Por Paula Vielmo
Diante de uma pauta extensa e da necessidade de atualizar o blog, farei abaixo pequeninos comentários acerca das pautas que quero deixar registrado (mesmo já tendo passado), ao invés de escrever textos específicos para cada uma, objetivando otimizar o tempo e atualizar os escritos.
1. DEBATES ELEITORAIS
Assisti apenas DOIS debates eleitorais em Barreiras, a saber:
APLB-SINDICATO - Esse debate, pensei que fosse uma micareta ou algo semelhante, pois havia a grande presença de entusiasmados agitadores de bandeiras em frente ao Centro Cultural. Nesse debate, os correlegionários/obcecados por Jusmari tentaram (conseguiram alguns) invadir o local do evento, até mesmo entrando pela "porta dos fundos". Foi patético e um pouco assustador.
O espaço, apesar de ser direcionado para "trabalhadores/as da educação", contava com pouca presença deste segmento. O mediador estava despreparado para as artimanhas de Juju e cia. Creio que já temiam perder. Antônio Henrique não compareceu. Foi um debate interessante.
TV OESTE - O debate organizado em cadeia pela Rede Globo/Rede Bahia, contou com a presença de todos os candidatos. Naquela noite, Barreiras parou diante da televisão e no dia seguinte só falou-se sobre. Politicamente foi uma negação, em termos qualitativos. O mediador, assim como no da APLB, estava despreparado. Algumas pessoas decidiram ou modificaram o voto a partir do debate. Sinceramente, ainda não sei como.
2. RETORNO DE ANTÔNIO HENRIQUE E COMO FICAM OS DEMAIS
Como previsto, a eleição majoritária foi muito disputada e a diferença de votos entre o eleito e o segundo lugar muito pequena (507 votos). Antônio Henrique garantiu os votos da eleição de 2008 e alcançou a reeleição com a "forcinha" de Lula. O PT em Barreiras só serviu para isso na coligação, porque não tem potencial eleitoral em termos de votos. Zito deve ter ficado desesperado, mas conseguiu eleger o irmão na cidade vizinha: São Desidério.
Apesar de todas as críticas, Jusmari foi muito bem votada: 22.024 votos! Ela ficou em 3º lugar com uma diferença de 577 votos para o segundo (Zito) e 1.084 votos para o primeiro (Tonhão). Os Oliveiras perderam nas duas cidades em que disputaram. Ainda assim, continuam com regalias através do mandato de Oziel como Deputado Federal.
A perspectiva? A pior possível! Dizem que estou sendo pessimista, mas estou apenas analisando a nossa conjuntura, que já disse, não é nada favorável.
Temos o retorno de um dos prefeitos mais violentos que tem-se notícia. E ele vem atrelado com o PT e uma péssima equipe de gestão. Coitada de Barreiras! Coitados de nós, povo de Barreiras!
Interessante analisar que 3.744 pessoas não quiseram optar por nenhum dos CINCO candidatos, deixando um espaço que precisa, e deve, ser ocupado.
3. NOVA CÂMARA MUNICIPAL
Conforme escrevi anteriormente (AQUI), cabe uma avaliação. Apesar de ter previsto a reeleição de praticamente todos os vereadores, apenas QUATRO dos atuais ONZE se reelegeram. Foram postos para fora os de "caráter religioso" e Sobrinho, um ranço eliminado, o que considerei uma surpresa e um aspecto bastante positivo. Dos DEZENOVE eleitos acertei OITO e fiquei feliz em errar por muitos, e desanimada por outros sacanas que conseguiram retornar ou ser eleitos, apesar da total falta de caráter (sim, conheço boa parte!).
A surpresa para mim foi a votação de Marileide, o que gerou expectativas em muitas pessoas, mas não em mim. Ela terá que me mostrar com ações que é diferente, pois suas ações até agora só me fizeram crer que ela é "mais do mesmo", contando inclusive com a campanha antecipada que realizou, fora outras coisas que sabemos, mas devido a falta de provas, não podem ser ditas.
O perfil da Câmara? Continuará sendo omissa, apesar da "maioria" ser da base de Jusmari. Eles e elas irão com quem lhes der condições de fazer política assistencialista. Posso e quero estar errada, mas o tempo a partir de 01 de janeiro de 2013 é que vai dizer!
4. CONCLUSÃO
Barreiras quis e terá, mais do mesmo, conforme eu já disse AQUI e AQUI e o tempo confirmará. Quero estar errada, como quero...mas a política não é feita do que se quer, o contexto é muito mais complexo. A nós, resta continuar na luta, buscando CADA VEZ MAIS organização e intervenções efetivas e qualitativas!
À pessoa que escreve anonimamente me ofendendo, um aviso: não tenho medo de debate ou embate, mas mostre sua cara e nome ou não saberei contra quem tenho que argumentar. Eu posto e assino, tenha a mesma coragem.
ResponderExcluirSaudações sempre em luta!