com mais de 15 anos de trajetória política, não sabia quem era o empresário. Obvio, ele não tem atuação politica ativa, ele tem atuação ativa nos negócios e, para mim, política não é negocio!

Pois bem, tão esdruxulo quanto esse “político Out Dó”, é a ampla divulgação que a imprensa barreirense tem dado a ele e, mais recentemente, a reprodução de noticias sobre a saída desse “redentor” do PSDB. A troca de Partidos, aposto que deve-se a um caminho já conhecido na política ruim: buscar uma legenda de aluguel, que ele comprará com o dinheiro que possui, para levar adiante o seu projeto de candidatar-se. Ele parece ter pouca noção de como funciona o processo político-eleitoral, mas está atento à tendência empresarial.  Ow dó!


E diante dessa repercussão toda, eu pergunto: quem é esse fulano? Pra mim ele não representa nada além de um rosto desconhecido, fazendo mais do mesmo e espalhado por outDÓors!

Um comentário:

Obrigada pelo seu comentário!!! Volte sempre :)