quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Pautas pendentes: rapidinhas sobre as eleições 2012 em Barreiras

Por Paula Vielmo

Diante de uma pauta extensa e da necessidade de atualizar o blog, farei abaixo pequeninos comentários acerca das pautas que quero deixar registrado (mesmo já tendo passado), ao invés de escrever textos específicos para cada uma, objetivando otimizar o tempo e atualizar os escritos.

1. DEBATES ELEITORAIS
Assisti apenas DOIS debates eleitorais em Barreiras, a saber:

APLB-SINDICATO - Esse debate, pensei que fosse uma micareta ou algo semelhante, pois havia a grande presença de entusiasmados agitadores de bandeiras em frente ao Centro Cultural. Nesse debate, os correlegionários/obcecados por Jusmari tentaram (conseguiram alguns) invadir o local do evento, até mesmo entrando pela "porta dos fundos". Foi patético e um pouco assustador.

O espaço, apesar de ser direcionado para "trabalhadores/as da educação", contava com pouca presença deste segmento. O mediador estava despreparado para as artimanhas de Juju e cia. Creio que já temiam perder. Antônio Henrique não compareceu. Foi um debate interessante.

TV OESTE - O debate organizado em cadeia pela Rede Globo/Rede Bahia, contou com a presença de todos os candidatos. Naquela noite, Barreiras parou diante da televisão e no dia seguinte só falou-se sobre. Politicamente foi uma negação, em termos qualitativos. O mediador, assim como no da APLB, estava despreparado. Algumas pessoas decidiram ou modificaram o voto a partir do debate. Sinceramente, ainda não sei como.


2. RETORNO DE ANTÔNIO HENRIQUE E COMO FICAM OS DEMAIS
Como previsto, a eleição majoritária foi muito disputada e a diferença de votos entre o eleito e o segundo lugar muito pequena (507 votos). Antônio Henrique garantiu os votos da eleição de 2008 e alcançou a reeleição com a "forcinha" de Lula. O PT em Barreiras só serviu para isso na coligação, porque não tem potencial eleitoral em termos de votos. Zito deve ter ficado desesperado, mas conseguiu eleger o irmão na cidade vizinha: São Desidério. 

Apesar de todas as críticas, Jusmari foi muito bem votada: 22.024 votos! Ela ficou em 3º lugar com uma diferença de 577 votos para o segundo (Zito) e 1.084 votos para o primeiro (Tonhão). Os Oliveiras perderam nas duas cidades em que disputaram. Ainda assim, continuam com regalias através do mandato de Oziel como Deputado Federal. 

A perspectiva? A pior possível! Dizem que estou sendo pessimista, mas estou apenas analisando a nossa conjuntura, que já disse, não é nada favorável.

Temos o retorno de um dos prefeitos mais violentos que tem-se notícia. E ele vem atrelado com o PT e uma péssima equipe de gestão. Coitada de Barreiras! Coitados de nós, povo de Barreiras!

Interessante analisar que 3.744 pessoas não quiseram optar por nenhum dos CINCO candidatos, deixando um espaço que precisa, e deve, ser ocupado.


3. NOVA CÂMARA MUNICIPAL
Conforme escrevi anteriormente (AQUI), cabe uma avaliação. Apesar de ter previsto a reeleição de praticamente todos os vereadores, apenas QUATRO dos atuais ONZE se reelegeram. Foram postos para fora os de "caráter religioso" e Sobrinho, um ranço eliminado, o que considerei uma surpresa e um aspecto bastante positivo. Dos DEZENOVE eleitos acertei OITO e fiquei feliz em errar por muitos, e desanimada por outros sacanas que conseguiram retornar ou ser eleitos, apesar da total falta de caráter (sim, conheço boa parte!).

A surpresa para mim foi a votação de Marileide, o que gerou expectativas em muitas pessoas, mas não em mim. Ela terá que me mostrar com ações que é diferente, pois suas ações até agora só me fizeram crer que ela é "mais do mesmo", contando inclusive com a campanha antecipada que realizou, fora outras coisas que sabemos, mas devido a falta de provas, não podem ser ditas.

O perfil da Câmara? Continuará sendo omissa, apesar da "maioria" ser da base de Jusmari. Eles e elas irão com quem lhes der condições de fazer política assistencialista. Posso e quero estar errada, mas o tempo a partir de 01 de janeiro de 2013 é que vai dizer!


4. CONCLUSÃO
Barreiras quis e terá, mais do mesmo, conforme eu já disse AQUI e AQUI e o tempo confirmará. Quero estar errada, como quero...mas a política não é feita do que se quer, o contexto é muito mais complexo. A nós, resta continuar na luta, buscando CADA VEZ MAIS organização e intervenções efetivas e qualitativas!

terça-feira, 2 de outubro de 2012

BARREIRAS QUER MAIS DO MESMO


Parte 2: Poder Legislativo

 Por Paula Vielmo
(com dados retirados do site do TSE)

Ano de eleição municipal e um mesmo erro se repete: a maioria das pessoas está bastante preocupada com  o/a prefeito/a, desconsiderando a importância que o PODER LEGISLATIVO possui, inclusive como regulador do PODER EXECUTIVO.

Nesse sentido, vamos analisar as 273 candidaturas para as 19 vagas na Câmara Municipal (14,3 candidatos por vaga), considerando a coligação, o histórico de votos anteriores de tais candidatos/as e quem tem mandato, fazendo uma perspectiva de quem serão os "representantes" eleitos. 

No aspecto de quem tem mandato, pensemos sobre a desigualdade de condições na disputa, pois quem está no “poder”, permanece nele durante as eleições, tendo benefícios e regalias que as demais candidaturas não possuem.

Com 87.627 eleitores em 2012, dos quais cerca de 95% dos votos serão válidos (base a partir da eleição de 2008 com dados do TSE) e 19 vagas na Câmara Municipal, significa aproximadamente 4.381 votos para conquistar uma “cadeira legislativa” . Então, vamos analisar QUEM serão os prováveis nomes.

Quando digo “nomes”, é porque são meramente nomes, iguais ou diferentes, mas sem personalidade, sem qualquer indicativo de mudança, sem perspectiva de um trabalho legislativo coerente e que fuja do assistencialismo alardeado em Barreiras! 

Antes, é pertinente informar uma verificação desta blogueira: a maioria dos/as candidatos/as mudou de partido, o que demonstra que realmente não há afinidade ideológica, mas apenas a busca por uma legenda que permita eleger-se. Infelizmente a maioria dos/as candidatos/as, como bem disse um amigo, não sabe sequer o que faz um/a vereador/a, e isso é claramente perceptível pelas propostas “executivas” que eles/as apresentam em seu material publicitário de campanha. E o pior, quase todos que serão eleitos ou reeleitos estão na BASE POLÍTICA DA ATUAL PREFEITA!

Infelizmente acredito que 95% dos atuais vereadores serão REELEITOS e muita gente que prestou um mal serviço vai retornar!

E dito tudo isso, vamos aos nomes:

1.       PDT vem sem coligação, tendo 15 candidatos, 10 homens e 5 mulheres. Deve reeleger o atual vereador TITO;

2.       PMDB/PTN/PR/DEM/PV na coligação “Por uma Barreiras mais humana” possui 38 candidatos, dos quais 26 são homens e 12 mulheres. Devem eleger a mais votada em 2008, mas que não alcançou a vaga por causa da coligação: KARLUCIA MACEDO (PMDB). A  votação de Karlúcia deve ajudar o retorno de DA COSTA (PMDB, ex-PR) à Câmara (ele teve 860 votos em 2008);

3.       PP e PT na coligação “Compromisso com o trabalho”, com seus 40 candidatos, dos quais 29 homens e 11 mulheres, podem eleger SIQUARA (PT), trazer de volta NUBIA (PP, ex-DEM) e algum outro nome do PP. As candidaturas do PT são muito fracas de votos;

4.       PPS/PSDC/PRTB/PHS/PPL na coligação “Compromisso com Barreiras” e seus 44 candidatos, dos quais 32 homens e 12 mulheres deve trazer de volta à Câmara JAIRES PORTO (PPS, ex-PSB, que teve 591 votos em 2008).

5.       PRB/PTB/PRP e PSL na coligação “Juntos pelo desenvolvimento”, com 29 candidatos, sendo 21 homens e 8 mulheres, deve reeleger B.I. (PSL), o vereador mais votado de 2008, reeleger SOBRINHO (PRP). Se fizerem mais de uma cadeira, provavelmente será de SILMA (Ex-PSL, atual PRB, que voltará a ser vereadora);

6.       PSB e PSD na coligação “Desenvolvimento com responsabilidade” e seus 11 candidatos, dos quais 8 homens e 3 mulheres, são um dos mais ousados. Têm na composição três atuais vereadores, dos quais devem se reeleger  BISPO DANIEL (ex-PR, atual PSD) e GIOVANI MANI (ex-PR, atual PSD). O atual vereador CARLÃO (Ex-PSDB, atual PSD) não deve ser reeleito;

7.       PSC e PT do B na coligação “Unidos por Barreiras”, com seus muitos 56 candidatos, dos quais 40 homens e 16 mulheres deve reeleger BEZA (PSC) e pode finalmente eleger AGUINALDO JUNIOR (Ex-PTC, atual PT do B), que teve 1.100 votos em 2008. A votação deve puxar mais aguém;

8.       O solitário PSDB e seus 6 candidatos, dos quais 4 homens e 2 mulheres, não deve eleger ninguém. Além disso, têm feito uma campanha ridícula na televisão. Eles tem muito tempo, poucos candidatos e o nível das candidaturas é sem qualidade;

9.       O PSOL  com suas cinco candidaturas, das quais três homens e duas mulheres, também não deve eleger ninguém. Mas ao contrário do PSDB, tem feito uma bonita campanha com as candidaturas em harmonia e fazendo um trabalho educativo e crítico sobre a função do/a vereador/a;

10.   PTC e PC do B na coligação “Fé e vitória” com 26 candidatos, sendo 18 homens e 8 mulheres, deve reeleger os atuais vereadores PASTOR SOUZA (PTC), HIPÓLITO (PTC) e LEIDIOMAR (PTC) e o PC do B deve eleger apenas OTONIEL, que foi Secretário do governo “Cidade Mãe”.

A composição da Câmara não será apenas mantida, mas vai PIORAR MUITO, trazendo de volta figuras BIZARRAS da política local! Não é uma perspectiva pessimista, é uma análise da nossa conjuntura que não é boa. Agora, cabe a nós, povo, fiscalizar o trabalho daqueles e daquelas que devem representar o povo, mesmo não querendo fazê-lo!

Para quem pensa em votar em algum candidato ou candidata que está nessas coligações, cuidado! Provavelmente O SEU VOTO trará de volta essas figuras que citei. Caso não entendeu como isso pode e vai acontecer, leia AQUI

Depois de 7 de outubro escrevo novamente, sobre o resultado e o que se confirmou ou não pela minha avaliação. Até lá!