quarta-feira, 9 de maio de 2012

04 anos de "Ideias são à prova de bala"

446 POSTAGENS; 471 COMENTÁRIOS; 56.883 ACESSOS

Por Paula Vielmo


Estava de saída para o trabalho quando olhei o celular e lá estava o lembrete de que hoje, 08 de maio, o meu blog completou quatro anos de criação. E eu não poderia deixar de escrever nessa data, sobre ele - que também é sobre mim -, e sobretudo que "IDEIAS SÃO À PROVA DE BALA"!

Parece que foi ontem que senti a necessidade de criar um blog, motivada por externar as ideias, angustias e as causas que tão convictamente defendo e acredito. Eu participava da moderação de diversos blogs, mas como eram espaços coletivos e necessitava (claro!) de aprovação do grupo para publicação, as vezes demorava. 

Precisei criar um blog, foi uma necessidade, pois escrever acalma a minha angústia com as injustiças e renova as forças para as lutas vindouras. Entretanto, eu jamais imaginei que duraria tanto tempo, que teria tanta importância na minha vida e que seria um espaço reconhecido como relevante e valorizado por tantas pessoas que admiro ou que nem sequer conheço. 

Leia a postagem sobre os Três anos (2011)
Nesse período, tornei-me uma blogueira, uma militante blogueira, que utiliza do blog como instrumento significativo de reflexão e de combatividade. Reflexão sobre o cotidiano e a naturalização de muitas situações injustas e absurdas. Combatividade sobre a normalidade disso tudo e da necessidade de combater essa situação, lutando para transformá-la. As publicações possuem muito de mim e geralmente são escritas sob um intenso sentimento de indignação e revolta. Nem sempre é bom, mas geralmente rende boas produções textuais.

Ele cresceu e se desenvolveu. Fortaleceu-se com as sugestões de amigas, amigos, compas e leitores/as em geral. Com a criação da coluna "Mande notícias do mundo de lá" por sugestão da querida Professora Nelma Aronia, com as denúncias enviadas por e-mail ou pelas conversas, com as publicações de textos no Jornal Novoeste, com a cobrança dos leitores/as para as atualizações do blog, das fotos e imagens únicas.

Diversas vezes, a correria e o acúmulo, cada vez maior, de deveres ou até mesmo do cansaço físico e mental, faz com que o blog fique desatualizado. Porém, já faz parte da minha vida e ousaria dizer da vida de muita gente que lê, se identifica, comenta e compartilha, então procuro mantê-lo atualizado. 

Entretanto, nesses anos todos, a "oposição" também conheceu meu blog e por causa dos ataques covardes e anônimos, com comentários rebaixados, acabei moderando os comentários, mas não impediu a participação ou reduziu as publicações.

QUATRO ANOS! Caramba, é a idade das crianças para as quais eu dava aula, é o tempo transitório entre o movimento estudantil, o Partido, o ser Servidora Pública...é muito tempo, tanto tempo que recordo com saudades, rememoriando sempre para não esquecer. E esse "tempão" é fruto do comprometimento com a informação que eu acho importante, sem vínculos com qualquer outros a não ser a minha consciência.

QUATRO ANOS de existência não é para qualquer blog! PARABÉNS "Ideias são à prova de bala"




3 comentários:

  1. “Idéias São à Prova de Bala” fazendo história! Afinal 4 anos é uma vida!
    Parabéns, Paula! E obrigada por dedicar um pouquinho de seu tempo para o blog. Nós leitores (as) agradecemos! :D

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!!! Volte sempre :)