quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Wagner, assuma a UNEB: a abertura do semestre da UFOB

Por Paula Vielmo
Fotos: Marciel Viana



Na terça-feira, 09 aconteceu a solenidade de abertura oficial do semestre 2014.2 da UFOB, regado a recepção pomposa das autoridades, com direito à palco debaixo de toldos e fanfarra com estudantes paramentados debaixo do sol escaldante. Tudo para os cursos novos da área de saúde e palanque eleitoral daquele pior tipo.

Todas as autoridades foram recepcionadas sob vaias estudantis intensas. A insatisfação era perceptível, tanto que não foi abafada pelas palmas dos/as governistas presentes. Com cartazes empunhados e repletos de reivindicações e frases irônicas, os/as estudantes receberam a oradora inicial: a Reitoria Pró-Tempore da UFOB sob continuas vaias durante toda a sua fala, finalizada com um convite para dialogo na sala da reitoria naquele mesmo dia às 14h.


Falou a única estudante do curso de Medicina que é da região e em seguida quatro estudantes no palco receberam, das autoridades, jalecos e posaram para fotinhas. As famílias dos estudantes colocaram os jalecos em seus filhos/as. Naquele momento, eu me senti como em uma formatura do ensino fundamental. Foi muito patético!

Em seguida leu o prefeito municipal de Barreiras (estavam presentes os prefeitos de Barreiras, LEM, Barra, Santa Maria da Vitória e Bom Jesus da Lapa). Leu um discurso feito por outrem, que continha muitos elogios aos governos petistas e supervalorizava o curso de Medicina.

Os estudantes assumiram a frente do palco, separados/as por uma linha de seguranças do governador e começou a falar Paulo Espeller, representante do MEC. Aquele discurso padrão do PT “em 1968 eu lutava pela democracia, para que vocês possam se manifestar hoje em igualdade comigo e blá blá blá”. Tão igual: ele com o microfone no palco e os estudantes com cartazes e no grito (naquele momento já silenciados pelo perspicaz governista).


Para finalizar entra o terrível governador do estado da Bahia, que se orgulha de ter vindo diversas vezes ao oeste. Pena que nenhuma para tratar da educação estadual, seja básica ou superior, de sua responsabilidade, mas largada na fila interminável do SUS (sentiu o drama?!).

No meio de tudo isso, DOIS estudantes da UNEB, resistindo, como a nossa Universidade do Estado da Bahia. Eram poucos, mas deram o recado: WAGNER, ASSUMA A UNEB! Questionaram, somando-se aos demais, sobre o fato do governador não pisar no Campus da UNEB em nenhuma de suas vindas ao oeste em todos esses anos. Wagner não respondeu. Ninguém respondeu.

O circo armado começava a querer baixar a lona quando Gustavo, estudante de Biologia, representante estudantil no Conselho Universitário da UFOB ocupou a tribuna e gritou no microfone “Estudantes, bem vindos ao INFERNO da educação federal baiana”. Questionou a recepção e o palanque politiqueiro e desfilou criticas fundamentadas aos governos federal, estadual e municipal, mas não sem antes ser interrompido.



A democracia do PT cortou o microfone, religado sob fortes protestos dos presentes. As vozes destoantes dos estudantes precisavam ser caladas, então veio o autoritarismo e desligou o microfone definitivamente. O mesmo homem que, em 2006 (não lembro exatamente o ano) chamou a PM para expulsar professoras/es em assembleia no Polivalente.

Eu vi. Eu estava nos dois momentos históricos: no primeiro como estudante e no segundo como candidata a Deputada Estadual. Em ambos, o mesmo homem do PT feriu o direito à organização e à manifestação. Queria a opinião de Espeller agora!

Uma coisa é certa: a festa não saiu como o planejado e foi lindo de se ver a latência do Movimento Estudantil, grande ou pequeno, mas VIVO! Parabéns aos estudantes. Sigamos sempre em luta!


quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Nós Acreditamos!


É generalizado o sentimento de que a política é algo sujo e ruim. Essa sensação foi fruto dos péssimos representantes políticos que temos, seja no legislativo ou executivo. No entanto, NÓS ACREDITAMOS que é necessário e possível superar esse cenário através de organização social e da escolha de representantes que tenham uma nova forma de proceder politicamente.

NÓS ACREDITAMOS em um mandato popular, em que o povo consciente tenha o poder de decisão. NÓS ACREDITAMOS em um mandato popular que denuncie os abusos e abandonos da Educação e Saúde Públicas, Transporte e Meio Ambiente. NÓS ACREDITAMOS em um mandato comprometido com Políticas para as mulheres, livre iniciativa sexual, diversidade racial e cultural e Segurança Pública da Bahia. NÓS ACREDITAMOS em um mandato que fiscalize os interesses do povo e não dos governos e da elite econômica protegida pela velha política.

Precisamos de uma representação política destemida e que leve de fato a voz do povo para a Assembleia Legislativa da Bahia. NÓS ACREDITAMOS que somos essa voz política, pois os representantes que temos hoje na Assembleia Legislativa, mais uma vez nos enganaram com suas promessas e tornaram-se aliados/as dos poderosos e dos governos que, sucessivamente, enganam e exploram a população.

A nossa candidatura se propõe a construir um mandato popular que, de fato, represente os interesses da população ao invés dos interesses dos grandes empresários, grandes fazendeiros e empreiteiras. Esses grupos financiam as campanhas dos candidatos da velha política e depois cobram a conta, paga com recursos públicos. Por isso, as campanhas do PSOL não aceitam financiamento desse tipo de doador. Nossos financiadores são pessoas que, como você, tem como único objetivo a melhoria de vida para o nosso povo.


Para essa proposta ousada, precisamos de você! É preciso que VOCÊ ACREDITE que seja possível romper com a lógica da imensa desigualdade e injustiça social que vivemos. NÓS ACREDITAMOS que é possível, sim, e afirmamos, com muita coragem e coerência, nosso compromisso político com as causas sociais da classe trabalhadora e de todos aqueles que têm uma mente jovem e aberta a novas mudanças.


SOU CANDIDATA A DEPUTADA ESTADUAL!

Postada no facebook em 06/07/2014. Por Paula Vielmo

Recentemente o Partido Socialismo e Liberdade, do qual faço parte, considerou importante que tivéssemos no Oeste uma alternativa para as eleições estaduais, através de candidaturas. Essa decisão indicou posteriormente meu nome para representar essa difícil e importante tarefa, pela militância política ao longo desses quinze anos em luta.

Todas as pessoas que me conhecem militando de maneira comprometida com as causas sociais e com os movimentos sociais sabe que coragem para enfrentar os desafios não falta. Assim, alguns processos em curso, individuais e coletivos foram interrompidos para cumprir este novo desafio, a partir da compreensão de que É NECESSÁRIA uma alternativa política para o Oeste e essa alternativa está no PSOL.

Se não formos nós, o que precisa ser dito não será dito e o que precisa ser feito não será feito. Isso é prepotência? Não, é apenas a realidade de Partido e militância sem qualquer amarra com financiadores de campanha, com latifundiários, com máfias de transporte, com cabides de emprego. Resumidamente, somos um Novo Partido contra a Velha Política.

Esse modelo político vigente em todo o nosso país, em nosso estado e em nosso velho Oeste não pode ser tratado com naturalidade. É preciso perceber que é uma construção de uma forma de fazer política que nos exige, na condição de pessoas que não aceitam a exploração e a desigualdade com banalidade, indignação, mas para além disso, ações que instiguem a transformação social.

Nesse sentido, comunico às amigas, amigos, companheiras e companheiros, que sou candidata a DEPUTADA ESTADUAL pelo PSOL, sob o número 50.777. Nossa campanha começa hoje, dia 06 de julho! Uma campanha em construção coletiva, com poucos recursos, que dependerá da militância e engajamento de cada pessoa que acredita que NADA É IMPOSSÍVEL DE MUDAR!

Conto com vocês! 
#‎PaulaVielmo50777

Nossa fanpage: facebook.com/NosAcreditamosOficial

Blog hiper desatualizado

Por Paula Vielmo

Os percalços da vida, somados ao facebook e instagram como meios de rápida divulgação das coisas, fizeram-me abandonar este importante veículo de reflexões e denúncias chamado "Ideias são à prova de bala". 

Tentarei retomar, pois entendo que este blog representa um canal alternativo à imprensa hegemônica que temos em Barreiras. E por ser independente, aborda o que quero, sob a minha perspectiva crítica e classista. Temas para escrita não me faltam, mas condições para sentar e escrever de maneira elaborada. Sinto saudades, não sei vocês...

Optei por não voltar atrás. Queria ter escrito sobre a audiência do transporte coletivo, uma luta com mais de 7 anos, mas acabei perdendo o bonde da história. Agora, só o que ficará na seletividade da memória e o que foi registrado pelo PSOL. Estamos de olho nessa questão de interesse coletivo sobre o transporte e a máfia do busão.

Queria ter escrito sobre tantas outras situações, desde sessões da Câmara até a segunda greve que participei como Servidora Federal, mas optei por não fazê-lo. Vamos em frente!

Então, para retomar, optei por postar aqui a nota aberta que divulguei no facebook no dia 06 de julho de 2014, data em que iniciou o período de campanha eleitoral. Sou candidata a Deputada Estadual e não divulguei isso no MEU BLOG. Também considero um absurdo, mas enfim...rs

Vamos em frente, na expectativa de, agora, não haver pausas longas. Abraço!