sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Pensamentos sobre um blog desatualizado

Por Paula Vielmo

Desligo o computador para ir dormir. Preciso acordar 7:00, mas os pensamentos não desligam. Dentre tantas coisas que se passam, lembro que o blog está hiper desatualizado. 2:28 da manhã e eu ligo novamente o computador. Que dane-se o sono, eu vou escrever!

Eu sei, como boa blogueira que sou, da necessidade de "alimentar" o blog para que ele seja atualizado, garanta visitas e leitores/as. Todavia, faz um tempo que minha fase de escrita "fértil" passou por uma baixa. É algo perceptível, e peço desculpas.

Isso se deu por motivos que ainda não identifiquei concretamente, mas tenho algumas hipóteses. Raramente escrevo de modo tão pessoal. Não é meu estilo, ou não era, sei lá, estou em fase de "transição", mas escrever continua sendo uma ótima válvula de escape, ainda mais quando encontramos pessoas que se identificam com a escrita. E esse texto, aviso logo: é meio diferente.

Infelizmente, meus textos indignados estão reduzidos. Desde a minha mudança de trabalho, fiquei um pouco "por fora" do que acontece, e depois do período eleitoral, mas mesmo antes, entrei em "processo" de intensa reflexão. A militância política é a minha vida! Eu escolhi isso há 13 anos atrás e não me arrependo. Todavia, as coisas mudam, as pessoas mudam, e que bom que isso acontece ou a luta não teria sentido!

Isso quer dizer que eu saí da luta? Que a minha indignação reduziu, junto com os textos? De modo algum! Da luta não me retiro, só saio sem vida. E ainda estou respirando, ainda acredito e pulso de revolta, direcionada. Porém, tanto tempo de militância e uma vasta trajetória provocam alguns questionamentos. Algumas pessoas usam essa "fase" para desistir. Não é o meu caso. Eu utilizo para pensar como avançar, coletivamente.

E esses pensamentos têm, juntamente com outras demandas que se acumulam, provocado uma parada brusca na escrita. Eu preciso estar inspirada para escrever. E não pode ser uma inspiração qualquer, ela requer uma indignação latente, uma perturbação realmente provocadora. Ou isso, ou saíra um texto medíocre!

Dito tudo isso, como boa blogueira, também sei que os textos não devem ser muito longos, então vou parar por aqui. Isso é uma justificativa socializada, pois compartilho MUITOS pensamentos com as/os leitoras/es e devo isso a vocês! Informo que tenho diversos assuntos em pauta e vou me organizar para voltar à ativa! 


ATÉ BREVE!


2 comentários:

  1. Fico feliz em saber que escolheu a militância politica é a sua vida, fiz muito isso, quando participei do movimento estudantil aqui no Paraná, fui Gremio Estudantil Erico Verissimo em Pranchita, fundei a União Pranchitense de Estudantes Secundaristas, fui secretário Geral da União Paranaense de Estudantes Secundaristas em 1983/ 1984 e você Paula Vielmo minha prima e meu orgulho de seu texto.

    Cláudio Angelo Peruffo
    www.facebook.com/claudioperuffo
    claudioperuffo@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Gosta de visitarseu site sempre para ler os seus textos....Sou fã...rs

    Enoc

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!!! Volte sempre :)