segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Tratores por Escola e Posto de Saúde: NÃO PASSARÃO!

Por Paula Vielmo
Pedagoga

Na quarta-feira, 29 de julho, recebi uma mensagem via WhatsApp de uma amiga que é professora no município de Barreiras, com um texto e dois áudios, falando sobre a demolição da Escola Municipal Deputado Juarez de Souza, na Vila Brasil. Era uma professora da escola, muito corajosa diga-se, pedindo socorro. Digo corajosa porque em nossa cidade impera a "Pedagogia do medo". O motivo alegado para a derrubada era a ampliação e construção de uma praça "super moderna".

Obviamente que a situação choca: derrubar escola e Posto de Saúde (também tem um Posto no pacote) para construir praça parece, à todas as pessoas, algo absurdo. Eu, assim como as demais pessoas, também avaliei como um absurdo, ainda mais em se tratando de um bairro periférico, com demanda para escolas; por ser realmente uma escola, com estrutura de tal - e não as casas alugadas ou galpões, transformados em escolas em nosso município - e, por fim, porque as crianças e professoras seriam deslocadas para o "salão paroquial". Ou seja, enviar para o velho esquema de local inadequado.

O texto circulou rapidamente, inclusive falei com essa professora pessoalmente e ela estava surpresa com a rapidez com que a informação correu. E isso fez com que houvesse mobilização tanto da comunidade escolar quanto da imprensa e do poder legislativo através de alguns e algumas vereadoras. No dia seguinte (30), houve uma manifestação na escola, com grande presença da imprensa local que logo disseminou a notícia através dos blogs, jornais e uma matéria na TV Oeste. 

Manifestação na Escola Municipal Deputado Juarez de Souza
No dia da manifestação na escola a tarde e ainda pela manhã, alguns vereadores apareceram para manifestar-se, falando do quão absurdo era aquela situação. Lamentavelmente, tais vereadores, bem pouco ativos, tornaram o ato em um palanque, com direito a discursos e muitos registros fotográficos e de filmagens. Tinha mais câmeras do que gente na escola. Eu vi porque estava lá, para conversar com as professoras e estudantes pessoalmente, prestar a solidariedade e compreender a situação.

No dia 31/07 circulava a "Nota de Esclarecimento Sobre a construção de uma nova obra pública na Vila Brasil", emitida pela Prefeitura de Barreiras.

Sobre a nota de esclarecimento da Prefeitura? Blá blá blá mentiroso. Eu acredito nas professoras. E a nota tem um tom politiqueiro muito ruim, tentando utilizar de um subterfúgio rasteiro de interesses diversos em prejudicar o atual governo. Do jeito que fazem besteiras atrás de besteiras, com uma equipe tão incompetente, o próprio Governo se prejudica. E a cada dia fica mais explícito quais são as prioridades deste Governo de Tonhão e cia, bem como as pessoas desqualificadas e sem qualquer capacidade de diálogo que estão à frente destes processos.

Estudantes e seus cartazes: recado ao Prefeito desde cedo. Larissa, de blusa vermelha
foi minha aluna quando fui recreadora na Escola Alcyvando Liguori da Luz I (2009-2011)
Por ora, a Escola e o Posto de Saúde estão salvos, mas é preciso estar vigilante, pois é prática já conhecida deste Prefeito derrubar as coisas nas madrugadas, tais como as árvores da Praça Castro Alves em mandatos anteriores.

A destruição da escola, para mim, se justificaria se fosse para ampliar a atual e modernizá-la de maneira a manter seu pleno funcionamento. A nota da Prefeitura dá a entender que a obra continuará, todavia, o povo já mostrou disposição para combater qualquer tentativa de destruir a Escola. E tratores pela Escola e o Posto de Saúde, não passarão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!!! Volte sempre :)