terça-feira, 31 de março de 2009

Audiência adiada

Hoje, 16h00 era para ter acontecido a audiência dos processos que Luiz Holanda, Da Costa, Sobrinho e Beza, na época vereadores e membros da mesa diretora da Câmara, entraram contra alguns militantes estudantis do MEU - Movimento Estudantil Unificado, no ano de 2007 em virtude de algumas manifestações que fizemos. Estou entre as acusadas. As acusações: injúria!

A referida audiência não aconteceu porque o juiz do caso esteva na inauguração da comarca do e algumas pessoas e militantes sensibilizados com a situação, totalmente absurda de crimionalização dos movimentos reivindicatórios, no nosso caso, do Movimento Estudantil (ME).

A luta que travamos em 2007, extremamente árdua, buscava objetivos coletivos e justos: uma leia de MEIA PASSAGEM justa! Enquanto os/as estudantes reivindicam, em vários municípios do país PASSE LIVRE, nós aqui em Barreiras ainda reivindicávamos MEIA PASSAGEM.

Pois bem, sem saber lidar com as pressões extremamente politizadas e conscientes que foram realizadas, no auge do retrocesso político enquanto legisladores/as e representantes, entraram com 5 processos contra militantes do MEU. Um dos processos foi extinto por conta de uma pressão midiática que fizemos no período eleitoral.

Depois de contextualizado, é preciso externar a revolta e a indignação que a tarde de hoje me causou. Tanta que nem consigo expressar ao certo com palavras. É uma indignação que transborda diante do que isso significa, do absurdo que representa e do quão apática é a nossa população!

Nós temos muita clareza de que somos inocentes, muita convicção de que tudo que fizemos foi correto e legítimo, e somos obrigados/as a estar nessa situação. E por mais que chamemos os/as estudantes, eles/as não comparecem...

É tão frustrante! É tão absurdo a sensação de normalidade diante dessa criminalização das lutas. É natural, minha gente? Deve ser natural? NÃO!!!

Vamos até o fim, alegou Luiz Holanda. Nós também vamos, até porque QUEREMOS JUSTIÇA!

A luta, continua!
Força!!!


Na foto as "vítimas"

quinta-feira, 26 de março de 2009

Abaixo-assinado: não se restringe a isso!

Na postagem publicada em 15 de março, intitulada "Abaixo-Assinado: Contra a criminalização da luta estudantil!", houve um comentário anônimo com o seguinte texto:

"Claro que nossa indignação não pode se restringir a apenas um abaixo assinado. O MEU irá fazer algun ato de protesto contra esse absurdo?"

Em relação a isso, respondo:

Concordo com sua afirmação: "Claro que nossa indignação não pode se restringir a apenas um abaixo assinado". E não irá se restringir!

O abaixo-assinado é apenas um meio de pressão política e divulgação dessa perseguição e criminalização das lutas! Também, é umas das poucas maneiras de quem está distante, contribuir com a luta e combater a perseguição vivenciada por nós.

No dia 31 de março, temos audiência 16h00 e sem dúvidas, haverá manifestação!
Estaremos lá - em muitos ou poucos, expondo essa situação como algo que não deve, de modo algum, ser encarado como natural!

Assim que tiver mais detalhes sobre o ato, postarei. Caso não coloque a tempo, esteja no juizado às 15h30 para as manifestações.

A LUTA CONTINUA!

quarta-feira, 25 de março de 2009

Crise cortou 750 mil vagas de trabalho desde novembro, diz Dieese

23/03/2009 - 16h48 (Agência Estado)

A crise financeira internacional eliminou aproximadamente 750 mil empregos formais no país entre novembro do ano passado e fevereiro deste ano. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (23) pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), resultado de uma análise feita com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

De acordo com a análise, este volume de vagas representa uma queda de 2,3% do emprego formal no período. Para a entidade, a crise interrompeu um ciclo positivo no mercado de trabalho brasileiro. Segundo o Dieese, isso é um problema, pois muitos trabalhadores ainda têm uma relação precária de trabalho e o país ainda tem uma taxa de desemprego alta em comparação às registradas em outros países.

O setor mais atingido foi a agropecuária, com recuo de 7,9% das vagas em dezembro ante novembro do ano passado e de 8,6% no acumulado de novembro a fevereiro. Em seguida, ficou a indústria de transformação, que registrou perda de 3,6% dos postos com carteira assinada em dezembro ante novembro e de 5% no acumulado até fevereiro.

Análise

O coordenador de Estudos do Dieese, Ademir Figueiredo, ressaltou que dezembro é, tradicionalmente, um mês de aumento das demissões. "Independente deste momento de crise, dezembro é um mês de ajuste do emprego", afirmou.

Ele estimou que, sem o efeito da crise, o país teria perdido, de qualquer forma, 350 mil postos no último mês de 2008, e não os 655 mil apontados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do governo federal. "Neste momento, assegurar os processos de negociação de salários é fundamental para sairmos da crise."

domingo, 15 de março de 2009

Abaixo-Assinado: Contra a criminalização da luta estudantil!

Em 23 de fevereiro de 2007, foi protocolado na Câmara Municipal de Barreiras, o Projeto de Lei nº 001/2007. Tal projeto, elaborado pelos/as estudantes e apresentado pela vereadora Kelly Magalhães visava atender as necessidades reais e atuais da comunidade estudantil no que trata da meia passagem e democratizando o direito de uso da mesma.

Depois de 3 (três) meses de exaustivas discussões, o presidente do legislativo, vereador Luiz Holanda, anunciou na sessão de 19/06/2007 que o projeto seria votado no dia seguinte (20/06/2007) atendendo em mais de 90% as reivindicações estudantis. No entanto, foi com surpresa e indignação, que a comunidade estudantil soube momentos antes da votação, que alguns vereadores estavam reunidos na sala da presidência, com o ex-vereador e advogado de uma das empresas de ônibus Sr.Jaires Porto e o gerente da Associação das empresas de Transporte Coletivo de Barreiras – A.T.C.B, modificando o Projeto de Lei. Os/as estudantes foram impedidos/as de entrar na reunião, cujo tema era de seu interesse. Depois de muita pressão por parte dos/as estudantes os/as vereadores forneceram o parecer, onde pôde-se constatar que o projeto que eles/as desejavam aprovar não atendia nem 10% das reivindicações dos/as estudantes e se constituía no projeto enviado pela A.T.C.B.

Como se passara 5 (cinco) meses de tramitação do PL nº 001/2007 na Câmara Municipal sem que os/as vereadores demonstrassem interesse em atender as reivindicações dos/as estudantes, os/as mesmos/as saíram pelas ruas da cidade no dia 08 de agosto de 2007 em direção à Câmara Municipal, para pacificamente solicitar/reivindicar a aprovação do PL nº 001/2007.

A Câmara Municipal de Barreiras aleatoriamente apresentou uma representação criminal contra 5 (cinco) estudantes, Cláudio Roberto de Jesus, Diolirio Araújo Medeiros Filho, Geisa Sabine, Paula Vielmo e Raquiles Rodrigues de Almeida (processo extinto), estudantes e egressas da UNEB/Campus IX, Barreiras-Bahia, com acusações infundamentadas, inconsistente, levianas e injustas. Consideramos este processo arbitrário, antidemocrático e a manifestação dos/as estudantes justa e legitima.

No caso de Geisa Sabine o agravante é maior porque a mesma não se encontrava na manifestação do dia 08 de agosto de 2007. Os vereadores que aparecem no processo como vitimas são: Luiz Carlos Piedade Holanda e Pedro da Costa (ambos não se reelegeram), e Isabel Rosa e Francisco Sobrinho (ambos reeleitos).

Além disso, repudiamos a tentativa desesperada e frustrada de criminalização do Movimento Estudantil feita pela Câmara Municipal de Barreiras através deste processo. Ao tratar as manifestações estudantis como caso de policia, os vereadores descaracterizam e tentam desesperada e frustradamente criminalizar a luta estudantil, ferindo o princípio democrático segundo o qual os/as estudantes têm o direito de se organizar e manifestar livremente suas opiniões.

Manifeste seu apoio e solidariedade aos estudantes e egressas da UNEB/Campus IX que estão sendo processados/as: CLAUDIO ROBERTO DE JESUS, DIOLÍRIO ARAÚJO MEDEIROS FILHO, GEISA SABINE ARAÚJO SILVA e PAULA VIELMO, por participarem da manifestação realizada pelo Movimento Estudantil Unificado de Barreiras – MEU, no dia 08 de agosto de 2007 nas ruas da cidade de Barreiras em direção à Câmara Municipal de Barreiras. Assine o abaixo-assinado em: http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/4007 e divulgue para seus contatos!

A audiência será realizada no dia 31 de março às 16h00 no juizado especial criminal da comarca de Barreiras (juizado do centro)

Para quem quiser conferir, o processo número 20800-0/2008 está disponível em: http://www.tj.ba.gov.br/servicos/consulta_processual/index.htm


A luta continua!!!

quarta-feira, 11 de março de 2009

08 de março - Dia Internacional de Luta das Mulheres

O 8 de março deste ano foi bem diferente dos anteriores, e muito, muito bom!

Estive com uma camarada em Salvador, participando juntamente com mulheres lutadoras - e alguns homens - do PSOL e simpatizantes, do seminário "As mulheres no contexto da crise do capital", organizado pelo setorial de mulheres do PSOL/BA.

O seminário foi de 6 a 8 de março, porém só participei dias 7 e 8, mas foram dois dias de extrema aprendizagem e reflexões. A mulherada do PSOL é retada, são feministas excelentes e super acolhedoras.

As reflexões durante o seminário fizeram-me compreender algumas inquietações que não conseguia explicar e esclareceu alguns aspectos da luta feminista, principalmente no que trata sobre o aborto. Fora a oportunidade de conviver alguns dias com companheiras de luta incríveis, exemplos a serem seguidos.

Infelizmente não houve a marcha que estava prevista, mas mesmo assim valeu muito participar do espaço, que foi de formação e amadurecimento.


Viva às mulheres de luta! Viva a luta das mulheres socialistas!

segunda-feira, 2 de março de 2009

Começa o ano letivo, começa um novo trabalho

Depois de um período na graduação de Pedagogia, estou em uma escola, trabalhando com o público que escolhi: crianças, também ocupando uma posição que me interessou, mas que ainda conheço pouco, confesso: como recreadora infantil!

Neste 02 de março começaram as aulas municipais e eu comecei, na condição de recreadora concursada, a trabalhar de fato, com o público esperado. Foi um dia muito puxado, com algumas decepções, outras indignações, mas uma felicidade imensa de estar lá, junto, principalmente com as/os pequeninas/os, numa impressão que será mais do que um desafio, mais do que um processo de construção e desconstrução, mas uma experiência fascinante.


domingo, 1 de março de 2009

Começa março: mês de luta feminista

O mês de março é marcado por uma data muito importante para os movimentos feministas de todo o mundo, o 8 de março - Dia Internacional da Mulher.

Durante este mês, que deve ser acima de tudo de luta - não pontual, mas contínua, inicio com uma postagem de um poema que conheço e aprecio desde os tempos do ensino médio, quando iniciei minha militância política. Espero que também apreciem!

Mulheres Protestando, óleo sob tela - Di Cavalcante (1941)


Mulher proletária
Jorge de Lima (1893-1953)

Mulher proletária — única fábrica
que o operário tem, (fabrica filhos)
tu
na tua superprodução de máquina humana
forneces anjos para o Senhor Jesus,
forneces braços para o senhor burguês.

Mulher proletária,
o operário, teu proprietário
há de ver, há de ver:
a tua produção,
a tua superprodução,
ao contrário das máquinas burguesas
salvar o teu proprietário.