terça-feira, 26 de novembro de 2013

Barreiras em Imagem (4)

Segue as imagens enviadas por um leitor do "Ideias são à prova de bala".

A situação de Barreiras e de sua precária infraestrutura assustam, pois permanecem sem ação dos sucessivos governos.


Entrada do Bairro Bandeirantes, na saída para Salvador. Fotos tiradas as 14:00 do dia 29/10/2013.







domingo, 24 de novembro de 2013

9ª Semana da Consciência Negra em Barreiras e a invisibilidade midiática

Por Paula Vielmo

No dia 20 de novembro celebramos o Dia Nacional da Consciência Negra, que na Bahia ainda não é feriado estadual, menos ainda em Barreiras, terra sem lei no velho oeste. A data deve ser incluída no Calendário escolar, conforme determina a Lei nº 10.639/03 e nesse período - geralmente somente nesse período - as discussões aparecem nas escolas, nas redes sociais e na mídia.

Em Barreiras, aconteceu pelo nono ano a Semana da Consciência Negra de Barreiras, evento de extrema importância, totalmente gratuito, que acontece desde 2004 e durante sete anos foi organizado pela UNEB, mas desde 2012 conta com o somatório de forças da UFBA (agora UFOB) e do IFBA, constituindo uma parceria entre as instituições públicas com importantes contribuições para a formação educacional e desenvolvimento da região oeste.
 
Este evento existe desde os tempos em que eu era estudante de graduação em Pedagogia na UNEB, e é inegável as contribuições reflexivas que o mesmo traz no tocante ao racismo existente em nosso país - e também em Barreiras, mas velado de maneira cruel. Foram os debates e as vivências de racismo e de combate ao racismo durante minha trajetória formativa, somados à uma perspectiva diferenciada de sociedade e combate às opressões que me fizeram e, ainda fazem participar deste evento, diversas vezes como integrante da comissão organizadora, atualmente na condição de servidora do IFBA.
 
No entanto, algo me chama a atenção neste evento em Barreiras, sobretudo neste ano de 2013: a ausência de interesse em divulga-lo! Se a mídia "branca" apresenta superficialmente o tema, trata-o sempre sobre uma perspectiva da "democracia racial" e  como folclore, mostrando apenas as contribuições culturais (danças, culinária...), em 2013 praticamente não houve divulgação da 9ª SECONBA por parte da imprensa barreirense, pois apenas três sites divulgaram o release enviado (Jornal Nova Fronteira, Jornal Novoeste, Site Barreiras Bahia) e a Rádio Nova FM que fez contato com uma das organizadoras para uma entrevista (isto no dia 20/11). Exceto esses, a única divulgação espontânea encontrada foi por parte da Revista A divulgando a inscrição de trabalhos.
 
A motivação deste texto é a fala do apresentador do programa de rádio, quando ele disse que não viu divulgação nos blogs e sites locais e perguntou se havíamos enviado material de divulgação. Ora, ao invés de responder a pergunta dele vou questionar o seguinte neste texto: que imprensa é essa que precisa das notícias sempre prontas? Que imprensa é essa que desconhece uma data nacional e um evento de nove anos, agora organizado pelas únicas três instituições de Ensino Superior Público que temos em Barreiras? Que imprensa é essa que não cria, mas quer os textos prontos?
 
Para tais perguntas, eis minhas respostas: É a imprensa que não divulga. É a imprensa que agenda entrevista e desmarca para substituir por propaganda de show (como fez a TV Oeste). É a imprensa homogeneizada, em que todos os sites possuem as mesmas e idênticas informações, porque os textos são releases prontos. É a imprensa racista de Barreiras!
 
Racista?! Reagirão alguns e algumas naquele tom de que racismo não existe, de que é mania de perseguição. Sim, a invisibilização de um evento com debates sérios e qualificados é a manutenção do racismo. Todavia, a Semana da Consciência Negra de Barreiras acontece, e em níveis  de discussão altamente elevados, como têm sido e como foi este ano e continuará sendo, mesmo sem o apoio da imprensa local.
 
 
ZUMBI VIVE!