segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Circo eleitoral em Barreiras

Uma tremenda confusão: a vice-prefeita petista Nilza Lima, candidata à prefeitura insiste em dizer que sua aliança com o presidente Lula e o governador da Bahia, Jacques Wagner - ambos do mesmo partido -, fará com que um mar de investimentos caia sobre Barreiras, repetindo o modelo federal que deu certo na gestão do atual presidente. Nilza salienta sua militância no Partido dos Trabalhadores e afirma, diretamente, que a tríplice-aliança revolucionará a cidade pólo do oeste. Compreensível na medida em que a mesma é a aliada natural de Wagner e de Lula.

Mas, eis que vem a candidata republicana, a Deputada Federal Jurmari Oliveira, e afirma que tem portas abertas com Lula e Wagner, bastante animada. E a presidente do PCdoB em Barreiras, vereadora Kelly Magalhães, informa que o governador pediu ao partido dela que apoiasse a deputada. Cai por terra o diferencial da petista Nilza Lima de contar com o grande puxador de votos, Luiz Inácio Lula da Silva.

Como se não bastasse, o ex-prefeito de Barreiras, Antônio Henrique, que migrou para o PMDB por acreditar na parceria com o Ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira, utiliza bastante em seu horário televisivo o argumento que, politicamente, é um grande amigo do Ministro Geddel e contará com a ajuda de Geddel para terminar a interminável obra do anel viário da cidade. O ex-prefeito diz repetir o modelo exitoso do governo federal em Barreiras e implora para ter um novo mandato para mostrar que pode tirar o municipio da situação em que se encontra.

A candidata tucana, Anália Miranda, ex-secretária de Ação Social e de Educação, diante das disputas por quem seria "chegado/a" do presidente e do governador, afirma que a diferença partidária nunca a impediu de trazer programas importantes. Com apoio do atual prefeito, Anália tenta dar continuidade depois da "casa arrumada".

Por fim, o candidato do PSOL, Renato Santos, cujo partido é conhecidamente oposição ao PT, nada fala sobre as parcerias com os governos fedeais e estaduais.

Faltando praticamente um mês para as eleições, percebemos que ainda há muita coisa a ser dita, além da tentativa de cativas votos pelos governos estabelecidos atualmente no país e na Bahia.

Paula Vielmo

Baseado no texto de Artur Salles Lisboa de Oliveira: Circo eleitoral (27/08/2008)


3 comentários:

  1. Bom, com todo esse texto, prefiro ficar com Nilza. è a melhor candidata e com o apoio do governo federal, fica melhor. o psol NÃO tem chanses.

    ResponderExcluir
  2. Meu sonho foi ter opção de voto em Barreiras. Nessas eleições aparecem 5 candidatos e nenhum é confiável. Anália (testa de ferro de Saulo e não é honesta), Jusmari(sobrevivente da política de ACM, uma corrupta), Nilza (covarde, omissa, e é PT), Antonio Henrique, dispensa comentários, típico coronel)e Renato Santos(até poderia ser uma boa opção, mas não passa confiança, parece ser mais um), então o voto nulo parece-me ser uma excelente alternativa, pelo menos não vou aplaudir esse circo dos horrores. Mas desta vez pra vereador terei a chance de votar em alguém que sabe realmente qual é a função do vereador e até o momento não demonstrou desvio de conduta.

    ResponderExcluir
  3. concordo com o commentário acima.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!!! Volte sempre :)